Coração é a palavra-chave de Os Fabelmans, drama de época dirigido por Steven Spielberg indicado a sete categorias do Oscar 2023, entre elas a de Melhor Filme. Com uma história inspirada em fatos da sua infância, o cineasta entrega uma obra criativa e emocionante que pode ser considerada uma verdadeira declaração de amor ao cinema.

Na trama, conhecemos a história do jovem Sammy Fabelman (Gabriel LaBelle) que se apaixona por filmes depois que seus pais o levam para ver The Greatest Show on Earth. Armado com uma câmera, ele começa a fazer seus próprios filmes seja pela possibilidade de ao seu modo tornar sonhos em realidade como para animar sua mãe após uma grande perda. Com isso, o diretor mostra como além de ser uma arte de contar histórias, o cinema proporciona experiências imersivas capazes de transformar a realidade do seu público mesmo que de forma simples.

Publicidade

E é por conta disso que Os Fabelmans escolhe a narrativa metalinguística para falar sobre o amor à chamada sétima arte. Através de vários detalhes como figurinos, criação de efeitos especiais caseiros e diálogos para explicar questões técnicas como projeção o cineasta não perde em nenhum momento a oportunidade de compartilhar o quanto ama a arte a qual vem se dedicando há décadas. Isso é excelente pois imprime um toque especial que torna a obra cativante desde o inicio, algo que pode ser percebido em sutis referências e homenagens à grande clássicos do cinema que inspiraram sua carreira. Destaque para uma participação especial de outro grande cineasta no papel do icônico John Ford.

Além disso, outro ponto crucial de destaque no longa está na abordagem do relacionamento entre Mitzi Fabelman (Michelle Williams) e Burt Fabelman (Paul Dano), os pais do protagonista que formam um casal aparentemente feliz que aos poucos lida com a quebra gradativa da estrutura familiar. Esse drama ocupa um espaço considerável na trama e ao mesmo tempo se encaixa com a jornada do jovem cineasta, algo que o roteiro assinado por Spielberg e Tony Kushner soube casar com inteligência na medida certa trabalhando de forma pontual as influências dos problemas familiares na vida Sammy sem nenhum tipo de exagero.

Forte candidato ao Oscar de Melhor Filme, Os Fabelmans tem todos os requisitos para levar a mais cobiçada estatueta da Academia. Afinal produções do gênero têm um lugar cativo entre os indicados, principalmente quando se trata de trabalhos do diretor conhecido por grandes clássicos como Tubarão (1975), E.T.: O Extraterrestre (1982), Jurassic Park (1993), Os Goonies (1985) e O Resgate do Soldado Ryan (1998), entre outros. De qualquer forma, mesmo se não for premiado merece o reconhecimento pela qualidade de uma obra capaz de expressar amor ao cinema a cada frame por segundo.

Assista ao trailer:

Confira a lista completa de indicados ao Oscar 2023

Quer continuar por dentro de todas as novidades? Então siga o canal do Quarta Parede no Telegram e não perca nada (t.me/quartap4rede)

Os Fabelmans (2022)

9.0 Ótimo!
  • Nota 9
  • User Ratings (0 Votes) 0
Publicidade
Share.
Marcus Alencar

"Palavras importam! Uma morte, uma ondulação e a história mudará em um piscar de olhos"

Exit mobile version