Tijolômetro – Super/Man: A História de Christopher Reeve: 

Ótimo!

Mais do que um super-herói, o Superman se tornou um símbolo que representa um ideal de valores. E mesmo que ele já tenha sido interpretado por diversos atores no cinema, na televisão e no teatro, um nome sempre é mencionado quando falamos sobre o Homem de Aço: Christopher Reeve. O ator, que foi o primeiro a encarnar o kryptoniano nas telonas, tornou-se o rosto do herói. Agora, o documentário Super/Man: A História de Christopher Reeve chega para nos apresentar ao homem por trás do personagem e nos emocionar com sua jornada altruísta de superação.

Como o título deixa bem claro, a produção dirigida por Ian Bonhôti e Peter Ettedgui se baseia na ascensão de Reeve após ser escolhido para protagonizar Superman: O Filme (1978) e vai além, explorando as consequências do acidente que o deixou tetraplégico em 1995. Através de vídeos de arquivos, registros pessoais e entrevistas com familiares e amigos, somos conduzidos pela trajetória profissional, a luta contra a paralisia e seu ativismo em prol das pessoas que enfrentavam uma situação semelhante à sua.

É inevitável falar de Christopher Reeve sem citar o papel que lhe deu fama e o acidente que, supostamente, deveria ter posto fim à sua carreira. Porém, o filme não se limita a esses temas e explora o lado humano do astro: o pai, o marido, o amigo e, acima de tudo isso, o homem engajado em tornar a sua qualidade de vida – e a de muitos outros portadores de deficiência – um pouco melhor.

Para tanto, o roteiro traça um paralelo entre personagem e ator: de um lado, nas telonas, um ser superpoderoso e invulnerável que usa suas habilidades para ajudar os demais; do outro, um homem fragilizado e limitado que, mesmo preso a uma cadeira de rodas, luta com os meios que tem para atingir o mesmo objetivo na vida real. Ambos agindo como heróis, ainda que de formas diferentes.

Uma característica peculiar de A História de Christopher Reeve é que o documentário não segue a ordem cronológica dos fatos. Logo no início é abordado o trágico acidente a cavalo e, a partir daí, os relatos alternam-se entre a carreira do ator, sua vida pessoal, o longo processo de recuperação e o ativismo. Nesse quesito vale um destaque para a montagem da obra e as transições que utilizam uma estátua em CGI de Reeve como metáfora de acordo com o assunto que está sendo tratado.

Apesar de o foco da produção ser Chris, a família dele recebe bastante atenção, especialmente Dana, sua segunda esposa, a qual foi fundamental para o tratamento do marido além de seu papel na Christopher & Dana Foundation, destinada a ajudar pessoas com lesão na medula espinhal.  Também é tocante ver a profunda relação de amizade entre Reeve e Robin Williams, que infelizmente faleceu em 2014 vítima da depressão.

Super/Man: A História de Cristopher Reeve é um documentário sincero que funciona como uma bela homenagem ao astro que fez as pessoas acreditarem que um homem realmente podia voar. Contudo, mais do que um herói na ficção, a película retrata um ser humano que, mesmo limitado, não deixou de lutar e se tornar um símbolo de resiliência cujo legado permanece até hoje.

Assista ao trailer:

Conteúdo relacionado:

Fique por dentro das novidades!

Veja Também!

Publicidade
Share.
Mozer Dias

Engenheiro por formação, mas apaixonado pelo mundo da literatura e do cinema. Se eu demorar a responder, provavelmente estou ocupado lendo ou assistindo a um filme.

Exit mobile version