Uma loucura maravilhosa. Se quisermos resumir Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo em uma frase, esta caberia perfeitamente para sintetizar a obra. O novo filme da produtora A24 dirigido e roteirizado pelos “The Daniels” traz uma bela, louca e interessantíssima viagem dentro da psiquê humana e as possibilidades do Multiverso resultando em um sci-fi de auto-descoberta familiar.
Cheio de ação e humor, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo conta a história de Evelyn Wang (Michelle Yeoh) uma mulher que se envolve por acaso em uma aventura multidimensional que coloca o destino de todos os universos em suas mãos. Por mais que pareça que o filme seja sobre ficção científica e viagem entre universos paralelos, o principal tema do longa é a jornada de auto-descoberta de Evelyn ao viajar entre os Multiversos e conhecer diversas versões de si mesmo encarando suas escolhas, consequências e arrependimentos pelas possibilidades e oportunidades. E a partir desta elucubração conseguir reavaliar sua própria vida e seu relacionamento com seu pai, filha e marido.
A narrativa do filme é brilhante e de fundamental importância para a absorção desta obra. A concatenação de ideias e diálogos para explicar seus conceitos e elaborar seus temas é um ponto chave para o sucesso da “transmissão de sua mensagem”. Pois a temática e velocidade em que tudo é exposto fica em uma linha tênue entre o entendimento e a confusão por parte do espectador. E Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo consegue ter êxito na sua narrativa graças à direção e roteirização de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, os “The Daniels” que fazem um trabalho brilhante.
Como foi interessante observar que dentro de um tema totalmente sci-fi com conceitos multiversais o filme consegue trabalhar o comum e mundano sentimento humano. No fim, junto com Evelyn, chegamos ao final de uma jornada que podemos levar para a nossa própria vida. Não só pela mensagem de dar valor ao que temos e ao que já somos, mas também o que somos para os que estão ao nosso redor… e vice-versa. Uma viagem dentro dos personagens e de nós mesmos. Com muito bom humor, sci-fi e ação. Um dos melhores filmes de 2022.
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
-
Nota