Quando um criador faz o personagem tão poderoso que nem ele mesmo sabe exatamente como parar, é onde temos uma grande chance de acontecer um “nerf“. Nerfar é basicamente quando um personagem tem suas habilidades diminuídas sem uma razão clara ou desenvolvida na história em questão, como se em um momento um personagem que antes poderia destruir o mundo com apenas um soco no outro seu mesmo soco não quebra nem mesmo uma porta. É um recurso problemático que geralmente expõe o autor/roteirista à críticas por ser uma intervenção abrupta no roteiro a fim de levar a história para um caminho que o próprio roteiro não conseguiu levar naturalmente. E isso acontece aos montes nas obras da cultura pop, desde games à mangás. Confira a nossa lista com 6 desses momentos abaixo .

Sasuke + Naruto (Boruto)

Publicidade

Boruto atualmente se estabeleceu como uma das piores continuações do estilo “legacy sequence”, e por diversos fatores. O principal deles é como o anime conseguiu nerfar e desrespeitar de modo tão inexplicável os extremamente poderosos protagonistas de Naruto Shippuden. Sasuke e Naruto unindo forças já foram capazes de derrotar outros Otsutsuki como Urashiki, selar a Kaguya e desintegrar o Momoshiki, porém os dois são humilhados duas vezes por Jigen/Isshiki, culminando no sacrifício da Kurama e na perda do Rinnegan de Sasuke para uma simples e inefetiva kunai, empunhada por “Borushiki” (imagem abaixo) – sendo que a kunai é uma piada no universo de Naruto pois sempre foi incapaz de ferir alguém. Tudo apoiado no pior dos argumentos: o protagonismo de Boruto. Ok, quando os personagens são muito poderosos, em algum momento, pode acontecer algum artifício para que eles tenham alguma dificuldade e acontecer um arco dramático na trama: uma doença, alguma estratégia brilhante do inimigo… porém em Boruto tudo acontece através de um claro emburrecimento e enfraquecimento técnico, físico e tático de Naruto e Sasuke, e eles não são os únicos (veremos mais pra frente)…

Visão (Guerra Infinita)

Visão é um dos personagens mais poderosos de Vingadores. Possuindo raciocínio lógico criado a partir dos poderes da jóia da mente, super-força, voo, raios de energia poderosos, intangibilidade e um corpo feito num amálgama de material sintético com vibrânio. Visão é um exemplo de um ser destrutivo e indestrutível. Porém em Vingadores Guerra Infinita o roteiro nerfou praticamente todos os seus poderes em prol da campanha vencedora de Thanos. Ele não conseguia ficar intangível, nem se opor em forças contra um lacaio aleatório do Titã Louco. E o pior é que ele mesmo sendo composto por vibrânio é atravessado por uma lança deste lacaio, que parecia ter alguma lâmina especial, mas no fim não conseguia nem arranhar o escudo do Capitão América feito do mesmo material que o Visão.

Luke Skywalker (Os Últimos Jedi)

Luke Skywalker é o escolhido pela Força para trazer o equilíbrio de volta à galáxia. Viveu uma vida como o único Jedi existente, mergulhou profundamente no conhecimento da Força, se tornou um mestre e fundou sua própria escola Jedi. Mas não foi capaz de discernir uma visão sobre seu aprendiz e sobrinho Ben Solo (futuro Kylo Ren), e também não conseguiu impedi-lo de fugir e de se juntar às forças da Primeira Ordem. Por fim, quando Luke se dá conta que tudo o que fez tava errado, anos já se passaram e a galáxia já havia perdido planetas destruídos pela Primeira Ordem. O herdeiro Skywalker realiza uma projeção astral que esgota com sua própria vida, apenas para ganhar alguns minutos para a Aliança fugir. Parece que uma vida infeliz e repleta de erros evitáveis é um padrão dos mestres jedis.

Todos os Jounins em Boruto

Olha Boruto mais uma vez aparecendo aqui nesta lista. Mas desta vez não só com um ou dois personagens, mas com praticamente todos os Jounins da Vila da Folha. Personagens como Shino, Chouji, Konohamaru, Rock Lee, Sai, Ino, Kiba, etc. Toda a leva de genins com grande potencial do Naruto Clássico se transformaram em Jounins fracotes em Boruto, puramente por conveniência de roteiro. Ninjas adultos, com técnicas especiais e experientes não só são ridicularizados por qualquer inimigo invadindo a vila como também são derrotados pelos atuais genins da geração de Boruto, como o pobre Shino que já foi um ninja interessante no passado, mas que no anime atual perde para a versão mais fraca de Boruto ainda no primeiro arco do anime. E é daí pra baixo. Poucos são lembrados de maneira interessante dentro da história, e quando aparecem são para servir de escada para algum personagem da nova geração. O que mais me irrita é o Rock Lee, aluno de Gai e herdeiro da técnica dos oito portões, enfrentar o grande vilão Ootsuksuki Isshiki sem ao menos abrir algum. Tsc, tsc, tsc!

Dr. Manhattan (Watchmen da HBO)

Dr. Manhattan talvez seja o personagem mais poderoso dos quadrinhos, o que já é irônico pois Watchmen é justamente uma hq famosa por seus vigilantes e vilões não terem superpoderes. Mas Dr. Manhattan, após seu acidente nuclear, é capaz de fazer literalmente tudo o que desejar e se tornou uma existência superior. E isso é um cenário perfeito para que haja uma nerfada! Na série Watchmen acontece de tudo com ele, perda de memória, queda em armadilha previsível, carência… mas o que mais contribuiu para a sua nerfada na produção da HBO foi a mudança de sua percepção espaço-temporal, onde Manhattan sempre podia fazer uma escolha. Na série ele parece ser um prisioneiro do tempo. Uma existência sem livre arbítrio incapaz de alterar seu curso de vida, sem escolha, apenas seguindo o fluxo do determinismo de seu tempo. E assim, desmotivado e desprovido de sua outrora aguçada percepção, foi facilmente enjaulado e derrotado pela filha de Ozymandias.

Gohan (a partir da conclusão da saga Cell)

O filho pródigo de Goku, que ultrapassou todas as barreiras com seu poder oculto e foi capaz de derrotar o vilão Cell. Gohan foi construído na obra para ser o futuro protagonista de Dragon Ball Z, porém o público não gostou da ideia do Goku não ser mais o herói principal do anime/mangá, e assim Akira Toryiama voltou atrás na passagem de bastão de pai para filho. Gohan já na saga subsequente a de Cell, é nerfado de diversas maneiras para que o protagonismo retorne ao seu pai sayajin. Desde a interrupção dos treinos para estudar, as aventuras como o Sayaman, até derrota ridícula para o demônio rosa, Majin Boo, após receber o despertar de poder oculto do supremo senhor kaiô. E esse nerf continuou acontecendo em Dragon Ball Super, onde Gohan não conseguia nem mais se transformar em Super Sayajin tranquilamente, sendo ferido mortalmente pelo Freeza. O lado positivo é que em Dragon Ball se assumiu como um anime para fãs de Goku e Vegeta, então ninguém mais se importa mesmo.

Deixe nos comentários sua sugestão para uma parte 2 desta lista!

Publicidade
Share.
Daniel Gustavo

O destino é inexorável.

Exit mobile version