Nesse dia dos namorados o Tarja fará algumas listas para a data, então se tudo der certo você pode ir para esses outros links e conferir os filmes para ver com o mozão e casais da literatura. Quando o assunto é HQ, é mais provável que venhamos a pensar sempre em super heróis e suas respectivas donzelas em perigo. De fato, muitos deles estarão nessa lista, mas o interessante é que, conforme a evolução da mídia, essas donzelas indefesas começaram a ganhar cada vez mais personalidade e relevância dentro das páginas. Ao longo de cada ponto desta lista eu tentarei exemplificar essa evolução de construção de personalidade.

Superman e Lois Lane

Publicidade

O primeiro super herói do mundo sempre esteve ligado com a repórter investigativa Lois Lane. A estrutura das histórias dos anos 40 funcionava bastante com ela entrando em enrascada devido ao seu trabalho e Superman indo ao seu resgate, terminando de resolver a situação problemática que Lois havia encontrado. Com o passar do tempo, esse lado repórter de Lois vai ficando cada vez mais interessante a ponto de em algumas reformulações ela ser a chefe de Clark quando ele chega ao Planeta Diário. A própria já teve um HQ que levava seu nome.  Atualmente ela se tornou uma figura tão relevante quanto o herói na fase Renascimento DC onde o casal finalmente tem um filho e Lois ajuda o mundo tanto quanto Superman ao expor verdades de grandes crimes. O casamento dos dois já aconteceu nos anos 90, já tivemos um seriado chamado Lois e Clark: As Aventuras do Superman onde os dois ficariam juntos e foi feito um projeto de juntá-los em todas as mídias

Peter Parker e Gwen Stacy

O casal que era extremamente amado nos anos 60, nas páginas do Homem Aranha. A dupla ficou muito marcada pela morte dramática de Stacy (já falei dela aqui). Eles eram o exemplo clássico do casal perfeito que precisava lutar contra as adversidades da vida para ficarem juntos. A grande ironia da morte dela foi Peter culpar a figura do Homem Aranha pelo acontecimento. Mesmo que essa história tenha sido publicada há anos atrás ela ainda é muito relevante na cronologia do personagem.

Peter Parker e Mary Jane

A ruiva surge como um elemento de conflito para o casal de Peter e Stacy. Era espevitada, fútil e egocêntrica, mas depois da morte de Stacy, MJ tomou uma relevância maior e uma virada em sua psique sobre o porquê dela ser assim. O relacionamento dela com Peter finalmente engata e dura por anos até que eles dois se casam na edição 100, na época que a revista do aracnídeo era publicada pela editora Abril. Atualmente o casamento dos dois foi desfeito devido a alguns eventos malucos de uma história de péssima qualidade no inicio dos anos 2000. Você pode ler mais sobre isso aqui.

Arqueiro Verde e Canário Negro

Uma dupla de heróis da DC que tem um histórico meio complicado. Oliver nunca foi o homem mais regrado e sério, algo que já manteve o complicado casal separado por muito tempo. Canário tem poderes de gritos sônicos, enquanto o Arqueiro tem uma mira perfeita e todo o tipo de flechas inimagináveis. Juntos eles já cruzaram os Estados Unidos diversas vezes. Ela já formou o grupo Aves de Rapina enquanto os dois juntos já foram membros da Liga. Ambos já tiveram seus próprios títulos e são retratados na série Arrow

Pantera Negra e Tempestade

Apesar de não ter sido um casal que durou por muito tempo, eles foram muito relevantes nos eventos de Guerra Civil onde foram reunidos todos os personagens que estavam em conflito para uma trégua momentânea. O casamento de uma das X-Men mais importantes tomou caráter diplomático na terra de Wakanda, já que ela ganhou o título de rainha junto a seu marido. Infelizmente eles terminaram, pois as vidas complicadas de ambos não permitiam conciliações, e tudo só desandou quando Tempestade teve que tomar a frente dos X-Men. Aproveite e confira o primeiro trailer do filme do Pantera Negra aqui

Raio Negro e Medusa

Outros reis, mas dessa vez são os chefes do povo Inumano. Ele não pode falar, pois seu poder é justamente uma voz tão poderosa que é capaz de destruir montanhas. Ela tem cabelos vivos que funcionam como tentáculos, Medusa também acaba servindo de porta voz para o rei devido à sua potente e destrutiva voz. Juntos eles formam uma dupla ideal para comandar esse isolado grupo de pessoas. Apesar de serem fruto de um casamento arranjado (algo comum em casas dinásticas) eles verdadeiramente se amam e, mesmo já passando por conflitos, o casal segue firme e forte. Os Inumanos vão ganhar um seriado, confira mais aqui

Mulher Gavião e Gavião Negro

Esses dois são um exemplo interessante, pois é intrínseco aos dois serem um casal. Como assim? No antigo Egito havia dois amantes que foram amaldiçoados por uma força maléfica a se reencontrarem em suas próximas reencarnações, mas sempre estarão fadados a nunca ficarem juntos de forma efetiva. Assim eles vão passando pelas eras sempre se reencontrando e morrendo de forma trágica, até que assumem a identidade de Gavião Negro e Mulher Gavião e descobrem a verdade sobre suas vidas passadas. A série de TV  Legends of Tomorrow pode nãos ser das melhores, mas explica bem essa relação complexa entre os dois.

Aquaman e Mera

O herói mais zoado de todos os tempos namora uma das personagens mais lindas do universo DC (quem diria). Entretanto, esse amor nasce de algo bem mais mórbido. Mera foi mandada com a missão de matar o príncipe de Atlântida, mas acaba se apaixonando por ele e ambos fogem juntos das intrigas políticas que ocorrem de baixo da água. Na fase dos Novos 52 (que eu não canso de falar o quanto é boa) vemos muito bem o relacionamento dos dois e, principalmente, a vida de Mera que ganha algumas histórias próprias. Antes dessa fase eles tiveram um filho que foi brutalmente assassinado pelo vilão Arraia Negra, mas com os eventos de Ponto de Ignição isso nunca ocorreu na cronologia oficial.

Visão e Feiticeira Escarlate

Ela surgiu como uma vilã dos X-Men, enquanto ele como uma criação de Ultron para destruir os Vingadores. Por mais que tudo apontasse para o caminho do mal, a mutante e o androide sintético se uniram ao time de heróis e se casaram. Obvio que nem tudo foi de maneira simples já que Visão tem os mesmos padrões mentais de Magnum (outro herói dos Vingadores que já havia se relacionado com a Feiticeira). Esse trio era uma verdadeira novela mexicana, mas acabou que Visão ficou com Escarlate e Magnum virou um super vilão (é o que todos fariam depois de um despeito desses). Infelizmente esse belo casal, que era símbolo do amor improvável, terminou depois que ela engravidou usando seus poderes de alterar a probabilidade para gerar fetos em seu ventre, mesmo que Visão não possa ter filhos pois ele é um robô (bem vindo ao mundo dos quadrinhos!).

Apolo e Meia Noite

Um dos poucos casais gays que realmente tiveram espaço para ser relevantes nos quadrinhos. Fazem parte do grupo Authority e meio que funcionam como uma espécie de versão de Batman e Superman, caso eles fossem um casal e fizessem parte de uma Liga da Justiça bem mais violenta. Os dois são bem divertidos juntos e tem bastante química sendo os personagens mais legais de acompanhar no meio desse grupo maluco. 


Raul e um casal lésbico? Tentei achar um para por nesta lista, mas nenhum que fosse verdadeiramente relevante para ser colocado aqui. Esse é um sinal do problema que é a representação dentro deste universo de quadrinhos que ainda é predominantemente masculino e hétero. Até mesmo outros casais de homens gays relevantes foram difíceis de achar. Há alguns anos atrás as revistas dos X-Men fizeram um grande estardalhaço, já que fariam o primeiro casamento gay dos quadrinhos entre Estrela Polar e Kyle Jinadu, mas depois de feito os personagens foram jogados para escanteio e pouco aproveitados. Quando temos um casal ou personagem gay é muito comum que eles apareçam de forma muito pontual ou com pouquíssimo protagonismo. Não entraram nessa lista também casais que claramente não possuem um relacionamento saudável como Coringa e Arlequina e Homem Formiga e Vespa.

 

Publicidade
Share.
Raul Martins

Autor dos livros Cabeça do Embaixador e Onde os sonhos se realizam

Exit mobile version