Com a expansão do Arrowverse, tornou-se cada vez mais comum vermos atores e atrizes retornando para o universo das adaptações de quadrinhos em papéis diferentes. Mais do que uma participação especial, uma forma de homenagear o passado seja do lado do bem ou do mal. Parafraseando uma frase de Batman: O Cavaleiro das trevas, podemos dizer que alguns desses profissionais da atuação viveram tempo demais para experimentar o heroísmo e a vilania do universo da Dc na tv.
A série da Supergirl já contou com diversos “retornos” desse tipo. Esse é o caso dos pais adotivos de Kara Danvers interpretados por Dean Cain (O Superman de Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman) e Helen Slater (A Supergirl do filme de 1984). Obviamente, não são os únicos exemplos já que as “ex-Lois Lanes” Teri Hatcher (de Lois & Clark) e Erica Durance (de Smallville) também marcaram presença na série. Enquanto Teri interpretou uma rainha do planeta Daxan e mãe de Mon-El, Erica tem sido a mãe biológica de Kara, Alura Zor-El. Por último, mas não menos importante tem a participação especial de outra ex-intérprete da heroína: Laura Vandervoort. Ela interpretou a vilão Indigo, uma perigosa entidade que entre outras coisas podia se transportar via internet.
Antes de passar para os próximos exemplos de atores e atrizes “retornáveis” desse multiverso televisivo, fica aqui a menção do fato de que todos esses profissionais já participaram de Smallville em papeis de maior ou menor importância. Isso só prova como a produção dessas séries está sempre atenta a memória afetiva do público que certamente aprecia rever alguns rostos tão conhecidos.
Em outra série protagonizada por uma personagem feminina, temos uma atriz cuja participação é um verdadeiro easter-egg: Rachel Skarsten. Em Birds of Prey, ela fez uma versão bem diferente da Dinah Lance que muitos fãs da DC conhecem como Canário Negro. Sua personagem não tinha muita relevância, isso se compararmos com as versões atuais que se destacam de várias formas em Arrow. Atualmente, vemos ela em Batwoman como a vilã Alice que é a ameaça principal da vigilante de Gotham na primeira temporada.
Por último, fica o nome de Brandon Routh. No meio nerd, ele é mais um dentre vários atores que já participaram de diversas adaptações de quadrinhos. Seu primeiro trabalho nesse sentido foi em Superman: O Retorno (2006), um filme que serviu mais como homenagem ao trabalho do icônico Christopher Reeve do que um promissor início de franquia. A redenção do ator chegou anos mais tarde em Arrow onde ele foi apresentado como o Dr. Ray Palmer. Por ter sido claramente aprovado na série do Arqueiro Verde, ele teve seu lugar garantido em Legends of Tomorrow onde evoluiu com sua versão carismática do Átomo. No crossover da Crise nas Infinitas Terras, ele retornou ao papel do Superman mais em uma versão mais sombria e madura inspirada na graphic novel O Reino do Amanhã.
Enfim, esses talvez não sejam os únicos e muito menos os últimos exemplos de retornos de atores e atrizes à alguma adaptação da DC na tv. Outras surpresas podem surgir no futuro próximo e mais homenagens em forma referências também. De qualquer forma, fica a esperança para o surgimento de novas faces desse multiverso televisivo.
Links relacionados
- O multiverso televisivo da DC Comics
- Elsewords e os crossovers do Arrowverse
- Superman e o poder do ícone | Olhar Literário
- Crítica Smallville (2001 a 2011)
- Crítica de Batman: O Cavaleiro das trevas
Olhar Literário é uma coluna escrita por Marcus Alencar. Marcus é redator no site Leituraverso e um dos hosts do podcast Leituracast