Se você pegasse um DeLorean e voltasse uns 20 e poucos anos no tempo, veria que ser Nerd naquela época era bem diferente do que é hoje. Por sermos em geral feios de doer (magrelos demais ou gordos demais); termos habilidades sociais zero; não ligarmos pra coisas da moda, e falarmos um “dialeto” próprio, repleto de referências Nerds que poucos entendiam, éramos considerados repelentes naturais pelas fêmeas da espécie humana, de modo que, pra um Nerd daquela época, era mais fácil estabelecer contato com uma forma de vida alienígena desconhecida do que com um grupo de meninas na escola. Inclusive, tem um episódio da antiga série Anos Incríveis que ilustra bem essa ideia com uma memorável paródia de Star Trek

O fato é que, quando você menos esperava, sempre aparecia aquela menina em especial que te conquistava pela amizade, carisma, gentileza e beleza, e fazia seu cérebro positrônico entrar em curto circuito, levando você a repassar mentalmente todas as Infinitas Terras até encontrar aquela em que vocês dois dariam certo juntos… E claro, todas essas emoções eram potencializadas pelas baladas românticas, cujos títulos variam de uma época pra outra, mas estão sempre presentes. Na lista abaixo, seguem algumas dessas baladas sobre essa temática tão fascinante (e ultimamente tão banalizada) que é o amor, e que, a meu ver, estariam facilmente na playlist de qualquer Nerd.

Publicidade

1 – Oh, Pretty Woman – Roy Orbison

Se o nome Sessão Da Tarde significa alguma coisa pra você, então imagino que, em algum momento, você tenha assistido ao clássico Uma Linda Mulher, estrelado por Richard Gere e Julia Roberts. Ao incluir na trilha sonora uma canção cuja temática se aproxima um bocado do poema “A Uma Passante“, de Baudelaire, sobre essas figuras femininas desconhecidas que passam por nós e nos desconsertam completamente, o filme imortalizou a música de Roy Orbison, juntamente com o hit It Must Have Been Love, da dupla sueca Roxette, cuja carreira decolou depois do longa. Mas pode falar: ao final do filme, quem nunca entoou “Oooh, pretty womaaan!” à plenos pulmões?

2 – Spending My Time – Roxette

Por falar em Roxette, não poderíamos fazer uma lista de baladas românticas e não lembrar deles. A chamada “sofrência” é uma temática que tem sido batida à exaustão de uns tempos pra cá, mas, se você quiser conhecer outras músicas sobre esse tema, que com alguma certeza você já sentiu na pele, fica a dica (e o link) pra conferir Spending My Time. É incrível como essa música consegue captar o quanto a sofrência pode afetar os nossos hábitos mais rotineiros (ver que horas são, ligar a TV, discar um número no telefone, etc).

3 – Monte Castelo – Legião Urbana

A Legião Urbana foi uma banda de rock memorável por diversas razões, sendo a principal delas a riqueza poética de suas letras. Havia dois passatempos muito comuns envolvendo as músicas da Legião Urbana: um era compartilhar com os amigos as revistinhas com as cifras das músicas, e outro era tentar decifrar os sentidos ocultos das metáforas de Renato Russo (gravamos um TarjaCast sobre ele aqui), e Monte Castelo era um prato cheio pra esse segundo exercício. O interesse pela canção fica maior ainda quando descobrimos que todas as metáforas envolvendo contradições (“solitário andar por entre a gente“, por exemplo) foram inspiradas no soneto 11 dos Lusíadas, de Camões, assim como a parte sobre “falar a língua dos anjos” e “dos homens” foi extraído de uma epístola de Paulo, o apóstolo, que se encontra em Coríntios I, capítulo 13, versículos 1-4, da Bíblia.

4 – Two Princes – Spin Doctors

Acredito que todo Nerd já tenha passado pela terrível situação de ver sua amada cair de amores pelo babaca/popular/machista/fútil/sem cérebro/viciado em futebol da turma. E pior: se por algum desígnio de Crom, Odin ou das Moiras você e o babaca conhecessem os pais da menina, eles criavam mais empatia pelo babaca da turma do que por você… A certeza de que em alguma hora o babaca iria pisar no coração da menina te dá forças pra se levantar e lutar pra conquistá-la, e o hit do grupo Spin Doctors é uma ótima trilha sonora pra essas ocasiões, com um ritmo leve, uma letra bem humorada e uma bateria fantástica.

5 – Have You Ever Really Loved A Woman? – Bryan Adams

Bryan Adams é um cara que tem várias baladas românticas memoráveis no currículo. I Do It For You, Please Forgive Me, e Heaven são algumas delas, mas a mais fantástica de todas, e talvez a minha favorita, seja Have You Ever Really Loved A Woman?, canção que serviu de música tema para o filme Don Juan De Marco, dirigido por Jeremy Leven, produzindo por Francis Ford Coppola, e que conta com Marlon Brando e Johnny Depp no elenco! Caramba! Se você já se perguntou o que afinal de contas é isso que você está sentindo por uma pessoa, se está apaixonado por ela ou não, sugiro que faça a seguinte experiência: se você responder “Sim” à maioria dos tópicos elencados na letra dessa música (“dar asas à ela quando ela quiser voar“, “ver seus filhos não-nascidos nos olhos dela“), então parabéns: você está apaixonado.

6 – Always – Bon Jovi

Bon Jovi é uma banda que não pode faltar na playlist dos apaixonados. Nosso amigo Raul Martins que o diga (confira aquiTarjaCast que gravamos sobre os Anos 80 e descubra porquê.. rs!). No intuito de promover a coletânea Cross Roads, que compilava os maiores sucessos do grupo até então, a banda lança um single exclusivo para o disco. O título? Always… Com uma letra de dilacerar o coração, a música figurou por bastante tempo como uma das mais pedidas nas rádios, carimbando mais uma memorável balada romântica na longa lista da banda de New Jersey.

7 – Sweet Child’O Mine – Guns N’ Roses

O Guns N’ Roses certamente fez, e ainda faz, parte da vida de muita gente. Inclusive, conferimos o show dos caras que marcou a reunião dos integrantes originais, quando eles se apresentaram no Rio de Janeiro, cujo texto você pode conferir aqui. Famosos não só por suas músicas porradeiras, como Welcome To The Jungle e Nightrain, a “banda mais perigosa do mundo” é também conhecida por suas baladas românticas, e talvez a mais famosa delas seja o mega-hit Sweet Child’O Mine. O solo devastador de Slash é simplesmente o que há de mais próximo da sensação explosiva quando constatamos que estamos apaixonados por alguém. Sem mais…


 Se você gostou, não gostou ou sentiu falta de alguma música na lista acima, é só deixar o seu comentário no campo apropriado. 
Publicidade
Share.
Exit mobile version