O rock não morreu.  Na verdade, está mais vivo do que nunca e, por isso, nada melhor do que uma homenagem diferenciada nesse dia que celebra não apenas um ritmo musical, mas também uma fonte de inspiração inesgotável para a Sétima Arte. Por isso, resolvemos resgatar alguns exemplos dessa extensa filmografia.

13) Ruas de Fogo (1984)

Publicidade

A relação com o rock já começa com o título que veio de uma música homônima que ficou conhecida na voz de Bruce Springsteen. Além disso, a trama “respira” música em sua essência e o longa se destaca pela sua cena inicial com o hit “Nowhere Fast”.

12) De volta para o futuro (1985)

A franquia tem uma das trilhas sonoras mais icônicas da história do cinema e no primeiro filme se destaca uma cena importante em que Marty McFly manda bem na guitarra tocando “Johnny B. Goode”, canção marcada pela voz de Chuck Berry.

11) Forrest Gump – O Contador de Histórias (1994)

Elvis (Peter Dobson) teve uma breve participação no longa quando ele conhece a versão criança do protagonista e se inspira no movimento das pernas dele para criar sua icônica dança Rei do Rock.

10) Escola de Rock (2003)

Jack Black tem um banda e é um dos atores mais roqueiros da indústria. Por isso, não é surpresa vê-lo como um professor de música nesse filme com várias versões de Led ZeppelinRamonesThe Doors, entre outros.

9) Cazuza – O Tempo Não Para (2004)

Mais do que um drama biográfico, o filme é uma viagem no tempo para os fãs do vocalista do Barão Vermelho, seja como líder da banda ou em sua carreira solo. Destaque para a cena que mostra como foi sua última apresentação mesmo quando estava debilitado pelas aids.

8) Tenacious D – Uma Dupla Infernal (2006)

Jack Black está de volta com um amigo em uma aventura musical em busca de uma legendária guitarra que possui poderes sobrenaturais para formar a maior banda do mundo.

7) Across The Universe (2007)

Esse musical é diferenciado por ser literalmente uma reverência ao repertório dos Beatles, desde o nome dos personagens até momentos específicos e pontuais da trama. Participação especial de Bono Vox com sua versão de “I Am the Walrus”

6) O Homem do Futuro (2011)

Um misto de comédia com ficção cientifica em que uma viagem no tempo leva o cientista Zero (Wagner Moura) para o passado. Entre os momentos marcantes dessa diferenciada produção nacional não podia faltar a cena em que ele e Helena (Alinne Moraes) cantam “Tempo Perdido”, da Legião Urbana.

5) Os Vingadores (2012)

Entre os vários momentos de Tony Stark (Robert Downey Jr.) compartilhando seu lado rock ‘n roll um deles não pode passar batido quando, na luta contra Loki (Tom Hiddleston), ele “hackeia” o sistema de som da nave pilotada pela Viúva Negra (Scarlett Johansson) para reproduzir “Shoot to Thrill”, um dos grandes clássicos da banda.

4) Somos Tão Jovens (2013)

Na história do rock nacional, o nome de Renato Russo é um dos mais importantes ao lado de Raul Seixas e Cazuza. Os fãs do vocalista da Legião Urbana puderam conhecer mais da sua trajetória nesse longa que foca na sua juventude e inspirações por trás de suas icônicas composições.

3) Bohemian Rhapsody (2018)

Assim como a canção homônima que intitula essa cinebiografia, esse grande sucesso de bilheteria foca na banda Queen e em seu inesquecível vocalista Freddie Mercury, conhecido pela sua relação conturbada com os demais integrantes do grupo.

2) Elvis (2022)

Mesmo não sendo a primeira cinebiografia do “Rei do Rock”, o filme se destacou graças à abordagem e ao ponto de vista ousados escolhidos pelo diretor Baz Luhrmann para contar a trajetória do astro. Foi indicado a 8 categorias do Oscar 2023, mas infelizmente não levou nenhuma estatueta.

1) Aumenta que É Rock ‘n Roll (2024)

A primeira posição vai para essa cinebiografia diferente sobre a rádio Fluminense FM, responsável pela propagação do rock nacional, principalmente na década de 1980 que foi um período efervescente para o cenário musical por conta do surgimento de várias bandas como Blitz, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, entre outras.

Menção honrosa:

Por último, fica um breve destaque para a guitarra flamejante que aparece em algumas cenas de Mad Max: Fury Road (2015).

Conteúdo relacionado:

Quer continuar por dentro das novidades? Então siga o canal do Quarta Parede no WhatsApp e não perca nada.

Publicidade
Share.
Marcus Alencar

"Palavras importam! Uma morte, uma ondulação e a história mudará em um piscar de olhos"

Exit mobile version