Depois de muitas dúvidas e expectativas, a quarta temporada de Demon Slayer (Kimetsu no Yaiba) finalmente chegou. Mesmo deixando a desejar em alguns pontos, o estúdio Ufotable realiza uma verdadeira façanha ao adaptar o arco Treinamento Hashira tanto do ponto de vista criativo quanto pela qualidade técnica da animação.
Depois dos acontecimentos do arco da Vila dos Ferreiros, os Hashiras estão preocupados com o iminente ataque de Muzan. Assim, numa tentativa desesperada, os Pilares remanescentes implementam um treino rigoroso para aumentar a força do Esquadrão de Caçadores enquanto tentam aprimorar suas próprias habilidades. Agora, Tanjiro tem a oportunidade de treinar com a elite dos caçadores e ficar ainda mais forte para derrotar seu maior inimigo.
Adaptar o Treinamento Hashira é um desafio porque o material original escrito e ilustrado por Koyoharu Gotouge é muito escasso. Contando com apenas com nove capítulos (do 128 ao 136), esse arco funciona como uma transição para a parte mais importante de Demon Slayer: o arco do Castelo Infinito. Desse modo, a autora não se preocupou muito em aprofundar o treinamento que cada Hashira tinha a oferecer, chegando ao ponto de gastar apenas duas páginas em um deles.
Com tantas lacunas na história base, a Ufotable precisou adicionar cenas e subtramas que não estavam no mangá para conseguir produzir oito episódios, sendo que o primeiro e o último passam dos 40 minutos de duração. Alguns acréscimos funcionam para aprofundar o desenvolvimento de alguns Pilares, enquanto outros permanecem na superficialidade. Ao final, o resultado é uma temporada morna com alguns pontos que merecem destaque.
O principal deles é a qualidade técnica da obra. O estúdio investiu tempo e dinheiro para criar animações impecáveis, com riqueza de cores e ótima fluidez como aconteceu na batalha da segunda temporada. O último episódio em especial chama a atenção pelo impacto visual que a produção atinge, superando o que é apresentado no mangá.
A quarta temporada de Demon Slayer consegue melhorar, e muito, a história original do mangá graças ao trabalho detalhado do estúdio e dos roteiristas que desenvolveram a narrativa partindo de um material limitado. Ainda que o resultado não tenha sido perfeito, a conclusão desse arco nos deixa impactados e empolgados para o que está por vir na trilogia de filmes que já está confirmada.
Ficha técnica:
- Ano de lançamento: 2024
- Gênero: shonen, ação, sobrenatural
- Música de abertura: Mugen – My First Story feat. Hyde
- Música de encerramento: Tokoshie – My First Story feat. Hyde
- Criadora: Koyoharu Gotouge
- Estúdio: Ufotable
- Número de episódios: 8 (temporada 4)
- Status: concluído
Assista ao trailer:
Quer continuar por dentro das novidades? Então siga o canal do Quarta Parede no WhatsApp e não perca nada!
Demon Slayer: Treinamento Hashira (4ª temporada)
-
Nota