[authorbox authorid=”8″ title=”Texto por”]

Em tese, polêmicas e problemas atuais sempre afetaram de algum modo a indústria do entretenimento seja em pequena ou larga escala. Dependendo do que estiver acontecendo, o efeito disso pode reverberar por mais tempo e trazer mudanças significativas. Por outro lado, as consequências podem ser só uma resposta a questões enraizadas pela sociedade e que estão em foco no momento. Esse é o caso de tuites de cunho preconceituoso postados por pessoas famosas e a forma como a pandemia do coronavírus tem impactado tanto a produção como o lançamento de filmes muito aguardados.

Recentemente, dois nomes estiveram no centro de polêmicas envolvendo o twitter. Enquanto um deles é o de uma autora best-seller que criou uma saga de livros que inspiraram uma série de filmes famosos, o outro é de um ator relativamente conhecido que interpreta um personagem da DC em The Flash. Outro detalhe que ambos têm comum é o conteúdo preconceituoso que postaram na rede social. Esses são os casos de  J.K. Rowling e Hartley Sawyer. Apesar de algumas semelhanças entre essas duas polêmicas, as diferenças acabam quando levamos em conta a fama de cada um.

O ator foi demitido da série e provavelmente ficará um bom tempo afastado, principalmente pelo fato do conteúdo de alguns de seus tuítes antigos ser racista. Em tempos em que a polêmica envolvendo o assassinato de George Floyd e os protestos do Black Lives Matter ainda reverberam fica difícil imaginar que alguém como ele fique sem uma punição. Resta saber como farão para explicar o sumiço do seu personagem (Homem-Elástico), que estava em alta, na série.

Publicidade

No entanto, fica a dúvida se ele um dia voltará a trabalhar em algum projeto relacionado à cultura pop assim como ocorreu com James Gunn. Apesar de estar um pouco mais distante no tempo, o caso do cineasta não deixa de ter semelhanças com o de Hartley Sawyer. Atualmente, Gunn é responsável não só pela direção de Guardiões da Galáxia vol. 3 como também pelo novo Esquadrão Suicida. Para saber mais sobre as repercussões envolvendo o ex-Homem-Elástico de The Flash, fica a dica para conferir o vídeo do canal do Hero Mania sobre o assunto. 

Em relação a autora de Harry Potter, a repercussão acaba sendo diferente em relação a Gunn e Sawyer já que ela já tem uma carreira estabelecida e um nome de peso maior na cutura pop. Por isso, com ela o que ocorre em um primeiro momento é a reação de fãs e de alguns nomes do elenco de suas adaptações como o ator Daniel Radcliffe discordando de seus comentários. Apesar de toda essa repercussão negativa, o mais provável é que haja uma diminuição de público que consome seus livros e um provável boicote às suas próximas adaptações cinematográficas. Por outro lado, fica uma expectativa de que a escritora possa repensar conceitos e quem sabe trabalhar essas ideias em suas obras. Enquanto isso, recomendo um artigo de Camila Sousa para o Omelete em que ela faz uma análise que relaciona como a mais famosa série literária de J.K. Rowling lida com esse – e vários outros – temas.

Outro tema também atual que está repercutindo na cultura pop é o efeito da pandemia do novo coronavírus na cultura pop. Muitos filmes prontos e finalizados estão sendo adiados sendo que alguns viraram até piada no meio nerd como é o caso de Novos Mutantes, que já enfrentava adiamentos desde o ano passado. Como já informamos, Mulher-Maravilha 1984, cuja previsão de estreia era para 13 de agosto, teve seu lançamento adiado para 2 de outubro de 2020. Infelizmente, caso os efeitos da doença permaneçam por mais tempo é bem provável que a data mude novamente. Caso isso aconteça, muitas outras produções do universo cinematográfico da DC continuarão pausadas por conta das mudanças de calendário.

Sobre o adiamento do retorno da amazona aos cinemas, a expectativa é que quando as coisas voltarem ao normal todos possamos ver um filme que supere o anterior em todos os sentidos. Não só isso como espera-se que a sequência cause um impacto positivo em questões de representatividade feminina, algo de fundamental importância para uma indústria de entretenimento cada vez mais inclusiva. Espera-se também que o filme possa trazer alguma esperança e otimismo para o público, mesmo que seja só um pouco para um mundo tão necessitado desses sentimentos após tantos meses de isolamento e medo.

Encerro esse artigo sobre essas notícias não tão boas esperando que chegue um tempo em que o mundo da cultura pop tenha dias melhores.

Leia mais:

Olhar Literário é uma coluna escrita por Marcus Alencar. Marcus é redator no site Leituraverso e um dos hosts do podcast Leituracast

Publicidade
Share.
Marcus Alencar

"Palavras importam! Uma morte, uma ondulação e a história mudará em um piscar de olhos"

Exit mobile version