Estamos em um tempo como nenhum outro. Um em que grande parte da humanidade tem se mantido isolada, mesmo a muito custo, enquanto as mentes da ciência procuram a solução contra um vírus mortal. Enquanto essa luta é travada, muitas pessoas encontram na literatura e em outras formas de mídia a oportunidade de se conectarem mais com diferentes tipos de produção cultural. Pensando nisso, editoras e serviços online têm oferecido alternativas para aproveitar esse período de quarentena. Até quando isso vai durar, não há como saber no momento. De qualquer forma, vale a pena pontuar algumas iniciativas interessantes que tem surgido recentemente.

Especializado no mercado literário, o site Publish News serve como referência para quem quer se manter conectado com as atualidades desse segmento cultural. Além das notícias sobre os efeitos do isolamento, há uma série de lives chamada Home Ócio que vem apresentando soluções que podem ajudar a minimizar os efeitos da pandemia do vírus covid-19 na indústria do livro. No terceiro episódio, o tema foi sobre como a impressão por demanda (POD do inglês print on demand) é útil nesse momento. Tendo em vista a realidade da suspensão de lançamentos, se torna interessante esta opção já que os livros só serão impressos depois de vendidos. Quem participou dessa live foi Anselmo Bortolin, CEO da UmLivo.

Um outro tipo de notícia que vale destacar é o da criação de campanhas para valorização da leitura. Criada por um grupo de mais de 100 editores, a campanha Juntos pelo Livro tem como objetivo articular ações em defesa às liberdades, contra a censura, mas também debater temas que valorizem a leitura. Foi pensando nisso que criaram o meme “Desculpe, Netflix. Se é para ficar em casa, eu prefiro livros”. Além dessa, há também a campanha #FiqueEmCasaLeiaMais da editora Harper Collins Brasil que já promoveu encontros virtuais com autores, parceiros e leitores e realizou contação de histórias e leituras on-line. Não só isso como também ofereceu descontos através de cupons e alguns e-books gratuitos de seu catálogo. Fica a dica para seguir eles pelas redes sociais ou pesquisar pela hastag.

Inclusive, é válido ressaltar como as redes sociais possuem um papel fundamental para manter os leitores bem informados e conectados com as atividades do mundo literário. Por exemplo, como parte da campanha mundial #KeepReadingEnCasa os filósofos e escritores Leandro Karnal, Mario Sergio Cortella e Monja Coen gravaram um vídeo no qual reforçam a importância dos livros no momento em que vivemos.

Para quem prefere opções alternativas, temos o serviço de streaming Storytel que recentemente lançou a série original de ficção Vai ficar tudo bem. Com histórias escritas por um grupo de mais de 30 autores, o objetivo é compartilhar um conteúdo que traga esperança e conforto em tempos como esses. Toda sexta-feira, a plataforma de conteúdos em áudio vai disponibilizar um episódio reunindo cinco contos de diferentes autores. Posteriormente, essa série será disponibilizada em outras plataformas de áudio como Spotify e Apple Podcasts. Segundo informação do site Publish News, a data final de publicação será dia 24/04, mas caso as orientações de isolamento sejam mantidas o projeto continuará ativo.

Enfim, essas são apenas algumas ações acontecendo atualmente no mundo dos livros. Muitas outras podem vir enquanto estivermos nesse período de quarentena e isso será ainda mais positivo para a valorização desse segmento cultural tão relevante para a nossa vida em sociedade. Fica a esperança para que as pessoas, sejam elas leitoras vorazes ou não, aproveitem esse leque cada vez mais variado de oportunidades surgindo no horizonte. Desse modo, haverá um dia como nenhum outro em um futuro não tão distante (principalmente após tudo isso acabar) em que poderemos fazer parte de uma nação ainda maior de leitores.

Conteúdo relacionado:

Olhar Literário é uma coluna escrita por Marcus Alencar. Marcus é redator no site Leituraverso e um dos hosts do podcast Leituracast

Publicidade
Share.
Marcus Alencar

"Palavras importam! Uma morte, uma ondulação e a história mudará em um piscar de olhos"

Exit mobile version