[SPOILERS] A décima primeira temporada de Doctor Who infelizmente já chegou ao fim. The Battle of Ranskoor Av Kolos encerra o primeiro ciclo da nova fase do show estrelado por Jodie Whittaker e comandado pelo showrunner Chris Chibnall. Porém, este foi um episódio à altura de uma season finale?
A Doutora e seus amigos chegam ao planeta Ranskoor Av Kolos para atender a nove pedidos de socorro diferentes. Contudo, eles não imaginam que lá encontrarão um inimigo conhecido: Tim Shaw (Samuel Oatley). Após ter sido derrotado e banido pela Doctor, o guerreiro Stenza foi enviado para aquele lugar inóspito, sem chances de fuga. Mas isso permitiu que ele conhecesse Andinio (Phyllis Logan) e Delph (Percelle Ascott), dois Ux, uma raça poderosa com o poder de moldar o Universo com a força do pensamento. Durante 3.407 anos, Shaw nutriu seu desejo de se vingar e agora tem a chance de pôr seu plano em prática.
As temporadas de Doctor Who geralmente vão sendo construídas para preparar aos poucos os telespectadores para o grande acontecimento do último episódio. Alguns elementos vão sendo apresentados ou então aparecem com frequência para serem explicados no final. Porém a temporada atual deu poucos indícios do que poderia ser a grande ameaça que a Doutora e seus companheiros teriam que enfrentar. Na verdade, tudo que precisávamos saber foi apresentado em The Woman Who Felll to Earth, onde conhecemos o vilão e o principal conflito emocional gerado pela morte de Grace (Sharon D. Clarke).
Isso teve forte influência sobre Graham (Bradley Walsh), que dentre os companions foi o melhor desenvolvido e explorado. Desde It Takes You Away, ele vinha sentindo o peso da morte de sua esposa com força redobrada após ter que abandonar sua versão criada pelo Solitrato. O fato de estar novamente diante do ser responsável pela morte dela só piorou a situação e o deixou com um ar sombrio ao logo de toda a season finale, algo que realmente criou dúvidas sobre como ele agiria quando chegasse o momento decisivo. Graham chegou ao ponto de entrar em conflito com a própria Doutora e com Ryan (Tosin Cole). Felizmente a influência positiva dos dois sobre ele teve o efeito esperado e culminou no momento pelo qual ansiávamos: o cumprimento de soquinho entre neto e avô!
Além disso, The Battle of Ranskoor Av Kolos resgatou outros momentos da série, incluindo uma referência ao 11º episódio da primeira temporada, Boom Town, onde o 9º Doctor (Christopher Eccleston) transformou um Slitheen em ovo ao permitir que ele olhasse diretamente para o núcleo da TARDIS. A própria nave também é mencionada pela 13ª como The Ghost Monument, relembrando o segundo capítulo da fase atual.
Entretanto, a importância da Cabine de Polícia não para por aí. Ela é fundamental para impedir que Tim Shaw destrua a Terra. Para isso, a Doctor precisa combinar a tecnologia da espaçonave com o poder impressionante dos Ux e mover cinco planetas de volta às suas coordenadas. A TARDIS fez algo parecido na season finale da 4ª temporada, Journey’s End, quando o 10º Doutor (David Tennant) precisou mover nosso planeta de lugar com a ajuda de todos os seus companions.
No geral, The Battle of Ranskoor Av Kolos é um bom episódio, mas ainda assim fica aquela sensação de “só isso?”. Em nenhum momento houve aquela angústia ou impressão de um perigo real e inevitável. O roteiro de Chris Chibnall manteve o nível satisfatório que o programa vinha sustentando, contudo a rapidez com que as coisas acontecem e a falta de algo mais audacioso não destacam esse desfecho. Nos resta agora esperar pelo especial de Ano Novo e segurar a ansiedade para revermos a Doutora e seus companions somente em 2020.
Ficha Técnica:
- Episódio: 11×10: The Battle of Ranskoor Av Kolos
- Data de exibição: 9 de dezembro de 2018
- Roteiro: Chris Chibnall
- Direção: Jamie Childs
- Duração: 49 minutos
- Elenco: Jodie Whittaker (Décima terceira Doutora), Bradley Walsh (Graham O’Brien), Tosin Cole (Ryan Sinclair), Mandip Gill (Yasmin Khan).
- Elenco convidado: Samuel Oatley (Tim Shaw), Mark Addy (Paltraki), Phyllis Logan (Andinio), Percelle Ascott (Delph).
Assista ao trailer:
Veja o nosso review sobre os episódios anteriores