Tijolômetro – Doctor Who 7×2: Mundo dos Desejos

Bom!

[SPOILERS A SEGUIR] O segredo da longevidade de Doctor Who é a capacidade do programa se regenerar, com o perdão do trocadilho whovian. Ao longo de mais de 60 anos, a série se reinventou diversas vezes, sendo que dois desses momentos são considerados divisores de águas. O primeiro deles foi em 2005, quando as aventuras do Senhor do Tempo foram resgatadas pela Era Moderna depois de um hiato de 16 anos. Duas décadas depois, em 2024, a Era Disney deu uma repaginada na obra buscando conquistar um público novo, mas sem perder o antigo. Essa busca pelo equilíbrio entre o clássico e o moderno resultou em novidades unidas a referências ao passado que, embora funcionem, podem ficar repetitivas e confusas caso sejam usadas com muita frequência. Esse é o caso de Mundo dos Desejos, primeira parte da conclusão da temporada atual, que mais uma vez se sustenta em um vilão conhecido apenas pelos fãs da Série Clássica.

Assumindo um caráter totalmente introdutório, o episódio apresenta o plano de Rani (Archie Panjabi) para trazer de volta um dos maiores vilões da Primeira Era de Doctor Who: Ômega, o cofundador da sociedade dos Senhores do Tempo. Para isso, ela usa a encarnação de Desiderium, o deus dos desejos, para ajudar Conrad (Jonah Hauer-King) a criar uma realidade alternativa cuja destruição – causada pelas dúvidas do Doutor (Ncuti Gatwa) – abrirá uma fenda para outra dimensão, da qual Ômega finalmente escapará.

É nesse contexto ilusório que encontramos o Doutor e Belinda (Varada Sethu) levando uma vida de marido e mulher. Não apenas eles, mas todas as pessoas ao redor estão aprisionadas em um mundo concebido pela mente preconceituosa de Conrad, onde homens trabalham, mulheres ficam em casa e gays e pessoas com deficiência são ignorados e excluídos da sociedade. Ironicamente, esses esquecidos, aliados à Ruby (Millie Gibson), são os menos afetados pela ilusão, de modo que conseguem pensar por conta própria e ter algum senso crítico.

Toda a premissa de Mundo dos Desejos é construída para que esse mundo seja destruído pela mente brilhante do Doutor ao se lembrar de quem é. Assim como em Human Nature (S3E8), o Senhor do Tempo esquece suas origens e assume a identidade de John Smith, um homem comum, mas que começa a duvidar das coisas ao seu redor. A ajuda do Ladino (Jonathan Groff) é o empurrãozinho final para que ele enfim perceba que há algo de muito errado acontecendo.

É nesse momento que o episódio mais perde força, pois somos bombardeados com uma enxurrada de informações quando Rani – na típica atitude de um vilão caricato – conta todo o seu plano para o Doutor. Ok, nós espectadores precisamos saber o que está acontecendo para que as coisas façam sentido, mas isso é feito de uma maneira tão expositiva e didática que tira o impacto da revelação do grande vilão.

Aliás, pela segunda vez consecutiva, a temporada será concluída resgatando um antagonista da Série Clássica. Ao mesmo tempo em que isso é bom para manter a base de fãs antiga, quem está entrando nesse universo agora pode se sentir excluído ou perdido em meio a tantas referências. Cabe ao último capítulo, A Guerra da Realidade (The Reality War) introduzir corretamente quem é Ômega, deixar claro o nível de ameaça que ele representa e (quem sabe) desfazer algumas confusões do cânone deixadas por The Timeless Children (S12E10).

Ainda deve sobrar espaço para explicar o gancho deixado pelo Doutor quando ele diz que sua filha Poppy é real e não faz parte do mundo inventado. Como ela se encaixa na trama? Qual a participação de Belinda nessa história? E – o que talvez seja mais provável – como essa informação irá ajudar o Senhor do Tempo a escapar dessa situação aparentemente sem saída?

No fim das contas, Mundo dos Desejos é um episódio pensado para funcionar em conjunto com sua sequência direta. Assim, avaliá-lo isoladamente não dá a dimensão correta sobre a qualidade do conjunto. Contudo, o roteiro de Russell T. Davies dá uma boa ideia de qual direção Doctor Who irá tomar. Resta saber agora como isso será trabalhado para agradar ao público em geral, tanto os fãs das Eras mais antigas quanto aqueles que estão tendo contato com o programa pela primeira vez na Era Disney.

Ficha técnica:

  • Episódio: 7×2 – Doctor Who: Mundo dos Desejos (Wish World)
  • Data de exibição: 24 de maio de 2025
  • Roteiro: Russell T. Davies
  • Direção: Alex Sanjiv Pillai
  • Duração: 44 min.
  • Elenco: Ncuti Gtwa (Doutor), Varada Sethu (Belinda Chandra), Jonah Hauer-King (Conrad), Anita Dobson (Srta Flood/Rani), Archie Panjabi (A Rani), entre outros.

Assista ao trailer de Mundo dos Desejos:

Conteúdo relacionado:

Fique por dentro das novidades!

Publicidade
Share.
Mozer Dias

Engenheiro por formação, mas apaixonado pelo mundo da literatura e do cinema. Se eu demorar a responder, provavelmente estou ocupado lendo ou assistindo a um filme.

Exit mobile version