Dentro do mundo Nerd e Geek ser fã de futebol é um pouco complicado. Tem muitas razões, mas as principais são a escassa produção de conteúdo de cultura pop envolvendo o esporte bretão, e não menos importante um certo preconceito dos Nerds com o esporte, muito pelo fato de ele ser o esporte mais popular do país e as pessoas que estão no nicho Geek tendem a fugir dele. Isso torna corriqueiro perguntas como “Por que você gosta tanto de futebol?” eu, e muitos outros fãs desse esporte costumamos a responder da mesma maneira quase sempre, “por que o futebol é muito mais que só um esporte.” Essa frase é a síntese perfeita de tudo que faz o futebol emocionante, histórico e tão belo. Mas as vezes eu acho que ela deixa as pessoas confusas então vou tentar explicar ela um pouco melhor.

O que torna o futebol algo tão apaixonante pra nós fãs dele? Esse esporte não se resume apenas ao gramado, ao jogo 11 contra 11. O futebol se envolve com a história e a sociologia pros mais acadêmicos, o futebol se mistura com as paixões humanas. O futebol traz consigo elementos que são essencialmente humanos: Desde o choro do menino quando vê o seu time tomar um gol, até a raiva nas batidas do gramado de um jogador ao perder a oportunidade que colocaria seu time na frente no marcador. Tal qual uma epopeia grega o futebol tem a ver com paixões humanas, e isso o torna tão lindo.

Publicidade

Por isso nesse primeiro Tarja Esporte Clube, vou falar de um filme que trata o futebol pelo olhar de um dos seus elementos mais importantes: O Torcedor. Esse ser humano que frequenta os estádios e que se sacrifica pelo seu time, é talvez a peça mais imprescindível do esporte bretão. Sem ele o jogo seria apenas 22 homens correndo atrás de uma bola.

O filme em questão é bem famoso até: Hooligans, um filme de 2005 dirigido por Lexi Alexander e estrelado por Elijah Wood (famoso por interpretar Frodo no Senhor dos anéis) e Charlie Hunnam (Astro da série Sons of Anarchy) a obra é uma produção britânica e estadunidense e conta a história de Matt Buckner um jovem que é expulso de Harvard e vai passar um tempo na casa da irmã e do marido dela em Londres. Lá começa a frequentar os jogos do West Ham United, time da primeira divisão da Inglaterra e começa a fazer parte da torcida do clube.

As torcidas se agrupam de várias maneiras ao redor do planeta, sejam as Torcidas Organizadas aqui no Brasil ou as Barra Bravas da Argentina, passando pelos Ultras italianas. Cada país tem seu próprio jeito, costumes e culturas na hora de torcer. A Inglaterra não é diferente e suas Firms estão entre as mais tradicionais do esporte.

O primeiro erro do filme é a evidente generalização, de certa forma o filme mostra o comportamento das Firms britânicas como um padrão de torcidas de futebol, o que nem de longe é um fato. O hooliganismo foi um grande problema nos estádios do mundo principalmente nas décadas de 1980 e 1990 especialmente na Inglaterra, onde grupos fascistas e neonazistas muitas vezes usavam os estádios de clubes de futebol. O Chelsea, clube londrino, era um dos clubes mais famosos que serviam como locais de reuniões para tais grupos, porém isso não era exclusividade do time inglês já que acontecia em várias torcidas ao redor do mundo – e até hoje acontece, no caso das Ultras italianas por exemplo.

laro que existem muitas torcidas violentas ao redor do planeta e as Firms são umas delas, porém é um erro muito maléfico achar que todos os integrantes das Firms, ou das Organizadas ou até das Ultras sejam hooligans ou pessoas violentas. O filme peca nesse aspecto, não mostra o lado mais particular desses torcedores,  apenas os retrata como vândalos que usam o futebol como desculpa para brigar. É claro que existem pessoas assim, mas, primeiro, elas não são exclusivas do futebol e, segundo, elas não são nem de longe a maioria.

Assim Hooligans é um filme muito interessante para conhecer o universo das Firms inglesas, suas músicas, o modo como torcem, as formas culturais de demonstrar esse amor pelos times de futebol etc. Mas sabendo que há uma forte generalização dentro do filme.

Me despeço desse primeiro Tarja Esporte Clube com dois vídeos muito bons pra quem gosta de torcidas de times e também para quem gostou do filme Hooligans. O primeiro é a música da torcida do West Ham UnitedForever Blowing Bubbles” cantada no filme, e a segunda é a torcida real do clube cantando a música no seu antigo estádio, Boleyn Ground

Publicidade
Share.
Exit mobile version