Enfim começa o contra-ataque dos Inumanos. Após a duras penas reunir forças, Miss Marvel traça uma forma de conseguir informações dos Mutantes, enquanto que, no Limbo, Medusa e os outros põem em prática seus planos para a fuga. Os mutantes continuam presos à procura de Forge, o único que pode reconstruir a máquina para a remoção da névoa terrígena da atmosfera e que fora raptado por Iso e Inferno. Porém, no meio de tanto impasse, quem são os verdadeiros mocinhos?
Cuidado! A partir daqui começam os spoilers de Inumanos v X-Men #4
Este episódio inicia com Leitor transportando Mosaico, um nuhumano (novo inumanos), até a Ilha Muir – local da base dos mutantes – Mosaico parte prontamente para sua missão: conseguir informações sobre onde estão presos a maioria dos inumanos e saber dos planos dos mutantes. “Fique longe de qualquer loira ou ruiva e procure Magneto” Leitor dá apenas essas dicas ao jovem inumano capaz de “mudar de corpo”.
Enquanto isso, Medusa arquiteta seu plano de destruírem a prisão que os mantem fora de ação no Limbo. Com a ajuda da patada sônica de Gorgon amplificada por um aparato rochoso que Crystal e Funt fabricam, enfim eles destroem o gerador do escudo da prisão e conseguem escapar. Após derrotar alguns demônios que rodeavam o local, Medusa e os outros vão atrás dos mutantes no Refúgio X.
Mosaico entra com facilidade na base dos mutantes na Ilha Muir, eles estão preocupados pois a cada minuto que passa, a Terrígena se espalha ainda mais pela atmosfera e também maior é a proximidade da retaliação dos inumanos. Mosaico aproveita o momento e invade o corpo e mente de Magneto. O inumano tem acesso a todas as memórias do líder mutante e fica ciente de toda a situação e planos dos inimigos. Os mutantes se dão conta do ocorrido após Mosaico ser expulso por Magneto de dentro de seu corpo, e constatam que estão perdendo o controle da situação.
Logo após a fuga de Mosaico, Tempestade é avisada que Medusa e os outros poderosos inumanos estão invadindo o Refúgio X. Com tantos acontecimentos ao mesmo tempo, Ororo pede para que Colossus tente lidar com a situação sozinho para conter a realeza o máximo de tempo que puder. O grupo de Medusa, como forma de retaliação ao ataque de seu lar no estilo olho por olho, não se importa muito em causar certa destruição no colégio mutante, o símbolo de progresso dos X-Men, para obterem sua fuga. Colossus prontamente entra em modo de luta e segue para o duro, desproporcional e inevitável combate contra os inumanos.
Em Nova Jérsei, o resto dos nuhumanos junto de Miss Marvel teorizam um suposto ataque dos mutantes para recuperar Forge, que estava sob seus domínios, até que um pássaro negro se aproxima. Os inumanos se preparam para o embate, mas somente Ciclope sai da nave. Mosaico havia dominado o jovem Ciclope para que pudesse escapar da Ilha Muir e se encontrar com o resto de seu grupo. Mosaico diz a todos que além da localização de Medusa, ele descobriu outra coisa mais importante: os mutantes só atacaram pois estão sem escolha. Ou eles destroem a névoa terrígena ou morrerão. Fato que a maioria dos nuhumanos desconheciam, deixando-os atordoados com a notícia e com uma questão no ar: quem são os mocinhos?
Inumanos vs X-Men cai no esperado local comum desses famosos embates de franquias: a sensação de que tudo poderia ser evitado. Talvez essa seja a muleta que findará o embate em algum momento, porém algo conclusivo terá que ser tomado com a questão da névoa. Com o desenvolvimento fraco de situações e o, até aqui, perceptível enfraquecimento de personagens símbolos dos mutantes (Dentes de Sabre, Logan e Magneto) dão o tom do quão perecível é e será essa história. Aguardemos.
Inumanos vs. X-Men #05 será lançado ainda neste mês de fevereiro.
Caso você não tenha acompanhado os volumes anteriores e quer saber mais do confronto, clique nos links abaixo:
Agradecemos ao site Mochileiro dos Quadrinhos em parceria com o site Renegados Comics por disponibilizar as scans de Inumanos vs. X-Men.