O desafio de contar uma história, seja em que mídia for, é colocar os fatos ocorrendo de uma forma lógica e com boas transições de uma situação para a outra. Alguns filmes trabalham com a passagem de tempo com extrema precisão, como “Amnésia” e “A Origem” do diretor Christopher Nolan. Outros fazem saltos temporais gigantescos como “2001: Uma Odisseia no Espaço”, onde vamos da pré-história para uma estação espacial, até hoje tido como o filme que faz o maior salto de tempo de uma cena para a outra. Outros clássicos, por outro lado, trabalham muito mal a passagem de tempo, mas a ideia da história é tão poderosa que supera isso. Exemplo: Star Wars V. Quanto tempo Luke fica treinando com Yoda e Leia e Han ficam na cidade das nuvens? Alguns diriam dias, outros meses, já ouvi fãs falando de anos. Enquanto outros filmes explicitam a passagem do tempo, mas são péssimos, como o Quarteto Fantástico de 2015.

A passagem de tempo é essencial por uma série de motivos. Vai desde a construção de personagem (quanto tempo fulano ficou preso lá, como isso lhe afetou) à lógica básica de eventos sequências (quanto tempo esse carro está caindo da ponte?) e por ai vai. Por isso um filme que se passa todo em um dia é um grande desafio. Você não pode apelar para dias ou meses para criar diferentes situações ou até mesmo convencer o público de que o protagonista sofreu toda aquela transformação em um espaço de tempo tão curto. Vamos a uma lista de boa sobras que trabalham uma narrativa em 24 horas (ou menos).

Publicidade

O Balconista (1994)

Dirigido por Kevin Smith, o filme conta a história de um funcionário de uma loja de conveniência. No dia, em especifico, ele nem precisava estar lá, mas o seu chefe lhe pede para que fique no balcão naquele dia de folga. Uma comédia que vai de piadas com nudez explícita, Star Wars e uma reflexão sobre o que é a vida e o que fazemos com ela. Uma fotografia preto e branco bem bacana e um roteiro bem fora da caixa. O filme tem uma continuação que mantem o nível, mas não entrou na lista por que no seu finalzinho temos uma passagem de tempo que ultrapassa o limite de 24 horas.

Nick Norah- Uma Noite de Amor e Música (2008)

Estrelado por Michael Cera e Alexis Dziena, o filme conta a história de um rapaz que não consegue superar a ex-namorada e uma garota que está no final do seu ensino médio com os problemas clássicos da adolescência. Eles se encontram no meio da noite de Nova York por um acidente maluco, mas acabam se conectando por um interesse em comum: a música. O filme tem uma ótima trilha sonora e fala muito bem sobre esse período da vida onde é preciso começar a pensar sobre o futuro e lidar com as expectativas que o mundo tem sobre os jovens. Faz jus ao nome Comedia Romântica, pois é uma bela história de amor e possui momentos realmente muito engraçados.

Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Um clássico do cinema e do diretor John Hughes, onde todo o conceito está em ser o último dia de Ferris e seus amigos antes de terem seus caminhos separados devido à faculdade. O filme ficou marcado no imaginário popular por ser a síntese do dia, que deveria ser ordinário, mas se torna inesquecível. Fuga da escola, cantar numa parada, dirigir uma Ferrari e tudo mais que você possa imaginar.

Uma Noite de Crime (2013)

Outro filme que trabalha o conceito de um dia especial dentre todos os outros, mas desta vez de uma forma mais macabra. Nos Estados Unidos de um futuro próximo, existe um dia do ano onde todas as leis deixam de existir e qualquer coisa que ocorrer dentro dessas 24 horas não terá consequências legais. No primeiro filme temos uma família que tem a casa invadida por um grupo de jovens que aproveitam esse dia para fazer o que eles consideram como justiça.  O longa-metragem tem duas outras continuações com personagens diferentes abordando esse conceito do ser humano numa situação onde tudo é permitido.

Duro de Matar 1, 2 e 3 (1988, 1990, 1995)

O primeiro Duro de Matar é uma peça maravilhosa de ação. Um homem preso num prédio comercial cheio de terroristas. Um policial comum que recebe uma missão impossível e a cumpre indo ao seu limite. As outras duas continuações não são tão queridas pelos fãs enquanto que do quarto para frente tudo se torna uma mega galhofa. O conceito de um dia também é essencial aqui, já que John McClane, vai ao inferno para salvar sua mulher, seu futuro e inocentes cheios de azar. O homem certo, na hora errada e no lugar errado.

Clube dos Cinco (1985)

Outra obra prima de John Hughes. Um filme que virou símbolo da adolescência que ganha voz frente aos adultos que não querem escutá-los e se limitam a rotulá-los como “jovens que não sabem o que querem”. Cinco adolescentes, completamente diferentes entre si, passam uma tarde de sábado na detenção do colégio. Ficam tanto tempo presos lá que passam a convencer e a se entender. Se já não fosse o suficiente ainda temos uma música sensacional do Simple Minds: Don’t You.

Evil Dead (1981)

Um grupo de jovens que vai passar um dia numa cabana no meio do mato. Lá encontram o Necronomicon (diretamente retirado das obras de H.P Lovercraft que falamos aqui). Assim que lêem o tomo acabam libertando “O Mal” que passa a aterrorizar os protagonistas. Dirigido por Sam Raimi (diretor da primeira trilogia do Homem Aranha) o filme se tornou um clássico absoluto do cinema trash e atualmente ganhou uma série que vem sendo muito elogiada: Ash vs Evil Dead. Apesar de alguns efeitos toscos, Sam fez grandes avanços nas técnicas de filmagem.

Nove Rainhas (2000)

Filme argentino dirigido e roteirizado por Fabián Bielinky e estrelado pelo famoso Ricardo Darín (o homem que faz todos os filmes argentinos). O filme conta a história de dois trambiqueiros que saem pelas ruas dando pequenos golpes. O filme mostra diversas técnicas simples de como enganar pessoas inocentes e vai escalonando para um grande golpe. Possui um final sensacional e é muito melhor que a maioria de filmes de mistério que temos atualmente.

A Noite dos Mortos Vivos (1968):

Outro clássico do cinema. O filme que redefiniu o gênero terror e o conceito de zumbi. George Romero deixou sua marca no mundo com essa história que mostra um grupo de sobreviventes durante uma invasão zumbi. A maior parte do longa se passa dentro de uma casa onde os personagens lutam por sua sobrevivência. Final espetacular, fotografia incrível, tensão a mil e um dos filmes pioneiros em colocar um protagonista negro. Filme obrigatório para qualquer nerd.

Dia de Treinamento (2001)

Roteirizado por David Ayer (mesmo diretor e roteirista de Esquadrão Suicida) mostra o primeiro dia de trabalho de dois policiais. Protagonizado por Denzel Washington e Ethan Hawke, o longa mostra como o trabalho diário de um policial e como ele, muitas vezes, fica no limite da lei. Quando o policial deixa de ser uma figura da lei e se torna parte do problema? Um filme espetacular que te deixa tenso do início ao fim. Foi um dos primeiros rompimentos com os filmes policias mais voltados para a galhofa e parte para algo mais sério.


Tentei colocar nessa lista filmes que se passam em 1 dia que viajam entre vários gêneros. Certamente esqueci de alguns, então sua função é lembrar, nos comentários, de outros filmes que se passam em um único dia. Vamos fazer aqui uma menção honrosa a série 24 Horas que fez o seu sucesso justamente por ter esse conceito levado ao extremo e marcou a cultura pop com força.

 

Publicidade
Share.
Raul Martins

Autor dos livros Cabeça do Embaixador e Onde os sonhos se realizam

Exit mobile version