Tijolômetro – Look Back (Rukku Bakku):

Excelente!

Alguns filmes transcendem a experiência cinematográfica, criando um ponto fixo na memória do público. Essa é a sensação que se tem ao assistir Look Back, do cineasta Kiyotaka Oshiyama. Na adaptação do mangá one-shot de Tatsuki Fujimoto (criador de Chainsaw Man) o cineasta humaniza a figura dos mangakás de forma sensível e encantadora, oferecendo um olhar profundo sobre a conexão entre o artista e sua criação

A produção acompanha o encontro entre duas jovens estudantes com talento para a criação de mangás. Fujino está no quarto ano e publica uma série de tirinhas no jornalzinho escolar e recebe ótimas críticas dos colegas de sala. Sua confiança absoluta em seu talento é abalada quando as tirinhas de Kyomoto, uma aluna reclusa e que não consegue frequentar as aulas presencialmente, também ganham espaço e a atenção dos alunos. O amor por essa arte e a dedicação de ambas acabam unindo-as, fazendo com que se esforcem para alcançarem seus sonhos até que, em determinado momento, um evento muda tudo.

Mesmo com essa premissa, há algo muito interessante em Look Back que ocorre antes do encontro das protagonistas. Logo de início, há uma espécie de brincadeira narrativa em que uma das tiras de Fujino “ganha vida” de forma bem humorada.  Essa passagem inicial não apenas diverte mas também oferece uma perspectiva sobre o impacto emocional que a linguagem dos quadrinhos exerce sobre artistas como Fujino — um detalhe sutil, mas fundamental para o desenvolvimento do enredo.

Sobre a relação entre as personagens, vale observar como há uma dinâmica de crescimento sutil, mas significativa, sendo desenvolvida. Mesmo com características distintas entre si, a amizade que elas constroem contribui para a evolução como artistas e causa impacto em suas vidas pessoais. No entanto, assim como muitas coisas na vida, algumas escolhas precisam ser feitas e a questão do peso disso se faz presente no anime.

Com isso, de forma simples e significativa a história ganha novos contornos. Com uma fotografia mais cinza acompanhada por uma trilha minimalista e melancólica, tudo vai se encaminhando para momentos mais introspectivos daqueles que todos já tivemos pelo menos uma vez na vida sobre seguir outro caminho ao invés do escolhido, algo que o filme retrata com uma sequência singela e, ao mesmo tempo, arrebatadora.

Desse modo, Look Back surpreende com todo seu conteúdo que em menos de uma hora emociona e deixa o público pensativo por dias. É uma pena que a animação tenha tido tão pouco tempo nas telonas. No entanto, sua chegada ao catálogo do Prime Video abre as portas para um público ainda maior, pronto para se emocionar com essa obra poderosa e, quem sabe, olhar para trás com uma nova perspectiva sobre a vida.

Ficha técnica:

  • Ano de lançamento: 2024
  • Gênero: drama
  • Duração: 58 min
  • Criador: Tatsuki Fujimoto
  • Diretor: Kiyotaka Oshiyama
  • Estúdio: Studio Durian

Assista ao trailer de Look Back:

Conteúdo relacionado:

Fique por dentro das novidades!

Veja Também!

Publicidade
Share.
Marcus Alencar

"Palavras importam! Uma morte, uma ondulação e a história mudará em um piscar de olhos"

Exit mobile version