Chainsaw Man era um dos animes mais esperados do outono de 2022. Muitos estavam empolgados com a ideia de ver personagens como Denji e Makima ganharem vida na animação. A obra consegue trazer a intensidade do mangá, o humor atrevido, lutas brutais e estabelecer seus mistérios no pouco tempo em tela que tivemos, 12 episódios nesta primeira temporada, utilizando-se de arquétipos já conhecidos e conveniências de roteiro para tal. A direção de Chainsaw Man é de Ryu Nakayama, Tatsuya Yoshihara e Shingo Yamashita e animação do requisitado Studio Mappa. 

Chainsaw Man segue Denji e seu companheiro Demônio da Motoserra Pochita. Eles esperam obter fundos suficientes para pagar uma dívida enorme que o pai de Denji deixou para seu filho pagar matando demônios. No entanto, Denji e Pochita são emboscados, traídos e assassinados pela yakuza que está em conluio com o Denônio Zumbi. Pochita faz um sacrifício honroso e dá a Denji seus poderes e Denji se torna o Homem da Serra Elétrica e derrota o Demônio Zumbi e a yakuza. No dia seguinte, Makima e alguns funcionários da Segurança Pública chegam e oferecem a Denji a oportunidade de trabalhar para eles em troca de uma vida de luxos. O enredo se move como você esperaria depois disso. Denji conhecerá novos Caçadores de Demônios e derrotará vários demônios ameaçadores.

Publicidade

Embora Chainsaw Man não seja uma obra perfeita, é de boa qualidade. No primeiro momento podemos achar que ela segue o padrão shonen de sempre: protagonista barulhento e destemido, amigo caladão e sombrio, interesse amoroso que move o protagonista… e isso realmente acontece na obra. Porém o ponto de maior qualidade de Chainsaw Man é o abuso da brutalidade e visceralidade dentro destes arquétipos. Denji não apenas encontrará demônios, mas também caçadores de demônios desonestos e mais yakuzas com o objetivo de derrotá-lo. Essas situações sempre parecem intensas, dando aos espectadores uma pressão sólida para cada batalha. Denji e seus aliados não deixam ninguém ileso. Você será saudado com muitos visuais de pesadelo e sangue coagulado. 

Os personagens têm seus altos e baixos. Denji começa como esse pateta ingênuo e simpático. Muitos podem se relacionar com sua triste situação envolvendo seu estilo de vida pobre e o pagamento de uma dívida deixada por seu pai cruel. No entanto, sua transição para se tornar um delinquente que persegue fantasias sexuais pode não ressoar nas pessoas que valorizavam sua integridade. Mas por trás de seu desejo por atividades sexuais, encontra-se um personagem com um coração enorme. Mesmo que não admita, Denji realiza vários atos heróicos salvando vidas e cuidando de seus amigos.

Os outros personagens cumprem seus papéis com respeito. Infelizmente, alguns não receberam tanto desenvolvimento quanto deveriam. No entanto, todos eles desempenharam um papel substancial na trama. Podemos destacar o senpai caladão Aki, que tem um objetivo bem claro desde o início da série, e a misteriosa chefe Makima, que utiliza poderes perversos a tem um comportamento misterioso. Seria intrigante ver o anime revelar gradualmente mais detalhes sobre ela e seu passado, possíveis contratos demoníacos e razões para perseguir Denji.

Se os personagens são o ponto alto, a animação é o ponto mais baixo de Chainsaw Man. Isso não quer dizer que tudo parecia estranho ou chocante. O Studio Mappa fez um excelente trabalho ao capturar o realismo nos movimentos de nossos personagens, conversas e interações com o mundo que eles habitavam. No entanto, quando a série se inclina para sua natureza fantástica, os problemas começam a se revelar. Muitas lutas acabaram tendo algo de negativo nas transições da animação em CGI e 2D. A batalha de Denji com o demônio da Eternidade vem logo à mente quando tocamos nesse assunto.

Quanto à trilha sonora, Chainsaw Man não decepciona. A música eleva cada luta, mesmo aquelas que não foram as melhores do ponto de vista da animação. Somos recebidos por muitos momentos em que o som desempenha um papel em tornar as situações mais vivas. Algumas cenas incluem Aki limpando seu apartamento para Denji e Power comprando refrigerantes em máquinas de venda automática. Eles carregam um nível de realismo que eu não esperava vir de um anime centrado em ação como este. Foi uma mudança maravilhosa de ritmo em comparação com outras obras.

O anime mostra alguma essência de conveniência de enredo e tópicos recauchutados. Há muitos mistérios criados sem serem contemplados, deixando pontas para a próxima temporada. O que de fato não é ruim. A aparência e as habilidades do Demônio da Arma? O que está atrás da porta nos sonhos de Denji? Qual o objetivo da Makima? Chainsaw Man ainda não respondeu estes mistérios, mas conseguiu criá-los de maneira positiva dentro do seu enredo.  Foi bem curioso descobrir como este universo funciona, apesar de não ser também nenhuma novidade. Um mundo coabitado por demônios, e cada um deles existir conforme o medo que os humanos têm de certas coisas é um pressuposto que alimenta a imaginação do espectador com o que mais pode acontecer na série. 

No geral, a primeira temporada de Chainsaw Man foi um passeio divertido e emocionante. Não teve uma animação perfeita nem uma narrativa sólida. Seus personagens também podem parecer uma mistura. No entanto, o programa cria uma configuração notável para eventos futuros e deixa os espectadores com várias perguntas. Uma primeira temporada satisfatória.

Publicidade
Share.
Daniel Gustavo

O destino é inexorável.

Exit mobile version