Quem nunca parou um segundo (ou mais) para prestar atenção no mundo a sua volta? Com a vida agitada das grandes cidades se torna cada vez mais um desafio prestar atenção na variedade de acontecimentos muitas vezes protagonizados por personagens únicos do dia a dia. No entanto, cabe aqueles com o dom da escrita fazer um registro do real e assim compartilhá-lo da melhor forma possível. E qual a melhor forma senão uma coletânea de crônicas escritas de forma simples, leve e bem-humorada? Esse é o caso do livro CBTU – Crônicas a Bordo de um Trem Urbano, primeira publicação da escritora Vanessa Barros que apresenta diversas histórias ocorridas nas estações de trem de Minas Gerais.

Lendo este livro, você tem a sensação que encontra praticamente todo tipo de história. Há desde o caso do trem fantasma, do veterano de guerra saudosista, do colega que faz aniversário ontem ou da médica que não quer pagar a passagem. É uma diversidade tão grande nestas histórias que o facilmente o leitor se perderá nestas páginas tamanha a diversão e curiosidade instigada. Muito disso se deve ao fato da escritora consegue utilizar elementos diferentes para suas crônicas. Em alguns momentos, o leitor se sentirá apreensivo, ansioso e até mesmo surpreso.

Com experiência enquanto funcionária da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) aliada a sua formação na área de psicologia, a escritora apresenta um conjunto de crônicas em que funcionários ou usuários assumem o protagonismo. E o misto de formação profissional e humanística se tornam perceptíveis na forma como a própria autora descreve cada relato. Afinal, são áreas ligadas diretamente ao convívio com pessoas. Inclusive, vale ressaltar que as crônicas são baseadas em relatos pessoais, porém ficcionalizados. Por descrição e respeito aos seus colegas, todos os nomes utilizados são fictícios.

Acredito que este primeiro volume de crônicas merece ser lido não só por todos mineiros, mas também por cada pessoa que vivencia outros tipos de histórias durante a utilização de transporte público. Por esse mesmo motivo, recomendo também a leitura do próximo volume que está sendo lançado esse ano com o nome de Crônicas a Bordo de um Trem Urbano – A Viagem Continua pela All Print Editora. Tenho certeza que será uma viagem duplamente agradável e interessante.

Publicidade

Adicione este livro à sua estante!

Publicidade
Share.
Marcus Alencar

"Palavras importam! Uma morte, uma ondulação e a história mudará em um piscar de olhos"

Exit mobile version