Alienígenas, deuses mitológicos, mutantes ou apenas humanos extremamente habilidosos sempre salvaram o mundo nas histórias em quadrinhos e em suas adaptações para o cinema.  Algumas pessoas se identificam com eles por diferentes motivos e, talvez, o principal deles seja por esses personagens possuírem características humanas. Em Shazam!, de Jorge Viveiros de Castro, os leitores terão a oportunidade de explorar essa outra faceta desses seres cada vez mais presentes no imaginário da cultura pop.

No livro, por meio de uma antologia de crônicas curtas, somos apresentados aos dilemas e desafios enfrentados pelos super-heróis em seu cotidiano. Com essa proposta, o autor faz as mais diversas reflexões, captando principalmente os sentimentos ocultos por trás das máscaras e identidades secretas que regem a vida deles.

Quem tiver interesse em ler Shazam! deve saber que seu principal público-alvo são pessoas que já possuem um conhecimento específico a respeito das publicações de grandes editoras, como Marvel e DC. No entanto, isso não exclui a possibilidade de quem conhece esse universo apenas pelos filmes e séries ter uma boa experiência também.

Outro ponto positivo é o conteúdo leve e de fácil entendimento.  Aliado a isso, o texto ainda chama a atenção pela construção de argumento inspirada e até mesmo poética antes de chegar diretamente ao assunto, como, por exemplo, no capítulo em que o autor compartilha seu olhar sobre o Homem-Aranha:

“Como uma aranha, meticulosamente, tecemos as tramas do nosso destino. Involuntários, metódicos, desavisados, construímos e alimentamos a teia de acasos que nos conduz, fio a fio, ponto a ponto, do infinito ao por fim”

Enfim, caso o intrépido leitor resolva se aventurar pelas páginas de Shazam! fica o aviso de que com certeza encontrará uma publicação interessante, bem escrita e com muitas referências que o levarão para o infinito e além de sua memória nerd. Tudo isso com poucas palavras, pois, como o próprio título faz questão de lembrar, alguns super-heróis só precisam de apenas uma para se tornarem algo extraordinário.

Adicione Shazam! à sua biblioteca!

Quer continuar por dentro das novidades? Então siga o canal do Quarta Parede no WhatsApp e não perca nada!

Publicidade
Share.
Marcus Alencar

"Palavras importam! Uma morte, uma ondulação e a história mudará em um piscar de olhos"

Exit mobile version