Antes de Matt Reeves assumir a direção de ‘Batman’, Ben Affleck iria dirigir e estrelar uma adaptação do herói, com um roteiro escrito por ele e Geoff Johns (‘Stargirl’).

No entanto, o astro acabou desistindo do projeto após relatar uma péssima experiência nos bastidores de ‘Liga da Justiça‘. Depois disso, a Warner Bros contratou Reeves para comandar o projeto.

No fim das contas, o diretor e sua equipe criativa decidiram reformular o roteiro escrito por Affleck e fazer uma história independente, sem ligações com o DCEU.

Durante uma entrevista para a EsquireReeves explicou porque descartou o roteiro idealizado por Affleck.

Publicidade

“Embora fosse uma visão muito válida para o personagem, estava muito dirigido à ação. Estava profundamente conectado ao DCEU, com outros personagens importantes de outros filmes e outros quadrinhos surgindo. Quando li esse roteiro, percebi que não se encaixava com o que eu pretendia fazer com o Batman.”

O filme de Affleck mostraria o herói lutando contra o Exterminador (Joe Manganiello), mas também daria início à uma trama envolvendo a Legião do Mal, liderada por Lex Luthor (Jesse Eisenberg) – como na cena pós-crédito do filme da Liga da Justiça da versão de Joss Whedon. Já o ‘Batman’ de Reeves acompanha o herói em seu primeiro ano atuando como vigilante, e é uma história mais concentrada na investigação do herói sobre a crescente criminalidade na cidade de Gotham.

Por fim, Reeves disse que o filme de Affleck daria muito certo se fosse dirigido pelo próprio ator, mas que ele não conseguiu se identificar com a proposta.

“Parecia muito pessoal para mim, então não me identifiquei com a trama. Acho que daria muito certo se Affleck continuasse no projeto. Mas, na minha visão, eu queria mostrar um Batman mais estratégico e metódico, ainda que ele seja violento, ele é um detetive. Eu sempre ansiei por explorar esse lado dele.”

Lembrando que ‘Batman‘ estreia em 03 de março e terá duração de 176 minutos (2 horas e 56 minutos), tornando-o o filme mais longo do personagem. Até então, o mais longo era ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge‘, com 2 horas e 45 minutos, seguido por ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas‘ e ‘Batman vs. Superman‘, ambos com 2 horas e 32 minutos.

Em entrevista, Reeves comentou que o longa será diferente dos filmes anteriores e não se apresentará como uma tradicional história de origem, como já vimos no passado. Conforme ele explicou, o longa fará referências às suas origens, mostrando uma perspectiva muito mais emocional e complexa.

“Eu senti que vimos muitas histórias de origem do personagem. Parece que as coisas vão cada vez mais longe nessa fantasia, e eu pensei ‘bem, um lugar onde ainda não estivemos é fundamentando-o da maneira que os quadrinhos Ano Um faz, chegando direto em um jovem Batman, não sendo um conto de origem, mas referindo-se às suas origens e abalando-o até o âmago. Você pode fazer com que sua história seja muito prática, mas também pensei que poderia ser o filme do Batman mais emotivo já feito.” 

Além de Pattinson no papel principal, o elenco conta com Andy Serkis (Alfred), Zoe Kravitz (Mulher-Gato), Jeffrey Wright (Comissário Gordon), John Turturro (Carmine Falcone), Peter Skarsgaard, Jayme Lawson, Gil Perez-Abraham, e os irmãos Max e Charlie Carver.

Publicidade
Share.
Exit mobile version