Na madrugada desta segunda-feira (28), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas se pronunciou sobre o tapa dado por Will Smith em Chris Rock. Em seu Twitter oficial, a instituição se posicionou; veja:
The Academy does not condone violence of any form.
Tonight we are delighted to celebrate our 94th Academy Awards winners, who deserve this moment of recognition from their peers and movie lovers around the world.
— The Academy (@TheAcademy) March 28, 2022
Publicidade
“A Academia não tolera violência de qualquer forma. […] Temos o prazer de celebrar nossos vencedores do 94º Oscar, que merecem este momento de reconhecimento de seus colegas e amantes do cinema em todo o mundo“, diz o comunicado.
Também na manhã de hoje, a CNN informou que o comediante não prestará queixas contra o mais recente vencedor do Oscar como melhor ator. Segundo o site, o comediante se recusou a registrar um boletim de ocorrência: “As entidades investigativas do LAPD estão cientes de um incidente entre dois indivíduos durante o Oscar”, anunciou o departamento da polícia em comunicado.
De acordo com a Variety, os representantes de Smith chamaram ele durante o intervalo da premiação.
Pouco depois, Smith foi premiado com o Oscar de Melhor Ator e, em seu discurso, falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington. Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Academia pelo episódio da agressão.
[Atualização, 28/03/2022, às 17:50h]
Em uma declaração mais recente, um porta-voz da Academia disse o seguinte:
“A Academia condena as ações do Sr. Smith no show de ontem à noite. Iniciamos oficialmente uma revisão formal em torno do incidente e exploraremos outras ações e consequências de acordo com nossos Estatutos, Padrões de Conduta e as leis da Califórnia.”
A reportagem observa que, neste momento, não se espera que Will Smith tenha que devolver o Oscar que acabou de ganhar de Melhor Ator, por seu papel como Richard Williams na cinebiografia King Richard. O retrato de Smith do pai de Venus e Serena Williams das estrelas do tênis rapidamente se entrelaçou com a vida real durante o discurso de aceitação do ator.
A 94ª edição do Oscar aconteceu neste domingo (27), no Teatro Dolby, em Los Angeles. Confira a lista completa de vencedores da noite aqui.