A data do Halloween é uma ocasião perfeita para consumir algumas pérolas do gênero terror. Seja em livros, filmes, quadrinhos ou games, é sempre bom tomar uns sustos para ativar a adrenalina e experimentar sentimentos mais intensos. Entretanto, acho que o Dia das Bruxas é uma data perfeita para determinados tipos de filmes. Existem longas de terror que são bons em qualquer época do ano e são verdadeiras obras primas. Existem outros que são incrivelmente bons, mas eles ganham um ar especial nessa data. Aqui eu coloco alguns filmes realmente bons, outros nem tanto, mas todos perfeitos para a data onde estamos querendo ver sangue falso, alguns sustos baratos e jogar pipoca no coleguinha do lado que está se escondendo atrás da almofada do sofá. Estou falando de assassinos malucos, monstros escabrosos, lendas urbanas, lobisomens, vampiros e seres sobrenaturais clássicos, e, se o humor estiver na vibe, ainda sobra tempo para um ataque alienígena. Filmes que vão garantir uma experiência divertida para ver com o mozão e os amiguinhos.

Psicose (1960)

Publicidade

Raul, você é maluco? Acaba de dizer no último parágrafo que vai indicar filmes super pops para ver com a galera e o primeiro item da lista é um clássico, preto e branco, do cinema. Ai que você se engana, meu caro leitor e leitora. Psicose é um filme absurdamente pipoca, mas isso não significa que não seja uma obra prima. Apesar de ser lançado nos anos 60 o filme possui um ritmo incrivelmente ágil e trabalha com um tema que se tornou o clichê absoluto dos filmes do Halloween: o assassino psicopata. Parece que Alfred Hitchcock fez esse filme ontem de tão atual e detalhadamente pensado que é feito. Não deixe o ar de clássico te afastar dessa belezinha de filme.

Sexta Feira 13 (1980)

Óbvio que teria que ter um clássico Jason aqui. Mas nada de reboots ou continuações toscas, eu estou falando do primeiro filme de todos. Se você nunca viu este filme em específico não procure mais nada sobre ele. Apesar de ser onde nasceu o mito de Jason esse certamente não é o filme que você espera ver. Surpreendentemente uma história que não é um clichê. O seu ritmo é bem mais lento do que os filmes de terror atuais, então é preciso ter certa paciência com ele no começo. Um título obrigatório para qualquer fã do terror, pois fundamentou os clichês do subgênero “terror da cabana”.

O Enigma de Outro Mundo (1982)

Uma peça que é clássica e que também acho um tanto obrigatório para os amantes do terror. O filme é baseado num conto chamado “Who Goes There?”. Originalmente ele foi feito como um filme em preto e branco, depois surge esse remake ultra violento e com monstros alienígenas que nunca vão sair da sua cabeça. Tivemos mais um remake em 2001, mas não chega aos pés dessa belezinha que está na lista. Um filme que também tem um ritmo mais demorado em seu início, mas logo deslancha numa trama que vai te fazer prender o fôlego e até passar mal. Um filme que nunca vai sair da sua cabeça.

A Hora do Pesadelo (1984)

Outro clássico obrigatório que deve ser visto com um grupo de amigos. Essa é mais uma das franquias que foi esticada até o limite, mas não tenha preconceitos, pois o primeiro longa é realmente bom e te faz entender porque o personagem de Fred Krueger se tornou tão icônico. Outra coisa bacana é ver o extremamente jovem Johnny Deep começando sua carreira no cinema. Roteiro e direção do genial, e infelizmente falecido, Wes Craven, que marcou o cinema de terror com seus conceitos geniais e completamente apavorantes. Fred é um deles.

A Hora do Lobisomem (1985)

Como não haveria uma história de Lobisomem numa lista de Halloween e como não haveria um filme baseado no Stephen King? Uma aventura bem no estilo It, uma criança numa cidade pequena lidando com um monstro que os adultos não levam a sério, no caso um licantropo. O filme é super divertido e se sustenta bem até hoje, principalmente para quem está adorandoo retorno desse estilo de filme de terror dos anos oitenta. O livro foi recentemente republicado pela Suma das Letras com ilustrações de arrepiar cada pelo do seu corpo.

Os Garotos Perdidos (1987)

O diretor Joel Schumacher ficou marcado no mundo nerd pelos seus filmes do Batman. Antes de virar chacota ele dirigiu umas obras bem legais e dentre elas temos Os Garotos Perdidos, que ao mesmo tempo consegue ser um ótimo filme de Dia das Bruxas e uma síntese dos anos 80 em termos de estética e roteiro. Já é possível ver muitas coisas dos visuais que foram utilizadas nos filmes do Batman neste filme, mas, desta vez, com um contexto onde fazem sentido e compõem a história. Dois irmãos se mudam com a mãe divorciada para uma cidade estranha e bastante perigosa, logo descobrem que o local está sendo atacado por uma gangue de vampiros motoqueiros. Divertido, sustos bobos e absurdos oitentistas deliciosos.

Ataque dos Vermes Malditos (1990)

É obrigatório ter um filme de monstro nesta lista, e dos bons. Para começar temos Kevin Bacon como um dos protagonistas, vive numa cidade pequena no meio do deserto que, subitamente, começa a ser atacado por vermes gigantescos e pré-históricos. Um filme que consegue ser bastante divertido e, ao mesmo tempo, tenso com situações realmente criativas. O filme é feito com carinho e muito bem executado, fazendo você realmente temer os gigantes minhoquentos que vivem de baixo da terra.

O Enigma do Horizonte (1997)

Como não ter um filminho espacial aqui. Um site que carrega o nome nerd tem a obrigação social de misturar ficção científica e terror sempre que possível. Para ser honesto esse nem é um filme tão bom, mas acho que ele se enquadra perfeitamente  nesta lista e trabalha diversos conceitos interessantes. Temos muitas ideias comuns aos fãs de H.P Lovecraft combinado com uma estética bem similar ao Alien. Uma equipe viaja pelo espaço para encontrar uma nave que havia sumido depois de entrar num portal interdimensional. Ela volta misteriosamente e precisa ser resgatada, mas algo mudou depois que ela fez essa pequena viagem. Uma misturinha de ótimas ideias do mundo pop nerd que gera um filme divertido para ver com os amigos, umas pipocas e cerveja. Quem sabe uma pizza se estiverem com muita fome.

Mama (2013)

Duas garotas são achadas vivendo em estado selvagem, são acolhidas por um casal que decide cria-las. O problema começa quando percebem que uma entidade acompanha as duas irmãs. Um filme divertido e uma boa história de assombrações e coisas do gênero, algo que estava faltando até agora nesta lista. Não se trata de uma obra prima, e nem de um longa muito memorável, mas enquanto estiver assistindo vai cumprir perfeitamente o propósito de entretenimento assustador que você está buscando nessa lista.

O Babadook (2014)

Um filme que passou despercebido por muita gente, mas que saltou aos olhos de vários fãs de terror ao redor do mundo, Babadook. Um filme australiano da diretora Jennifer Kent que criou uma espécie de novo bicho papão que passa a aterrorizar uma mãe e seu filho. Acredito que ele se encaixa na temática dessa lista, pois trabalha com esse conceito do medo daquilo que está no final do corredor escuro ou se escondendo atrás de uma porta. O tipo de longa que encaixa para qualquer época do ano, mas aproveite a vibe de terror e dê uma chance para essa pérola que rompe com vários clichês que você espera de um filme desses. O cinema de terror está precisando de mais filmes assim. 


Espero que você reúna o seu pessoal e assista alguns desses títulos. Deixem nos comentários quais que você já viu e quais você verá neste dia das bruxas. Se tiver um tempinho deixe também quais outros filmes poderiam ter entrado aqui. Dependendo de quando você está lendo essa listinha nós já lançamos nosso podcast especial de Dia das Bruxas e com toda certeza você deve ouvi-lo.

Publicidade
Share.
Raul Martins

Autor dos livros Cabeça do Embaixador e Onde os sonhos se realizam

Exit mobile version