Quem acompanha as notícias da cultura pop já deve ter percebido um certo padrão em 2022. Desde o início do ano alguns brasileiros notáveis estão ganhando cada vez mais visibilidade internacional na música, cinema e streaming.  Algo assim certamente não pode cair no esquecimento, muito menos de forma rápida. Para que isso não aconteça, vamos relembrar esses destaques recentes e olhar a trajetória que os levou até esse ponto de virada.

Wagner Moura

Publicidade

Com uma carreira estabelecida nacional e internacionalmente, Wagner Moura está sempre sendo chamado para projetos interessantes e diferentes entre si. Até o momento é possível encontrar seu nome confirmado em quatro produções: o sci-fi distópico “Civil War” do diretor Alex Garland (Ex_Machina: Instinto Artificial), a série Shining Girls da Apple TV em que atuará ao lado de Elisabeth Moss, o suspense The Gray Man e a animação Gato de Botas: O Último Pedido.

Para quem já acompanha a carreira dele, essas novidades não são uma surpresa tão grande. Afinal, talento e currículo ele tem de sobra. Fazendo uma viagem no tempo, com parada no ano de 2013 vemos o início dessa trajetória no exterior com a participação dele em Elysium, filme do cineasta Neill Blomkamp. Depois disso veio a oportunidade do ator brilhar na Netflix, primeiro como protagonista vivendo o narcotraficante colombiano Pablo Escobar em Narcos (2015-2017), Juan Pablo Roque em Wasp Network: Rede de Espiões (2019) e o diplomata brasileiro Sergio Vieira de Mello em Sergio (2020).

Maria Fernanda Cândido

Com estreia prevista para 15 de abril, Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore chegará aos cinemas com mais uma aventura dentro do universo de Harry Potter. No elenco, além dos nomes de Jude Law, Mads Mikkelsen e Eddie Redmayne temos também a presença de Maria Fernanda Cândido como a bruxa brasileira Vivência Santos. Ela interpretará a diretora da Escola de Magia e Bruxaria de Castelobruxo. Pelo trailer, será uma participação pequena, mas nada impede que vejamos novamente a atriz em outras produções estrangeiras voltadas para o grande público.

Segundo o IMDB, consta em seu currículo participações em produções italianas como o drama O Traidor (2019) e o thriller Bastardi a Mano Armata (2021), isso sem falar nas novelas de sucesso em que ela esteve na Rede Globo. Ainda de acordo com o site, isso é só o começo já que a atriz integra o elenco de La Chambre des Merveilles e Vermelho Monet, filmes em estágio de pós-produção. De certo modo, é como se fosse um retorno aos seus trabalhos mais conhecidos na televisão brasileira como é o caso de Terra Nostra (1999-2000) e Esperança (2002), novelas em que ela interpretou personagens de origem italiana.

Bruna Marquezine

Da adaptação de literatura fantástica para os filmes de super-heróis temos Bruna Marquezine confirmada recentemente no elenco de Besouro Azul. Ela interpretará Jenny, interesse amoroso de Jaime Reyes/Besouro Azul, Xolo Maridueña (Cobra Kai), e possivelmente dividirá o protagonismo com ele. Ainda não há mais detalhes sobre a trama principal já que ainda há parte do elenco sendo contratado. No entanto, como o filme tem estreia prevista para agosto de 2023 é bem provável que em breve tenhamos mais informações sobre o que esperar desse novo projeto da Warner/DC. Enquanto isso, se você quiser saber mais sobre esses personagens que não são muito conhecidos pelo grande público recomendo acessar o canal do Setor 2814 e ver um vídeo sobre como poderá ser essa adaptação e o que podemos esperar dela.

Também conhecida pelo seu trabalho em novelas da Globo, essa não é a primeira vez que vemos o nome da Bruna Marquezine envolvido em uma adaptação de quadrinhos da DC para o cinema. A atriz fez teste para ser a Supergirl em Flashpoint, mas não pôde ficar com o papel. Na época, as barreiras entre os países estavam mais estreitas por conta da pandemia do novo coronavírus e Sasha Calle, que também impressionou nas audições, foi contratada. No episódio “Quem tem síndrome da impostora?” do podcast Mamilos ela comenta sobre isso e muito mais.

Anitta

Não há dúvidas que o mês de março ficou marcado pela Anitta sendo a primeira artista brasileira a chegar ao topo da parada global do Spotify, um dos maiores serviços de streaming do mundo. Obviamente esse sucesso não veio da noite para o dia e, assim como outros exemplos de brasileiros ganhando visibilidade no exterior, ela veio conquistando uma vitória por vez até ter a música “Envolver” alcançando a marca de 6 milhões de reproduções em apenas um dia. Além disso, o clipe de Anitta se tornou o 8º vídeo de música mais visto no mundo no YouTube.

O mais curioso de todo esse feito histórico está no fato de que “Envolver” não é uma música tão recente já que o hit foi lançado no final de 2021. Tudo mudou depois que a cantora esteve no “The Tonight Show” do apresentador Jimmy Fallon em que além de se sair bem na conversa cantou “Boys Don’t Cry”, seu single mais atual. Depois disso, foi questão de tempo para que o nome dela crescesse nas pesquisas. No entanto, o ponto de virada, segundo o especialista em empreendedorismo e marketing Fernando Vitti, foi uma trend no Tik Tok chamada “El paso de Anitta” que viralizou e tornou a música tão famosa.

E o futuro ?

Enfim, estamos apenas no começo do ano e nada impede que outros nomes sejam acrescentados nessa lista, até porque o talento desses e muitos outros artistas abriu o caminho pra isso. Por esse motivo é que existe uma grande possibilidade  de um futuro promissor.

Publicidade
Share.
Marcus Alencar

"Palavras importam! Uma morte, uma ondulação e a história mudará em um piscar de olhos"

Exit mobile version