Desde que H.G. Wells escreveu seu livro Máquina do Tempo, o tema ficou completamente cravado no mundo nerd. O conceito é completamente fascinante, e cria inúmeras possibilidades de histórias. Impedir eventos históricos, matar alguém no passado e alterar o futuro e tudo mais. Diversos clássicos nerds envolvem essa temática, como Exterminador do Futuro (já fizemos um TarjaCast sobre ele aqui), Os Doze Macacos, Star Trek e quase todos os quadrinhos dos X-Men. De Volta para o Futuro foi uma das primeiras obras que romperam com a ideia de eventos grandiosos, e usou a viagem no tempo para falar de gente comum numa vida ordinária, e esse foi seu grande trunfo. Por isso ele é tão amado até hoje. Nesta lista, trouxe filmes que usam o conceito de viagem no tempo de forma inusitada, ou simplesmente são muito bons, mas não possuem a devida atenção que merecem.
About Time
Talvez o melhor desta lista. Imagine descobrir ainda novo que tem poderes de viajar no tempo pelo simples fato de querer. Dessa forma é possível ir e voltar em diversas situações da sua vida e revivê-las, ou modificá-las. Falei dele aqui na lista de Comédias Românticas para quem Não Gosta de Comédias Românticas. Um longa sensível, filosófico, emocionante e engraçado. O tipo de filme que vai marcar sua vida e fazer repensá-la.
Sem Segurança Nenhuma
Um grupo de repórteres de uma revista descobre um anúncio no jornal de um homem que deseja ajuda para uma viagem no tempo. Com o intuito de fazer uma matéria sobre um possível maluco, o grupo chega ao local, mas cada vez mais parece que o tal homem está falando sério. O filme tem uma pegada bem indie e foge de todos os clichês convencionais que esse tipo de trama poderia ter. A proposta do filme é descobrir aos poucos o porquê da viagem e como ela acontecerá. É muito mais sobre a preparação do que sobre a conclusão.
Em Algum Lugar no Passado
Uma história sensacional de um casal impossível. Ele é dos anos 70 e ela da primeira década do século XX. Mas como eles se apaixonam? Ai que entra o ótimo roteiro onde ele precisa retornar ao passado para encontra-la. O protagonista é interpretado por Christopher Reeve (o Superman definitivo do cinema) onde ele mostra que é um excelente ator mesmo sem roupas colantes de Kripton. O tipico filme de derreter qualquer coração por mais frio que você seja.
Looper
Talvez o filme mais padrão nessa lista, quando tratamos de ficção cientifica. O filme se passa no futuro de 2074, onde muitas pessoas desenvolveram poderes e a viagem no tempo é uma realidade. A máfia usa essa tecnologia para despachar corpos e eliminar ameaças antes que elas possam prejudicar. O protagonista é interpretado por Joseph Gordon- Levitt e ao mesmo tempo por Bruce Willis (a versão do futuro). O roteiro é inteligentíssimo em brincar com as possibilidades da viagem do tempo e abraçar todos os problemas de lógica que esse tipo de história possui.
O Homem do Futuro
Um filme nacional muito interessante protagonizado por Wagner Moura, que faz um físico que consegue viajar no tempo para o início de sua faculdade, onde ele conheceu seu grande amor. O filme é sobre ter uma segunda chance em um momento definidor da vida. Como a maioria dos filmes que brinca com a volta ao passado, ele faz diversas piadas envolvendo eventos históricos específicos. O filme é muito interessante, mas acabou caindo no esquecimento, mesmo sendo super diferente e trabalhando com temáticas de um jeito que os filmes nacionais não fazem. A única coisa ruim desse filme é o roteiro fazer a gente acreditar que a máquina do tempo seria inventada numa faculdade brasileira. Claudio Torres é o roteirista e diretor desse filme, e também roteirizou Mulher Invisível.
Obviamente que existem diversos outros filmes sobre viagem no tempo, mas vocês conhecem alguns outros que se encaixam nesse estilo e não são tão conhecidos, como Efeito Borboleta, Feitiço do Tempo e ate mesmo o clássico cult Donnie Darko. Certamente haverá outra lista deste tipo, pois cada vez que você procura mais coisas vão aparecendo. Vamos considerar essa a primeira camada do inusitado para depois ir mergulhando mais e mais neste tema que nunca parece se esgotar.