Essa é uma lista complicada de se fazer. Mesmo que o Amigão da Vizinhança seja o personagem mais popular da Marvel, é um tanto complicado lê-lo no Brasil. Suas grandes histórias foram publicadas em sua revista mensal. Ele não é como o Batman, que tem diversas sagas fechadas que podem ser lidas individualmente. Parte da graça de ler Homem Aranha é acompanhar a seqüência das histórias como uma grande novela. Isso torna um pouco difícil de dar dicas de histórias, porque muitas são carregadas de cronologia, de anos, e algumas só podem ser achadas em revistas mensais, e no Brasil isso significa que algumas só saíram na época da Editora Abril. Seria necessário caçar essas edições nos sebos, e tal missão, para quem está só começando, é uma tarefa complicada.

Então qual vai ser a lógica dessa lista? Vou tentar unir duas coisas: facilidade de achar essas histórias hoje em dia, sendo elas histórias que não tenham uma carga absurda de cronologia, para que uma pessoa que não conhece muito de quadrinhos possa ler e entender sem muita dificuldade, e empolgar logo de cara. Aqui não teremos histórias ditas como as melhores, como “A morte da Gwen Stacy”, pois acredito que, para sua morte ser de fato impactante, é necessário ter noção da importância dela no universo do personagem. Aqui não é uma lista das melhores histórias, pois é necessário ter um conhecimento prévio de quadrinhos para apreciar algumas delas, e sim uma lista para quem quer começar.

Amazing Fantasy número 15

Aqui foi a primeira aparição do personagem e onde sua origem é contada. Curiosamente, essa era para ser a última edição da revista Amazing Fantasy (e de fato foi), e só por isso foi permitido que o Aranha fosse publicado, pois o editor da Marvel na época não acreditava que o personagem fosse vingar. A popularidade foi tamanha que ele ganhou uma revista mensal logo depois e finalmente Stan Lee e Ditko puderam trabalhar com o personagem que desejavam. Essa edição foi republicada diversas vezes no Brasil, e é bastante fácil achá-la. Se você lê bem em inglês é possível achá-la online de graça, distribuída pela própria Marvel. O Homem Aranha é um dos poucos personagens que tem sua origem respeitada, e com pouquíssima modificação, por isso é muito bom lê-la, além de ser uma boa história até hoje. Certamente uma das melhores histórias de origem de todos os tempos.

Publicidade

A saga do Planejador Mestre

Essa é considerada por muitos fãs como a melhor história do Homem Aranha. Tia May está sofrendo de um envenenamento radioativo e o único produto capaz se salvá-la foi roubado por um misterioso vilão. O Homem Aranha parte numa busca alucinada pelo tal “planejador mestre” e acaba enfrentando um dos seus maiores desafios. A história é uma das que melhor sintetiza o conceito do personagem e seu significado. Como se não fosse o suficiente, ela ainda apresenta dois personagens icônicos para a mitologia do Aranha. Essa pequena saga saiu completa em Biblioteca Histórica Marvel- Homem Aranha número 4. Esses volumes da coleção histórica não são tão simples de serem achados, mas provavelmente essa história será republicada na coleção da Salvat do personagem.

Como era verde meu Duende

O Duende Verde é o pior inimigo do Homem Aranha, e essa é a história eu começa a pavimentar esse conceito. Aqui temos a grande história que o coloca nessa posição. Também está presente em Biblioteca Histórica Marvel- Homem Aranha número 4, em Coleção Histórica Marvel- Homem Aranha 1 (que compila todas as grandes histórias com o Duende clássico) e Grandes Clássicos do Homem Aranha Volume 1. Uma história perfeita para entender essa rivalidade e outras grandes sagas importantes que envolvem o personagem.

Homem Aranha Azul

Uma história em três edições especiais, mas foi republicada pela Salvat e Panini, que justamente remonta esse período clássico do personagem que citei acima. É como uma revisitação dessa era de ouro do personagem com um olhar mais maduro e melancólico. Uma história que é naturalmente boa, mas fica melhor depois de ter lido as edições acima. Ela atiça a curiosidade de buscar mais coisas desse período, mas ao mesmo tempo explica muita coisa do Aranha para quem acabou de chegar. Acaba sendo uma das melhores histórias do personagem tanto para quem já leu de tudo e para quem leu muito pouco.

Poder e Responsabilidade (Homem Aranha Ultimate)

O universo Ultimate foi à forma da Marvel atualizar seus heróis para o século XXI sem fazer um reboot de todo seu universo. Eles simplesmente criaram um universo paralelo onde podiam testar as mudanças que desejavam fazer. O Homem Aranha foi o primeiro a ser testado e é uma maravilha. Na verdade, toda a saga de Peter no universo Ultimate é incrível, e, se possível, leia ela toda. Para começar, tente pegar o primeiro arco “Poder e Responsabilidade”, que foi republicada pela Salvat e também pela Panini. Basicamente você verá a origem do personagem nesse novo mundo de forma mais estendida, e com suas mudanças, mas ainda assim muito respeitosa com a obra original. É até possível que você se interesse mais pelo universo Ultimate do que pelo regular.

A morte de Jean Dewolff

Essa edição foi republicada pela Panini e talvez você ache estranho eu indicar a história da morte de uma personagem, sendo que o leitor nem vai conhecê-la. Para quem já lia as histórias com a chefe de polícia, sua morte foi bem sofrida, mas é possível gostar desta história sem conhecê-la. É uma das melhores histórias “pé no chão” do herói e temos uma ótima participação do Demolidor. Uma HQ mais realista e densa que mostra uma visão mais seca do Aranha.

A última caçada de Kraven

Uma das histórias mais pesadas do Homem Aranha. Kraven sempre foi um vilão galhofa do Aranha, mas nesta minissérie ele decide dar o golpe definitivo em seu inimigo.O Homem Aranha sofre como nunca aqui, e é uma HQ bem chocante para quem está só acostumado com a versão cômica do personagem.  Pode ser lida totalmente fora da cronologia (apesar de estar inserida nela), e saiu recentemente pela Panini e também pela Salvat, ambas em capa dura. Ela não possui nenhuma continuação nem nada do tipo. Perfeita para se ler, pois se fecha em si mesma.

A primeira metade de J. Michael Straczynski

Essa dica é uma coisa complicada, já que Michael é responsável por uma das piores histórias do Aranha de todos os tempos. Apesar disso, suas primeiras histórias são ótimas, pois consegue ao mesmo tempo serem simples, honra todo o arcabouço do personagem e evolui Peter como figura adulta. Uma de suas melhores sacadas foi colocar Parker como professor de colégio e transformar Tia May em uma figura mais ativa e menos vitima. A Salvat compilou essa parte boa de Michael em três encadernados. Um deles é da coleção capa vermelha do Homem Aranha (onde cada volume é sobre um personagem) e na coleção capa preta na ordem de “Homem Aranha de volta ao Lar” e “Revelações e Até que as estrelas esfriem”. Seria bom que eles fossem lidos nesta exata ordem. Todos são bem fáceis de achar.

Talvez muitos fãs me critiquem por não ter colocados alguns clássicos, mas como disse: essa não é uma lista sobre as melhores histórias, e também me preocupo com a facilidade de achá-las. Não vou mentir, existem alguns itens nesta lista que não são fáceis de encontrar, mas também não são impossíveis. Tentei colocar no que considero uma boa ordem de leitura, mas não se apegue muito nisso. Se achar os encadernados da Salvat primeiro não tem problema nenhum. Qualquer forma de começar é válida, mas acho que essa lista pode ser mais fácil de empolgar logo de cara e impede de você tomar um choque de decepção com alguma história ruim por ai. Na verdade se você achar qualquer uma das edições da Biblioteca Histórica ou Coleção histórica já é uma boa pedida. A primeira coleção compila as primeiras histórias em ordem cronologia, enquanto a segunda compila os volumes por temas. Exemplo: o primeiro é de grandes histórias com o Duende Verde, o segundo com Doutor Octopus e por aí vai.

Publicidade
Share.
Raul Martins

Autor dos livros Cabeça do Embaixador e Onde os sonhos se realizam

Exit mobile version