O que faz um vilão de cinema ser lembrado para sempre? As respostas são inúmeras: personalidade forte; frieza; carisma; a sede de sangue; aparência; uma máscara marcante; ou simplesmente a pura maldade. Não existe uma forma única para a criação de vilões, é justamente isso que deixa cada um deles com suas apaixonantes, aterrorizantes ou perturbadoras peculiaridades. Neste quadro, relembraremos semanalmente os grandes vilões do cinema que nos deram medo, provocaram ódio ou até mesmo admiração, devido algumas interpretações brilhantes de excelentes atores. Os Maiores Vilões do Cinema.

Caso perguntem a você: qual o maior predador aquático que existe, qual a sua resposta? Se você respondeu tubarão branco, então acertou! Ele se alimenta de peixes, golfinhos, tartarugas, focas e todos os outros animais que estiverem próximo ao seu perímetro no mar. No entanto, apesar de não comer carne humana, o animal ataca pessoas que estiverem por perto, pois ele as confunde facilmente com suas presas.

Esse foi o terror que aconteceu na pequena cidade de Amity, nos Estados Unidos. Alguns ataques ocorreram e o xerife local propôs o fechamento da praia até que capturassem o predador. Porém o prefeito se nega a aceitar a ideia, uma vez que essa decisão irá prejudicar a economia local, alegando que o feriado do dia 4 de julho se aproxima, data a qual atrai diversos turistas, e fechar a praia não está em seus planos. Após outros ataques e a omissão total do prefeito, o xerife resolve caçar o Tubarão em alto mar com dois parceiros, um ictiologista (zoólogo especializado em peixes) e um pescador local. Aqui, então, começa uma batalha para contê-lo, mas sem resultados. A criatura consegue eliminar todos, restando apenas o xerife. Com isso, inicia-se uma batalha pela sobrevivência entre ambos. 

O Tubarão entra na lista de vilões não-humanos, mais especificamente, na categoria monstros, apesar de ser uma animal. Tubarão (Jaws), dirigido pelo icônico Steven Spielberg no ano de 1975, é o filme onde a criatura aterrorizante se imortalizou. A imagem do grande tubarão branco comendo o barco ficou para sempre na memória dos espectadores, mostrando o grande êxito de Spielberg em conseguir traduzir todo o simbolismo que uma criatura precisa para realmente se tornar aterrorizante. No filme, Tubarão é muito mais do que um animal selvagem mortal, é uma força maligna dos mares que quer destroçar seus alvos, mostrando prazer em matar e destruir, em uma grande busca por sangue. E, claro, não podemos esquecer da enorme contribuição de John Williams na construção de todo o clima de suspense criado em torno da figura sombria com sua barbatana dorsal surgindo das águas, com sua trilha sonora marcante. Ouça-a logo abaixo. (Para saber mais de John Williams ouça o nosso episódio falando do grande músico dos cinemas)

Publicidade


Com o sucesso, Tubarão ganhou mais 3 continuações, porém somente o primeiro fora dirigido por Spielberg. Porém, o ser dos mares de dentes gigantes e afiados, ganhou diversos outros filmes envolvendo-o como o grande antagonista, graças a toda aura criada em cima do grande predador dos mares. O tubarão deixou de ser um simples animal perigoso da natureza para se tornar um grande vilão dos cinemas e  da realidade. Até hoje o tubarão branco é visto como uma grande ameaça aos humanos e, portanto, sofre por tal imagem, correndo até o risco de ser extinto.

 Apesar dos inúmeros outros filmes, nenhum conseguiu igualar o êxito comercial e de qualidade do primeiro filme. Olha que não foram poucas tentativas, de filmes A a B, do trash ao romântico, do rico ao pobre. Porém irei indicar dois filmes recentes que, em suas propostas, são boas produções envolvendo tubarões: Sharknado, um filme trash com doses cavalares de comédia, trazendo tubarões brancos para a cidade dentro de um tornado (isso mesmo!); e Águas Rasas, de 2016, estrelado por Blake Lively, trazendo um bom drama de suspense em um estilo meio Náufrago, com direito até a uma “Wilson” em forma de ave.

Tubarão conseguiu de forma maravilhosa roubar para si todo o medo que existia na época dos monstros do desconhecido fundo do mar, e, desde então, está eternizado na galeria de maiores vilões do cinema. Deixe nos comentários o que Tubarão significa para você, e nos vemos novamente no Maiores Vilões do Cinema no domingo que vem.


Compre produtos relacionados à Tubarão

Publicidade
Share.
Daniel Gustavo

O destino é inexorável.

Exit mobile version