Doutor Estranho no Multiverso da Loucura já estreou nos cinemas para a alegria dos fãs que não aguentavam mais esperar o retorno do Mago Supremo. Mas a primeira cena pós-créditos do filme está deixando muita gente confusa. Afinal, quem é o personagem misterioso que aparece?
A partir daqui traremos spoilers sobre a trama de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Continue por sua conta e risco!
Na primeira cena pós-créditos vemos Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) caminhando pela calçada quando uma mulher – interpretada por Charlize Theron (Mad Max: Estrada da Fúria e Atômica!) – sai de repente de um portal e o acusa de ter desencadeado uma incursão após usar o Darkhold. Ela o chama para resolver a confusão que ele mesmo criou e usa uma espécie de espada para abrir outro portal para uma dimensão desconhecida. Antes de segui-la através da passagem, o terceiro olho se abre na testa do Doutor Estranho e então a cena termina. Mas quem era essa mulher e o que ela pode significar para o futuro do Mago Supremo?
Ela é Clea Strange, uma habitante da Dimensão Sombria e que nos quadrinhos é sobrinha de Dormammu, o mesmo ser que foi derrotado por Stephen no primeiro filme durante aquela longa barganha. A personagem foi criada por Stan Lee e Steve Ditko e apareceu pela primeira vez em Strange Tales #126, publicada em novembro de 1964. Inicialmente, ela era conhecida apenas como “mulher cativa” ou “a misteriosa garota de cabelos prateados”. De aliada, Clea passa a discípula do Doutor Estranho e então torna-se sua esposa.
Com um vasto conhecimento sobre magia, ela possui diversas habilidades, entre as quais transmutação, teletransporte, levitação, controle da mente e criação de ilusões. Nos quadrinhos, Clea e Stephen já lutaram juntos para salvar o multiverso da ameaça de Galactus nas edições 15 e 16 de Doctor Strange (2019). Atualmente, a maga estrela sua própria revista mensal, Strange, onde ela assume o posto de Feiticeira Suprema da Marvel e protetora mágica da Terra após a morte de Stephen na minissérie de HQs A Morte do Doutor Estranho, de 2021.
Além dos quadrinhos, a personagem já apareceu na terceira temporada da série animada dos X-men (1995) no episódio 44: Um Mutante dos Diabos. Clea também participou de um filme live-action para TV intitulado Dr. Strange, de 1978, onde ela é uma mulher comum interpretada por Anne-Marie Martin. Por fim, a feiticeira marca presença em diversos jogos como Marvel Ultimate Alliance, MMORPG Marvel Heroes, Lego Marvel Super Heroes 2 e Marvel Future Fight.
O que a introdução de Clea Strange pode significar para o MCU?
Com a chegada de uma habitante da Dimensão Sombria, podemos descobrir mais a respeito desse reino misterioso que, apesar de ter sido apresentado no primeiro filme do Mago Supremo em 2016, não teve muitas explicações sobre o seu funcionamento. Sabe-se que essa é uma dimensão com energia poderosa que pode ser manipulada por alguns seres que possuem conexão com o lugar. A introdução de Clea pode nos mostrar mais o potencial dessa região misteriosa e o uso de seus recursos.
Também não podemos ignorar o terceiro olho que surge na testa do Doutor Estranho, o que mostra que de fato ele foi contaminado pelo Darkhold. De que forma isso irá afetá-lo? Qual papel Clea desempenhará caso o Mago Supremo venha a se tornar uma ameaça para o multiverso?
Por último, há o lado emocional de Stephen Strange. Em Multiverso da Loucura, vemos como sua relação com Christine Palmer (Rachel McAdams) é problemática em todos os universos e que isso o afeta intimamente. A presença de Clea pode significar um novo interesse amoroso para Strange e um meio de superar sua frustração com relação à Christine.
Porém, ainda vai demorar para sabermos como isso irá se desenrolar. O que nos consola é a certeza em saber que o MCU nos reserva mais aventuras do Doutor Estranho neste universo e provavelmente em muitos outros.
Confira nossa crítica sem spoilers de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura
Quer ficar por dentro de todas as nossas novidades? Então siga o canal do Quarta Parede no Telegram e saiba de tudo em primeira mão (t.me/quartap4rede)