Desde que a série Stranger Things se tornou um grande sucesso muito se falou dos monstros que eles usam para explicar alguns conceitos da história. Alguns acham que o RPG de papel e dados é um detalhe pitoresco dos anos 80, um jogo completamente esquecido. Obviamente isso é uma falsa ideia, pois pessoas continuam jogando e o universo de D&D nunca parou de ser expandido, modificado e publicado.

Para quem não sabe D&D é a sigla do jogo Dungeons & Dragons, um jogo onde os jogadores montam personagens e criam uma história conjunta que é coordenada pela figura do mestre que lança desafios para os heróis da aventura. Isso é o chamado RPG. Um jogo onde os jogadores criam personagens e entram numa aventura. Dungeons & Dragons é um sistema que emula um mundo medieval fantástico e é o exemplo mais clássico deste jogo. Existem outros sistemas que emulam outras realidades, como futurísticas, terror, detetive e tudo o que você possa imaginar.

Os personagens da série original da Netflix jogam no universo de D&D e usam alguns conceitos deste mundo fantástico para explicar as maluquices extra dimensionais que adentraram em suas vidas. O objetivo deste texto é mostrar o que são esses conceitos dentro do RPG para que você entenda porque os meninos criaram esses paralelos. Para quem joga vai ser divertido relembrar alguns destes monstros clássicos que já matamos com nossos paladinos, guerreiros e magos. Os textos em itálico são diretamente retirados dos livros oficiais de Dungeons & Dragons.

Demogorgon

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A Besta Sibilante e suposto Príncipe dos Demônios, Demogorgon anseia nada menos que desfazer a ordem do multiverso. Uma reunião insana de características e direcionamentos, o Príncipe dos Demônios inspira medo e ódio dentre outros demônios e lordes demônios.

Demogorgon tem a altura três vezes maior que a de um humano, seu corpo é tão sinuoso quanto o de uma serpente e tão poderoso quanto de um gorila. Tentáculos com ventosas tomam o lugar dos seus braços. Seu torso inferior sáurio termina em pés palmados com garras e uma cauda bifurcada tem suas pontas armadas com cruéis lâminas. O Príncipe dos Demônios tem duas cabeças de babuíno sinistras, ambas loucas. É exatamente o conflito entre as duas metades de sua natureza dupla que mantém as ambições do lorde demônio em xeque.

No mundo de D&D existem muitos demônios e criaturas celestiais. Um Príncipe Demônio é uma criatura extremamente poderosa e por isso os meninos ficam muito assustados quando ele aparece no jogo no primeiro episódio. Existe uma hierarquia bem complexa destes círculos infernais e muitos deles são plots de tramas para aventuras.

Mundo Invertido

Este termo se modificou muito com as republicações e novas versões de D&D. Atualmente ele é chamado de Umbra.

A Umbra, também chamada de Plano das Sombras, é uma dimensão de preto, cinza e branco onde praticamente todas as outras cores foram lixiviadas de tudo. É um local de escuridão que odeia a luz, onde o céu é uma câmara negra sem sol ou estrelas.

A Umbra sobrepõe o Plano Material de forma muito similar a Faéria. Colocando de lado a paisagem incolor, ela parece similar ao Plano Material. Pontos de referência do Plano Material são reconhecíveis na Umbra, mas eles estão retorcidos e deformados – reflexos distorcidos do que existe no Plano Material. Onde existe uma montanha no Plano Material, o traço correspondente na Umbra será uma formação rochosa chanfrada semelhante a uma caveira, escombros ou entulhos, ou talvez as ruínas desmoronadas de um grande castelo de outrora. Uma floresta na Umbra é escura e distorcida, seus galhos se alongam para agarrar os mantos dos viajantes e suas raízes se enrolam e encurvam para derrubar os passantes. Dragões das sombras e criaturas mortas-vivas assombram este plano sem vida, assim como outras criaturas que prosperam nas trevas, incluindo mantores e mantos negros.

Similar às encruzilhadas feéricas, as encruzilhadas sombrias são locais onde o véu entre o Plano Material e a Umbra é tão fino que as criaturas podem caminha de um plano para o outro. Uma mancha de sombra num canto de uma cripta empoeirada pode ser uma encruzilhada sombria, assim como uma cova aberta poderia ser. As encruzilhadas sombrias formam-se em locais tenebrosos onde espíritos ou o cheiro da morte persiste, assim como campos de batalha, cemitérios e tumbas. Elas se manifestam apenas na escuridão, se fechando assim que sentem o beijo da luz.

Em cantos remotos da Umbra, é fácil encontrar semiplanos horrendos governados por seres amaldiçoados de maldade terrível. O mais conhecido desses é o vale da Barovia, observado pelas torres espiraladas do Castelo de Ravenloft e governado pelo Conde Strahd von Zarovich, o primeiro vampiro. Seres da Umbra chamados de Poderes Negros criaram estes domínios como prisões para esses “lordes das trevas” e através da crueldade ou descuido, aprisionaram mortais inocentes nesses domínios também.

Existe toda uma versão alternativa de D&D para se jogar exclusivamente nesta versão maléfica do mundo. Na descrição do livro Ravenloft jogar na Umbra é como viver numa versão gótica de um mundo de fantasia medieval. É como uma versão terror do mesmo jogo com algumas regras modificadas. Existe toma uma mitologia explicando como este mundo sombrio surgiu e seu funcionamento interno.

Devorador de Mentes

Devoradores de mentes, também chamados de ilitides, são o flagelo das criaturas racionais em incontáveis mundos. Tiranos psiônicos, escravistas e viajantes interdimensionais, eles são pérfidos mentores que ceifaram raças inteiras para seus próprios fins distorcidos. Quatro tentáculos serpenteiam de suas cabeças de polvo, flexionando-se em antecipação faminta quando criaturas racionais estão próximas.

Em eras passados, os ilitides controlavam impérios espalhados por muitos mundos. Eles subjugavam e, consequentemente perverteram, raças inteiras de escravos humanoides, incluindo os githyanki e os githzerai, os grimlocks e os kuo-toa. Unidos por uma consciência coletiva, as tramas ilitides são tão abrangentes e malignas quanto suas mentes insondáveis podem conceber.

Desde a queda de seus impérios, ilitides reunidos no Plano Material tem residido no Subterrâneo. Devoradores de mentes possuem poderes psiônicos que permite a eles controlar as mentes de criaturas como trogloditas, grimlocks, quaggoths e ogros. Os ilitides preferem se comunicar por telepatia e usam sua telepatia quando emitem comandos aos seus escravos.

Quando um ilitide encontra uma forte resistência, ele evita o combate inicial à medida que ordena aos seus escravos que ataquem. Como extensões físicas dos pensamentos do ilitide, esses escravos interpõem-se entre o devorador de mentes e seus inimigos, sacrificando suas vidas para que seu mestre possa escapar.

 Devoradores de mentes solitários são como bastardos e párias. A maioria dos ilitides pertencem a uma colônia de devoradores de mentes irmãos, devotados a um cérebro ancião – um maciço ser em forma de cérebro que reside em uma piscina de salmoura próximo do centro da comunidade de devoradores de mentes. Dessa piscina, um cérebro ancião, telepaticamente, decreta seus desejos a cada devorador de mentes individual a até sete quilômetros e meio dele, para tanto, ele é capaz de manter múltiplas conversas mentais ao mesmo tempo.

Os ilitides subsistem do cérebro de humanoides. O cérebro prove as enzimas, hormônios e energia psíquica necessárias para que eles sobrevivam. Um ilitide saudável, com uma dieta rica em cérebros, secreta um fino muco lustroso que cobre sua pele cor de malva.

Um ilitide experimenta uma euforia enquanto devora o cérebro de um humanoide, junto com suas memórias, personalidade e medos mais íntimos. Os devoradores de mentes irão, às vezes, colher um cérebro ao invés de devora-lo, usando-o como parte de algum experimento alienígena ou transformando-o em um devorador de intelecto.

Diferente do que é mostrado na série estes seres não são assim tão poderosos. O que os torna verdadeiramente assustadores são os seus planos de dominação e escravização de outras raças. Sua força física também não é lá grande coisa e por isso está sempre cercado de outros seres mais fortes e que são peões em seus planos mirabolantes.

Com a terceira temporada talvez tenhamos novos conceitos de D&D aplicados na história, tanto em monstros como os vários universos paralelos que existem. Se você é um jogador deixe nos comentários que conceito do RPG você gostaria de ver na série.


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Raul Martins

Autor dos livros Cabeça do Embaixador e Onde os sonhos se realizam

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