Essa já é a terceira parte dessa lista. Eu adoro fazê-la porque me permite falar de filmes sem nenhum hype e mostrar para esse mundinho um pouco das coisas que eu gosto, mas sinto que quase ninguém dá bola. O objetivo também é achar pessoas que adoram esses longas também, algo que deu até bastante certo na parte dois (que você pode ler aqui e a parte um aqui). Tento diversificar os gêneros e estilos nestas listas para tentar atingir o máximo de gente, mas a regra é: filmes que eu acho que passaram despercebidos e que eu realmente adoro. Espero que você ache alguns títulos que goste ou pare para assistir um deles como uma dica. Se qualquer uma dessas duas coisas aconteçam seria bacana deixar nos comentários.
Paul: O Alien Fugitivo (2011)
Um filme de comédia bem escrachada que até possuía boas críticas, mas pouca gente liga. Acho um mini absurdo esse filme não ser amado pelo publico nerd, pois seus dois protagonistas são maravilhosamente nerds. Dois melhores amigos vão para os Estados Unidos para participarem da Comic Con de San Diego e tentarem publicar sua HQ de ficção científica. No meio da viagem desses dois apaixonados por ufologia eles encontram um alienígena de verdade (dublado por Seth Rogen). Os dois protagonistas são nada mais, nada menos, do que Simon Pegg e Nick Frost (as estrelas da trilogia sangue e sorvete). Várias piadas acontecem envolvendo o tema alienígena na cultura pop com diálogos super inteligentes e uma ótima jornada com vários tons de aventura. Acredito que muita gente deixou esse filme passar porque ele tem cara de uma comédia besteirol completa, mas não se engane: é um filme muito original e inteligente.
A Sombra do Vampiro (2000)
Esse certamente é um dos filmes com uma das premissas mais interessantes que eu já vi. Você certamente já ouviu falar do clássico Nosferatu. Caso nunca tenha ouvido falar da uma olhada nesse texto aqui, onde eu o explico direitinho. A questão é que esse filme trabalha com a seguinte ideia: e se o vampiro do filme de 1922 tivesse sido interpretado por um vampiro de verdade? E se o diretor Murnau tivesse realmente contratado um vampiro e oferecido um dos atores do elenco como sacrifício? Um filme de suspense, terror e, ao mesmo tempo, conta a história do expressionismo alemão de forma incrível. Para quem ama os bastidores do cinema e, principalmente, de como se faziam filmes no inicio do século. Um filme para quem ama vampiros, filmes que falam de filmes e a chance de ver o Willem Defoe mais feio do que você poderia imaginar.
Dogma (1999)
Muita gente não gosta do Kevin Smith e se você for uma dessas pessoas talvez seja melhor pular para o próximo item da lista. Se você for muito apegado a sua religião talvez também seja melhor pular esse item. Mas sobre o que se trata esse filme? Imagine que dois anjos caídos encontram uma brecha nas regras bíblicas que permite que eles anulem a existência de Deus. A única forma de impedi-los é a mulher que está destinada a receber o filho de Deus em seu útero (ela trabalha numa clínica de aborto). O filme é uma comédia que não tem medo de cutucar todos os pontos da religião judaico-cristã de forma muito original e criativa. Não pense que você encontra piadas óbvias aqui. A própria forma como os anjos encontram para anular Deus é bem curiosa. Seria bom já conhecer um pouco na cinematografia de Kevin antes de ver esse filme, pois, muito antes de ser moda, ele já montava um universo compartilhado, e esse filme é repleto de elementos deste universo que Kevin vem montando desde O Balconista.
As Aventuras de Tintim (2011)
Um filme que até fez um sucesso quando foi lançado, mas rapidamente caiu no esquecimento, muito pelo fato dele não ter feito sucesso nos Estados Unidos. Para quem não sabe, Tintim é um personagem clássicos dos quadrinhos europeus que conta a história de um repórter investigativo que vive aventuras espetaculares. Quando Steven Spielberg lançou seu primeiro Indiana Jones ele foi contratado pelo autor original do Tintim, que havia amado o filme e disse que se um dia seu personagem fosse levado para o cinema ele gostaria que o diretor fosse Spielberg. O motivo era obvio, pois Indiana é conceitualmente muito parecido com Tintim no quesito aventura. Infelizmente isso só veio acontecer em 2011. Spielberg dá tudo de si nesta animação impecável, tecnicamente perfeita e com um roteiro que respeita muito as Hq’s originais. Se você gosta de Indiana Jones está intimado a ver essa pérola. Se você é fã do personagem e ainda não viu esse filme você deve ser internado. Talvez você já tenha esbarrado com Tintim no desenho animado seriado que passava na Tv Cultura que também é fabuloso, se era fã do desenho também está intimado a ver o filme.
O Espelho (2013)
Um filme de terror que perece que já saiu das salas de cinema esquecido. Acredito que essa é mais uma dica para quem já gosta de terror. Imagine que dois irmãos tiveram sua família destruída tragicamente e, depois de mais velha, a irmã acredita que a culpa é de um espelho amaldiçoado que estava na casa deles. Assim os dois irmãos se juntam para fazer uma enorme investigação para provar que o espelho é amaldiçoado. Assim se inicia um enorme clima de tensão, onde não se pode mais ter certeza do que é real ou não. Paralelamente, vemos o que de fato ocorreu na casa quando os dois irmãos eram crianças. Não é nenhuma obra prima, mas consegue ser bem original e com um conceito muito interessante e, o mais importante de tudo, bem executado.
Essa foi a terceira parte e, se você já leu as três (o que eu duvido), eu adoraria que você se pronunciasse nos comentários. Deixe dicas de quais títulos podem aparecer na próxima parte e quais vocês já viram desta lista. Outra boa dica é clicar nas letrinhas azuis que você viu ao longo dos textos. Esses são links que levam para outros textos do site que valem a pena ser lidos e estão relacionados com algo que foi dito.