Depois que a Disney comprou a franquia Star Wars o universo expandido da mesma se tornou um tanto caótico. Criou-se o selo Legends para tudo que não seria oficializado como canônico, pois todas as mídias seriam reformadas pela a nova leva de filmes. Muitos fãs ficaram incomodados, pois o universo expandido já possuía seus próprios clássicos como a trilogia Herdeiros do Império. Agora temos novas histórias dentro do universo oficial pós compra da Disney e essa resenha se foca em uma obra prima da mídia quadrinhos que está canônico. Já imaginou um quadrinho exclusivo do Darth Vader? Óbvio que sim. A mensal que pretende contar o que se passa com o maior vilão do cinema durante período da trilogia clássica. Neste primeiro volume temos a compilação da edição um até a seis.
- Leia Também: Entenda o que é a Força em Star Wars
Após o seu fracasso em impedir a explosão da primeira estrela da morte, Vader precisa se provar para o imperador, ao mesmo tempo em que sente a necessidade de investigar algumas coisas por contra própria no meio do universo caótico. Para isso ele precisará se unir com alguns elementos curiosos para alcançar seus objetivos.
Sempre achei que Vader era um personagem fadado a ser antagonista, pois parte de seu conceito é justamente ser misterioso, distante, não saber o que se passa em sua cabeça. Ser um verdadeiro monólito negro que só dispara frases mortais, assim como os movimentos de seu sabre rubro. Acreditava que os eventos mostrados entre o episodio I até o III eram a comprovação dessa minha ideia. Mas graças a deus eu estava errado.
Kieron Gillen assina esse roteiro com os desenhos de Salvador Larroca. Essa dupla conhece Vader como ninguém. É impressionante como eles conseguem colocá-lo no centro da história sem precisar quebrar a áurea inabalável que o personagem possui. E, ao mesmo tempo em que o colocam em situações desafiadoras e complicadas, ele continua incrivelmente sólido. Por consequência, a dupla também entende muito do universo Star Wars em si. As edições possuem “sacações” simplesmente genais sobre eventos altamente relevantes da trilogia que ficaram de fora dos filmes. Como Vader descobriu que o rapaz que destruiu a estrela da morte é na verdade seu filho? Como ele conheceu Boba Fett? Tudo isso é respondido nesta edição.
Mas não só de ligações com os filmes vive essa história. As edições efetivamente tentam contar uma história paralela do personagem dentro das intrigas do Império. Neste quesito a trama acerta bem, mas tem uns “errinhos”. Os personagens apresentados aqui são excelentes e absurdamente carismáticos. Imagine versões diabólicas de C3PO e R2D2 e uma espécie de Indiana Jones espacial e feminina (tem até falas do filme desta outra franquia). Por outro lado as últimas edições começam a arranhar uma ideia um pouco estranha para os fãs mais radicais. Não falarei muito sobre esse aspecto aqui, pois seria um verdadeiro spoiler.
- Mais quadrinhos de Star Wars: Mace Windu #01│Review
Agora vamos falar um pouco mais da arte de Salvador Larroca, artista que possui uma carreira prolífica nas revistas em quadrinhos. Aqui ele está dando tudo de si e demonstra uma habilidade incrível para desenhar naves, armas e o Vader em sua armadura bastante detalhada. Até nos movimentos precisos do personagem ele acerta em mostrar. Você provavelmente vai ter vontade de pegar algumas páginas duplas e pendurá-las em sua parede. O seu único ponto negativo, acredito eu, é o momento de desenhar rostos. Em alguns momentos eles parecem um tanto borrachudos e com pouca definição comparada a todo o resto que está desenhado em volta. Por outro lado sua narrativa sequencial é impecável. Algumas cenas de ação desenhadas nessas HQ’s são melhores do que você viu nos episódios I, II e III.
No roteiro de Kieron temos um ritmo ótimo, mas em alguns momentos fica pouco claro o que Vader deseja. A falta de falas do personagem também acaba gerando edições muito rápidas, e este primeiro volume acaba passando muito rápido, em parte porque é impossível parar de ler e, por outro lado, é de fato pouco texto comparado aos vários quadros de pura ação e movimentação.
Nunca pensei que leria algo do universo expandido que iria compor os filmes de forma tão espetacular. Vader ganhou uma nova camada para mim e estou completamente ansioso para continuar a acompanhar suas aventuras solos que prometem mostrar eventos incrivelmente relevantes da trilogia clássica que nunca foram abordadas. O filme solo do Vader dos sonhos já existe e está nessa HQ.
Darth Vader Vol. 1: Vader
NOTA