No Leituraverso, aprendemos que desvendar a literatura independente é como seguir em direção ao desconhecido. É uma jornada que nos leva a fazer leituras das mais variadas possíveis tendo como grande possibilidade o fator surpresa, principalmente no sentido mais positivo da palavra. Por isso, dar um voto de confiança é sempre necessário pois é o que nos permite conhecer novos autores. Foi dessa forma que surgiu a oportunidade de ler O Espelho da Deusa, o primeiro livro de Ayrie Costa.

Na trama, conhecemos a história de Elora, uma sacerdotisa capaz de se transformar em uma harpia. Responsável por proteger os lagos sagrados e amparar humanos, essas são suas obrigações como uma Guardiã da Lua além de defender o Espelho da Deusa contra os ataques de um clã bruxo conhecido como Três Corvos. Seis contos montam o quebra-cabeça de sua história alternando entre as sombras de seu passado trágico e presente sangrento.

O desenvolvimento da personalidade de Elora é um ponto de destaque dos primeiros contos. É através deles que vamos conhecendo diferentes camadas da protagonista e sua realidade diferenciada. Em A Guardiã da Lua e A Criança da Noite temos histórias inicialmente parecidas cujo enfoque está na realidade solitária e ao mesmo tempo violenta da protagonista. Em ambas ela precisa lidar com conflitos internos quando se depara com mulheres desconhecidas (Lianna e Mia) que precisam de sua ajuda. Mesmo tomada pela desconfiança que cultivou durante a vida toda, Elora demonstra compaixão ao mesmo tempo em que corre o risco de mais uma vez se arrepender amargamente.

No terceiro conto, A Anciã Prateada, o que se encontra é o que podemos chamar de história de origem. Vemos como Elora se tornou uma Guardiã, o duro treinamento que passou e o seu relacionamento com seu grande amor: a Guardiã Alana. De certo modo, é como se fosse um prelúdio no meio do livro. Nesse momento, algumas questões vão sendo pinceladas na hora de moldar quem é ela e como sua natureza única a diferencia das pessoas ao seu redor. É em A Noite Mais Escura, o desfecho desse arco no passado, que o leitor entende melhor a protagonista e por que a mesma se sentiu em conflito nos contos anteriores.

Publicidade

Chegando próximo do desfecho, A Caçadora Noturna traz o retorno de Mia junto com revelações sobre o que envolve o Espelho da Deusa e como sua magia afeta diferentes espécies. Com menos ação, a história serve para desenvolver todo esse universo místico criado pela autora. Apesar desse detalhe, a leitura não deixa de ser envolvente. Melhor ainda é como essa construção em especifico prepara o terreno para A Lua de Sangue, uma história sobre a oportunidade de fazer a diferença em um mundo marcado por uma violência aparentemente sem fim.

Com um estilo de magia focada na natureza, conflitos internos e uma trama com apenas personagens femininas O Espelho da Deusa tem no conjunto do todo um material muito atraente para o leitor que busca algo diferenciado. Por esse motivo, é válido acreditar que quem confiar nessa recomendação vai investir seu tempo em uma leitura que não irá decepcionar de forma alguma.

Ficha técnica:

  • Título: O Espelho da Deusa
  • Autora: Ayrie Costa
  • Gênero: fantasia
  • Nº de páginas: 83
  • Lançamento no Brasil: 2021

Adquira seu exemplar na Amazon

Assine o Kindle Unlimited e tenha acesso a esse e muitos outros títulos

Conteúdo relacionado:

Publicidade
Share.
Marcus Alencar

"Palavras importam! Uma morte, uma ondulação e a história mudará em um piscar de olhos"

Exit mobile version