A CCXP já entrou para o calendário de qualquer nerd que se preze. Por mais que seja caro e difícil ir para o evento caso esteja fora de São Paulo, ele acaba atraindo pessoas de todos os cantos do Brasil, justamente por ser um evento muito diversificado. Ele pode agradar desde fãs de cinema até os interessados nos quadrinhos nacionais mais desconhecidos. Otakus, cinéfilos, gamers e todas as subdivisões que se possa imaginar possuem um espaço. Além disso, ele acaba sendo agradável para aqueles que nem são interessados na cultura nerd e encaram a CCXP como um grande parque de diversões anual.

Mas como todo evento grande existem pontos positivos e negativos. Aqui nessa lista focaremos no que tivemos de melhor no ano de 2017. Faremos também uma lista do que houve de pior e talvez ele já esteja no ar aqui no site, basta conferir.

Publicidade

Estandes melhorados

Muito se fala de como a San Diego Comic Con se tornou um evento repetitivo onde nenhum dos expositores inova muito de ano em ano. Superlotado, sem novidades e onde basicamente surgem as grandes novidades sobre o cinema de super heróis e só. A CCXP por outro vem se mostrando a cada ano um lugar mais cobiçado pelas produtoras e estúdios para criar estandes mais interativos e cheios de novidades temáticas. Só esse ano tivemos estúdio de tatuagem no estande da FOX, fliperamas do Jogador Número 1, carros temáticos de filmes e uma série de sorteios de todos os tipos. Cada estande em si pode consumir boa parte do seu tempo caso deseje fazer todas as atividades propostas por ele. Uma das formas de curtir o evento é justamente encará-lo como um grande parque temático nerd. Esse é justamente um dos fatores que faz diversas pessoas não nerds se divertirem no evento. Se você é um daqueles que simplesmente adora o Instagram e postar fotos nele, esse é o local certo para você, pois diversos expositores criam atrações justamente para que as pessoas tirem fotos em seus estandes; seja com estátuas, personagens ou estruturas inteiras para simular o visual de alguma obra da temática nerd. Se você já foi em outros anos pode ter certeza que não verá coisas repetidas da próxima vez. Isso sem falar no mar de cosplays que você poderá tirar algumas fotos (mas até para eles temos filas). 

Muitos Quadrinistas

Se você está interessado em conhecer desenhistas e roteiristas de quadrinhos nacionais a CCXP é uma grande Meca. Tanto os artistas independentes quanto aqueles que trabalham para Marvel e DC marcam anualmente sua presença na CCXP, sendo o momento ideal para pegar um autógrafo, conhecer artistas novos e até mesmo comprar prints e artes originais do mesmo. Passear pela mesa deles é uma verdadeira festa para os olhos, onde pode se achar quadrinhos de todos os tipos: Terror? Tem. Romance? Tem. Contestador? Tem. Basta procurar que logo você encontra algo com a sua cara. Mas se o seu interesse estiver voltado para os artistas internacionais, também existe uma boa variedade. Só esse ano tivemos nomes icônicos como Gail Simone, Carlos Pacheco, Arthur Adams, Bill Sienkiewicz, Humberto Ramos e muitos outros. Entretanto é bom avisar que a presença deles lá não é garantia de que conseguirá o autógrafo de todos. Muitos dos artistas internacionais também fazem palestras e participam de atividades que tomam parte do tempo de evento, além de outros que simplesmente vão em horários muito específicos e simplesmente é impossível saber em que momento eles estarão em suas respectivas mesas. Caso o seu objetivo principal seja conseguir autógrafos desses artistas saiba que terá que passar a maior parte do tempo na área dos artistas e talvez não sobre muito tempo para outras atividades. 

Fazer compras

Como a CCXP é em dezembro muita gente aproveita o evento para comprar as lembrancinhas de natal. Seja para você, seus amigos nerds ou aquele amigo que só curte os filmes, certamente haverá algo para alguém que você conheça no evento. Camisetas, livros, quadrinhos (lançamentos e velharias) canecas, bonecos e tudo que possa estampar algo da cultura nerd. Mas o preço já é outra história. É bom levar uma boa quantia e estar preparado para gastar sem culpa, pois boa parte do conceito do evento é funcionar como um Shopping temático. Com certeza você vai esbarrar com algo que vai ficar louco para comprar ou algo que sempre procurou e até mesmo nem imaginava que existia. Se não está podendo gastar além do preço do ingresso é melhor nem ir para não sofrer. 

Evento Família

É perfeitamente possível que uma família com filhos vá dar um passeada pela CCXP. O evento não possui nada que uma criança não possa ver (a não ser um cosplay assustador aqui e ali, mas nada que ela não vá superar). É justamente esse caráter “parque de diversão” que torna o evento tão família e capaz de agradar as mais diversas idades. O único grupo que talvez possa ter certa dificuldade de apreciar o evento são pessoas muito idosas quando falamos de esforço físico. Aqueles que vão a CCXP precisam estar preparados para andar e se cansar, pois além do local em si ser muito grande, é praticamente impossível não pegar longas filas em algum momento. Talvez uma pessoa mais idosa não se sinta muito dispostas a andar e ficar em pé por períodos muito longos e não existem muitos bancos ao longo dos corredores. O único lugar para se sentar de fato estão nas praças de alimentação ou o próprio chão. Aqueles que fazem uso de cadeiras de rodas tem facilidade de aproveitar o evento, pois existem bastantes rampas, entretanto não posso afirmar se eles possuem acesso facilitado em todos os espaços do evento. Se você é cadeirante e está lendo esse texto conte para a gente nos comentários como foi sua experiência no âmbito da mobilidade.

Variedades de comida

Hambúrguer, pizzas, pipoca, churros e até mesmo doces tipicamente portugueses estão presentes na CCXP. O que você quiser comer muito provavelmente terá lá. Certamente não vai passar fome nem nada do tipo. Agora o quesito preço já é outra história.

“ A galera da internet”

Certamente você gosta de um youtuber ou podcaster não é mesmo? Se eles forem relacionados com algum conteúdo da cultura nerd certamente estarão por lá. Existe um espaço do evento reservado sobre eles onde você poderá encontrar alguns deles conversando nesta área que até possui um espaço para sentar. A ideia é coloca-los para discutir e trocar ideias sobre diversos pontos da cultura nerd, e ter a chance para conhece-los numa especie de mini-palestra. Os mais famosos acabam circulando entre vários estandes e participando de um monte de atividades diferentes. Alguns podcasts até gravam ao vivo em alguns estúdios disponibilizados por algumas marcas que patrocinam o evento. Com sorte é muito provável que você encontre um ou outro passeando pelo evento e quem sabe arruma uma foto rápida? É bastante provável.


E você? Foi na CCXP esse ano? Se foi conta para gente como foi sua experiência e o que gostaria que tivesse ano que vêm. Tudo na área de comentários logo a baixo e não se esquece de conferir nossa entrevista com um dos criadores do Super Choque que estava por lá.

Publicidade
Share.
Raul Martins

Autor dos livros Cabeça do Embaixador e Onde os sonhos se realizam

Exit mobile version