O folclore japonês é tão rico em criaturas misteriosas e assustadoras que muitas de suas histórias servem como inspiração para animes e outras produções que lidam com o sobrenatural. A popularidade da cultura oriental é tanta que também inspirou o conto de terror nacional Árvore de Espíritos, da escritora Michelle Pereira.
A trama nos apresenta aos irmãos Pam e Tae, que podiam enxergar espíritos quando crianças. Tentando fugir de sua maldição, Pam se muda para o Brasil. Depois de oito anos vivendo aqui, ela decide retornar para o Japão, mas assim que chega lá o medo volta a assombrá-la. Enquanto espera o pai retornar de uma viagem, a jovem fica na companhia do irmão, porém Tae vem agindo de maneira estranha. Juntos no bosque aos fundos de sua casa, os dois reencontram a coruja — um youkai que guia os espíritos dos mortos para o outro mundo — e essa aparição trará revelações das quais ambos não podem escapar.
A autora não nega seu amor pelo anime Inuyasha, tanto que Árvore de Espíritos foi inspirado nessa produção, absorvendo muitos de seus elementos. A própria animação é baseada na mitologia japonesa dos youkais, criaturas sobrenaturais que possuem diversas particularidades e aparências distintas, ora se assemelhando a animais, ora a seres humanos. O youkai desse conto é parecido com uma coruja, ave repleta de simbolismo em diversas culturas.
A narrativa é bem curta, algo que podemos ler em questão de minutos. Mas nem por isso parece que termina às pressas ou deixa pontas soltas. O suspense não se estende por muito tempo, mas é algo que prende a atenção e surpreende pela revelação do que está acontecendo de fato. Escrever algo pequeno que possua começo, meio e fim de forma satisfatória não é algo simples de se conceber, mas Michelle faz isso muito bem tanto nesse conto quanto em outros microcontos que publica no seu perfil do Instagram.
Árvore de Espíritos é uma leitura ágil e rápida que traz alguns minutos de tensão e surpresas, além de mostrar uma parte mais sombria da cultura nipônica, tão rica em detalhes e significados profundos. Mais um acerto de Michelle Pereira ao se aventurar por histórias de terror e suspense.
Adicione esse conto à sua biblioteca!
Conheça outras obras da autora:
Conteúdo relacionado: