A abertura de anime é uma instituição à parte na produção japonesa. Muitas das vezes é o primeiro elemento responsável por dar uma visão geral da história do anime; outras vezes por dar uma prévia da temporada em questão, mas sem dúvidas é o primeiro contato mais emotivo do espectador com os personagens ou com os acontecimentos do anime em si, geralmente banhados com uma música chiclete cantada em português ou até mesmo em japonês. Desde os antigos animes das décadas de 80 e 90 até os dias de hoje as aberturas são responsáveis pela identidade sonora do anime – não é à toa que quando toca aquela música ou aquele refrão automaticamente já reconhecemos o anime em questão, e muitas das vezes somos transportados àquela época em que os assistíamos, causando uma grande nostalgia. Com isso em mente, listo abaixo as 18 melhores aberturas de animes de todos os tempos! 

18 – SuperCampeões – Dragon Screamer 

Publicidade

Dragon Screamer foi  a abertura da segunda versão do anime que passou na Cartoon Network. Uma música empolgante que já animava para o embate dentro das quatro linhas do anime. Na versão do Supercampeões que passava na extinta Rede Manchete a abertura em português destacava mais uma “escalação” dos personagens do que a música.

17 – One Piece – We Are

One Piece já conta com 22 aberturas no total, mas “We Are”, a primeira delas, tem o significado especial de nos pontuar através da narração naquele mundo dos piratas pela primeira vez. Transmitia uma leveza que o anime tinha em seu princípio.

16 – Sailor Moon – A lenda da luz da lua

Não poderia faltar ” A lenda da luz da lua” nessa lista. Talvez esta abertura marque a principal lembrança de Sailor Moon. Muita gente não lembra de nenhum episódio do anime, mas não deixa de cantar na parte do “Um caleidoscópio é meu coração…”.

15 – Slam Dunk – Kimi Ga Suki Da To Sakebitai

A abertura de Slam Dunk automaticamente nos faz lembrar do Sakuragi aprendendo a jogar basquete, com toda a sua dificuldade já sabida, para impressionar seu crush: Haruko!

14 – Hajime No Ippo – Under Star

A abertura de Hajime no Ippo além de ter um ritmo que remete às clássicas trilhas dos anos 80 dos filmes do Rocky, ela brilha em seu refrão. Quem não se empolga na parte do “I want to dive…  lost mind

13 – Digimon – Brave Heart

A abertura de Digimon causa polêmica pois temos duas versões. A versão original com a música-tema Brave Heart e a fatídica versão feita pela Globo com a música “Digimon são campeões” cantada pela apresentadora Angélica. A diferença entre as duas versões é bizarra! A abertura que coloco na lista é a original, mas abaixo você também pode relembrar (ou conhecer) a versão cantada e “dançada” por Angélica.

12 – Pokémon – Temos que pegar!

“Temos que pegar!” a música-tema da abertura de Pokémon já transmite a necessidade de capturar os Pokémons… seja no anime, no gameboy, nos tazos, nas ruas, no celular, no carro….

11 – Dragon Ball GT – Sorriso Resplandecente

Dragon Ball GT foi um arco bem esquecível de Dragon Ball, que inicialmente era oficial, mas que hoje em dia, depois da saga Super, já foi desprezada como história canônica. Além da transformação SuperSaiyajin 4, a outra coisa marcante do anime foi a abertura 0com uma versão brasileira da música “Dan Dan Kokoro Hikareteku”. Uma letra apaixonada e linda que só faz sentido quando a imaginamos como uma ode à relação do fã com o anime.

10 – Cavaleiros do Zodíaco – Pegasus Fantasy

Sim. Aberturas de Cavaleiros do Zodíaco é um tema deveras complexo aqui em terras tupiniquins. A abertura original, que é a que coloco na lista, com a música-tema Pegasus Fantasy só ganhou versão em português pelas mãos da banda Angra quando o anime passou a ser reprisado pela milésima vez, já agora na emissora Band. Antes disso nossos ouvidos enfrentavam a versão “Guardiões do Universo” nos primórdios do anime na Rede Manchete, e mais tarde a versão “Cavaleiros do Zodíaco” cantada pela dupla mirim Larissa e William.

9 – Naruto – Haruka Kanata

Karuka Kanata foi a abertura do Naruto durante a saga do Exame Chuunin, uma das sagas mais marcantes do anime do ninja de Konoha. Além de nos lembrar daquele momento que acompanhamos pela primeira vez a disputa, a música-tema é tão animada que dá pra fazer uma corridinha escutando.

8 – Bleach – Rolling Star

Bleach foi um anime de aberturas marcantes. Dentre elas a que mais me marcou, sem dúvida, foi Rolling Star. Uma abertura empolgante com uma música que embala com viradas e ritmos diferentes dentro dos pouco mais de um minuto e meio de duração. “OOh, Yeahh, Ohh…”!

7 – Demon Slayer – Gurenge

É a abertura do anime mais recente desta lista. Gurenge de Demon Slayer consegue transmitir o clima trágico e explosivo do anime.

6 – Fullmetal Alchemist Brotherhood – Again

A primeira abertura da versão Brotherhood de Fullmetal  Alchemist é daquelas aberturas que nos remete ao que já assistimos na primeira versão do anime, explorando as relações dos personagens principais. Dá vontade de chorar toda vez que vejo.

5 – Naruto Shippuden – Blue Bird

Blue Bird tem um dos refrões mais marcantes das aberturas dos animes. “Aoi Aoi Ano Sora”, mesmo que você nunca tenha assistido Naruto você já escutou esse refrão pelo menos em algum vídeo do Tik Tok.

4 – Shurato –(Brilhe)  Shining soul

A abertura de Shurato é especial! A abertura ganhou versão brasileira super animada e marcante. Quem assistia o anime na época da Rede Manchete aprendia a soletrar o nome do protagonista, mas não entendia o que era falado no refrão da musica-tema: “E com charme” ou “Keep on shining”?

3 – Dragon Ball Z – Chala Head Chala

O que falar de Chala Head Chala? Essa frase super estranha, embalava as tardes das nossas infâncias quando nos preparávamos para assistir as melhores sagas de Dragon Ball Z no finado Band Kids. Mais tarde descobri que o termo “Chala Head Chala” significava “Sem problemas”, segundo os compositores. Um fato curioso é que esta canção é a única da lista cantada pela lenda das aberturas de tokusatsus Hinoboru Kageyama em sua versão original japonesa. Mas na nossa lista é a versão brasileira da canção, que tem a cara, corpo, espírito e a alma do anime.

2 – Cavaleiros do Zodíaco: Saga de Hades – Chikyuugi

Chikyuugi tem uma relação diferente comigo. Já não era mais criança quando assisti a saga de Hades de CDZ, e talvez isso me ajudou a captar a essência melancólica desta abertura. O mesmo sentimento de toda a saga em questão.

1 – YuYu Hakusho – Sorriso Contagiante

E, para surpresa de ninguém, o primeiro lugar da lista vai para Sorriso Contagiante de YuYu Hakusho. A melhor abertura de anime de todos os tempos. A música é tocante, vibrante e significativa, além de automaticamente teletransportar-nos para o final de década de 90, em frente uma TV ligada na Rede Manchete. “O corre-corre da cidade grande, tanta gente passa, estou só!” olha que profundidade da primeira frase da música-tema, tudo a ver com a profundidade do anime. “Já nem sei dizer”, “Eu fico louco…”…. uma abertura cheia de trechos marcantes, e ainda por cima a versão brasileira encerra a abertura com um agradecimento em japonês que ninguém sabe o porquê de não traduzirem… e foi melhor assim mesmo! Só tenho a dizer “arigatou gozaimasu” para a abertura de YuYu Hakushô! A melhor abertura de anime da história!


Como é a minha lista, claramente usei os meus critérios: um misto de nostalgia e assinatura sonora. Deixe nos comentários abaixo qual a abertura que faltou na sua opinião, deixando de preferência o link dela para compartilhá-la comigo.

Publicidade
Share.
Daniel Gustavo

O destino é inexorável.

Exit mobile version