Os Cavaleiros de Ouro são os 12 mais poderosos guerreiros entre os Cavaleiros de Atena. Invencíveis desde eras mitológicas, eles trajam as 12 Armaduras de Ouro, correspondentes às constelações do zodíaco. Os Cavaleiros de Ouro dominam o Sétimo Sentido, a essência do Cosmo, que lhes concede capacidades milagrosas, entre elas a capacidade de atingir a velocidade da luz. E mesmo quando a deusa Atena não está presente na Terra eles continuam existindo e passando o bastão para as próximas gerações de cavaleiros.

Cada um deles representa um signo do zodíaco (única coisa que valida o nome do anime ser “Cavaleiros do Zodíaco”). Porém isso é muito aleatório, pois nenhuma característica dos signos (pra quem acredita) foi levada em consideração para a construção da personalidade dos personagens. Parece que o Massami Kurumada (autor de Cavaleiros do Zodíaco) criou tais personagens baseando-se apenas em suas relações afetivas com os signos, já que o mangaká é do signo de Sagitário (nascido em 6 de dezembro) e o cavaleiro de seu signo, Aioros de Sagitário, é o mais importante dos 12, mesmo com o mínimo de participação na história (justamente por ter salvado a vida da Atena ainda bebê).

Publicidade

O nosso ranking dos 12 cavaleiros de ouro foi baseado no nível de poder demonstrado em todas as sagas do anime principal (Batalha das Doze Casas até Soul of Gold), nos embates já realizados entre os mesmos e o nível de dificuldade que impuseram aos Cavaleiros de Bronze. Nada de “o poder do protagonismo” tão comum em Cavaleiros do Zodíaco. Lembrando que excluí da lista Kanon de Gêmeos (irmão e sucessor de Saga) e Shion de Áries (pois está morto por boa parte do anime).

12 – Máscara da Morte de Câncer

Máscara da Morte é um personagem de péssimo caráter. Tanto na saga das doze casas quanto na de Hades o cavaleiro de ouro de câncer se mostra possuidor de uma índole verdadeiramente má e sádica, ao ponto de decorar sua casa de câncer com rostos de pessoas mortas por suas mãos (o que faz imaginarmos como ele conseguiu chegar ao topo da hierarquia dos cavaleiros de Atena com essa atitude). Ele possui apenas um único golpe especial, As Ondas do Inferno, que envia seu oponente diretamente para o sekishiki (mundo dos mortos), mas, como visto na luta contra o Shiryu, não é um golpe muito efetivo em quem ao menos consegue tocar o sétimo sentido. Na saga de Hades chega a ser tratado como escória e facilmente derrotado tanto por Mú de Áries quanto por Radamanthys, junto de Afrodite de Peixes. No spin-off Soul of Gold é ventilada uma redenção para o personagem, mas ainda assim nada que elevasse o seu nível de poder, ficando como o Cavaleiro de Ouro mais fraco.

11 – Afrodite de Peixes

Afrodite é um cavaleiro controverso. Ele não é tão sádico quanto o Máscara da Morte, mas tem uma flexibilidade moral um tanto questionável. Claramente se preocupa mais com sua beleza física (fazendo jus ao nome) do que com a honra de seus atos, e tem uma personalidade tratada pelo anime de forma rasa e caricata (assim como o Shun). Afrodite usa suas rosas para atacar seus inimigos, explorando tanto o pólen venenoso quanto a perfuração das rosas piranhas e da rosa branca que vai sugando aos poucos o sangue da vítima. Foi difícil diferenciar o nível de força entre Afrodite e Máscara da Morte, já que os dois são tratados como a “vergonha dourada”, mas acredito que pelo número de técnicas a mais faz do Afrodite “menos fraco” que o cavaleiro de câncer e está na nossa penúltima posição.

10 – Aldebaran de Touro

Aldebaran seria o cavaleiro de ouro com maior resistência física (mas não é bem assim no anime). Seu golpe , “O Grande Chifre” é uma técnica tanto ofensiva quanto defensiva e que causa grande estrago no seu oponente. Mas podemos dizer que não é um dos cavaleiros preferidos do roteirista (leia-se Kurumada), muita pose pra pouco resultado, além de ser o primeiro cavaleiro de ouro derrotado pelos Cavaleiros de Bronze, Seiya especificamente deu um esculacho ao nível de cortar um dos chifres de sua armadura, na saga de Hades foi derrotado (e morto) por um dos capangas de Radamanthys. Tudo bem que ele foi pego de surpresa, mas mesmo assim foi mais uma das derrotas vergonhosas na conta do brasileiro e “brabão” Aldebaran de Touro. 

9 – Miro de Esporpião

Miro é sem dúvida um dos cavaleiros de ouro preferidos do anime. Desde o começo teve um senso de honra e justiça a zelar, e contribuiu para que Hyoga evoluísse em sua jornada, poupando-o na batalha mortal das Doze Casas por sua amizade de longa data com Camus de Aquário. Possui uma técnica muito precisa que simula as picadas do Escorpião, as Agulhas Escarlates. Mas, vamos lá, um Cavaleiro de Ouro que precisa dar 14 golpes dessas agulhas para atacar mortalmente seu oponente é pouquíssimo prático. Na saga de Hades ainda por cima teve os seus golpes suportados por Kanon de Gêmeos (irmão do Saga), Saga, Camus, Shura e Radamanthys. No mangá ele foi o responsável por destruir  a ilha de andrômeda apenas com a emanação de seu cosmo, no anime o papel foi trocado por Afrodite (o que faz desse feito não ser grande coisa). Fica na 9ª posição por apresentar pouca capacidade destrutiva no anime, apesar de compensar com sua agilidade.

8 – Shura de Capricórnio

Shura se considera o cavaleiro mais fiel a Atena, porém esse excesso de lealdade foi colocada ao favor do Santuário e o fez cometer diversos equívocos durante o anime. Um deles foi atacar Aioros de Sagitário quando este tentava proteger a Atena ainda bebê. Possui grande agilidade e seu golpe principal consiste numa rajada cortante na velocidade da luz, a Excalibur. Tem uma grande batalha contra o Shiryu nas Doze Casas, aonde o cavaleiro de dragão corta o seu braço direito e se sacrifica lançando Shura para o espaço. Na saga de Hades o cavaleiro de capricórnio enfrenta Mú, Aioria e Shaka sempre junto de Saga e Camus o que faz não dar uma real dimensão de sua força individual, por outro lado sabemos que ele já foi poupado por um Aioros ferido pelo Grande Mestre e preocupado em proteger  a bebê Atena. Shura está até bem colocado na oitava posição da lista.

7 – Aioria de Leão

Explosivo e honrado. Aioria seria a representação do Seiya dentre os Cavaleiros de Ouro (como visto no spin-off Soul of Gold), isso quer dizer que sofre de protagonismo agudo – coisa clássica do anime. Tem um papel importante tanto no citado spin-off quanto nas Doze Casas, porém seu nível de poder não é compatível com seu nível de “protagonismo”. Sua principal característica são os ataques na velocidade da Luz, que geralmente são representados como raios dourados atravessando os oponentes nos seus golpes Plasma Relâmpago e Pata do Leão (este último uma rajada de poder mais poderosa). Porém além de ter sido facilmente controlado pelo Satã Imperial de Saga (pré Doze Casas), na saga de Hades Aioria tem seus poderes facilmente refletidos por Saga. Em Soul of Gold ele veste a armadura de Odin na luta final ficando mais poderoso. Aioria é realmente um cavaleiro que faz jus à sua patente dourada, mas ainda assim existe uma diferença entre ele e os cavaleiros mais poderosos.

6 – Camus de Aquário

Camus possui uma personalidade calma e analítica. O Cavaleiro de Aquário é um Ás da manipulação de gelo, do zero absoluto e é o mestre de Hyoga (no mangá, no anime ele é o mestre do mestre do cavaleiro de cisne). Seus golpes são o Pó de Diamante, Execução Aurora e é capaz de criar uma esquife de gelo eterna. Tem participações importantes na saga de Hades (era um dos traidores junto de Saga, Shura e Shion) e em Soul of Gold, onde também age como um traidor. Foi difícil de definir sua posição na disputa com o Aioria, mas ao se retirar o poder do protagonismo de Aioria acredito que por Camus ser mais calmo e analítico que o cavaleiro de Leão o faria ganhar a luta (sem cair naquela balela de luta de mil dias que nunca rolou). 

5 – Mú de Áries

é um dos mais habilidosos cavaleiros de ouro, capaz de utilizar-se de telecinese e teletransporte (que parecem ser características únicas de seu povo “os muvianos” inspirados nos contos dos povos de Atlântida e Lemúria). O cavaleiro de Áries também é capaz de consertar armaduras dos cavaleiros de Atena e tem golpes muito úteis, como a Parede de Cristal e os mortais Extinção Estelar e Revolução Estelar. Mú também é muito inteligente em batalha e tem uma capacidade analítica acima da média. É um dos cavaleiros de ouro protagonistas assim como Aioria, aparecendo desde os primeiros episódios e já do lado certo da história. Na saga de Hades é capaz de derrotar facilmente Máscara da Morte e Afrodite, porém não é páreo para Camus, Shura e Saga (para este último não seria páreo nem se estivesse sozinho). Mú realmente é um dos mais poderosos cavaleiros de Ouro, mas, como vimos no anime, existem outros mais fortes e que estão a seguir na lista. 

4 –  Aioros de Sagitário

O irmão de Aioria, Aioros é um dos mais importantes Cavaleiros de Ouro do anime. Um cavaleiro lendário que ajudava nas lutas mesmo após sua morte enviando sua armadura de Sagitário e seu cosmo para Seiya e companhia. Era tão forte e respeitado que era um dos concorrentes ao cargo de Grande Mestre do Santuário ao lado de Saga. Possuía um poder devastador como o Trovão Atômico e ainda conta com a linda flecha dourada que foi muito usada pelo cavaleiro de Pégaso. Apesar de não estar vivo desde o início do anime, vimos do que ele era capaz em luta num flashback onde mesmo ferido num ataque surpresa de Saga de Gêmeos, consegue salvar a Atena ainda bebê e lutar contra Shura ao ponto de estar para ganhar, mas resolve poupar a vida do cavaleiro de Capricórnio por este estar agindo enganado. E mesmo após ser atingido mortalmente por Shura ainda tem forças de entregar a Atena nas mãos do Mitsumasa Kido e, a partir daí, gerar toda a história das Doze Casas. Em Soul of Gold tem uma participação importante na luta final onde mostra todo o seu poder e ainda por cima perdoa Shura e Saga pelos acontecimentos do passado. É para se respeitar ou não o Aioros de Sagitário (ou a imagem que Kurumada tem de si mesmo)?

 3 – Dhoko de Libra

O Lendário Cavaleiro sobre os 5 picos de Rozan! Dohko de Libra está no top 3 cavaleiros de ouro mais fortes, não só por sua força e poder, mas também por sua experiência de batalha já que Dohko é o Mestre Ancião Roshi (o mestre de Shiryu). É o único cavaleiro que tem autorização de Atena a usar armas em batalha por sua extrema sabedoria e capacidade de julgamento, além de ter vivido sob a missão de vigiar o selo de Hades. É o único cavaleiro vivo que lutou a antiga Guerra Santa contra Hades (o outro, Shion, morre logo no início do anime). Possui os golpes Cólera do Dragão, Dragão Nascente e Cólera dos Cem Dragões. Foi capaz de empatar a luta contra o antigo mestre do santuário Shion revivido no esplendor de sua idade e poder. Em sua juventude Dohko possuía personalidade extrovertida e carismática e também foi o mestre de Ohko (rival de Shiryu) e de Tenma (cavaleiro de pégaso em Lost Canvas).

2 – Saga de Gêmeos

O irmão mais velho de Kanon e tido como o sucessor do Grande Mestre tendo todas as características necessárias para o posto: humanidade, habilidade e força física. Saga tinha dupla personalidade, oscilando entre extremos do bem e do mal. Dentro dele, esses opostos estavam sempre lutando entre si. Acabou assassinando o Antigo Mestre (Shion) e tomando o seu lugar secretamente. Saga é capaz de lançar ataques poderosos à distância mesmo sem saber exatamente a posição do inimigo, controlar a mente do inimigo com o Satã Imperial, capaz também de abrir fendas no espaço-tempo que levam à Outra Dimensão, privar os oponentes dos cinco sentidos e criar poderosas ilusões. Tinha seu golpe especial que diziam capaz de destruir estrelas, Explosão Galática. Sério, analítico e poderoso. Capaz de ser tão bondoso como um deus e tão maléfico quanto um demônio. Saga é tido como um dos mais fortes até pelos outros cavaleiros de ouro, chegando ao ponto de temerem um confronto direto com ele. Foi capaz de iludir quase todo o Santuário no papel de Grande Mestre, provocou muitas dificuldades pros cavaleiros de bronze chegando ao nível de derrotar em batalha Ikki e Seiya com todo o poder do protagonismo deles. Depois de ter seu coração purificado por Atena, ele mesmo tira sua própria vida no final das Doze Casas.

 1 – Shaka de Virgem

Chegamos ao primeiro lugar dos mais fortes dos cavaleiros de ouro. Shaka de Virgem, o cavaleiro mais próximo de deus, a reencarnação de Buda. Shaka possui uma capacidade de observação que permite conhecer a verdade escondida sob as aparências. Possui grande poder, sabedoria e conhecimento, o que o faz ser admirado e respeitado por seus companheiros. Shaka sempre busca lutar em nome da justiça, e acreditava nos ideais do Grande Mestre, porém, não chegou a perceber que ele era, na verdade, Saga, isto porque Shaka enxergava no Grande Mestre a bondade, que era comparada a de Deus, que acabava mascarando a essência maligna, que era comparada a um demônio. Shaka além de ser um mestre das ilusões, era o cavaleiro de ouro com mais golpes especiais: Ohm, Kahn, Rendição Divina, Ciclo das Seis Existências, Invocação dos Espíritos Malignos e a técnica perfeita Tesouro do Céu que era capaz de extrair os cinco sentidos até de outros cavaleiros de ouro. Shaka foi capaz de lutar contra três deles simultaneamente, Saga, Shura e Camus, só perdendo devido à técnica proibida Exclamação de Atena (que ele mesmo provocou a executarem para dominar o oitavo sentido e enfrentar Hades no submundo) protagonizando um dos melhores momentos da saga de Hades. Shaka foi o único a desafiar o deus do submundo sozinho. É ou não é merecedor do título de o cavaleiro de ouro mais forte?! Deixe nos comentários.

Publicidade
Share.
Daniel Gustavo

O destino é inexorável.

Exit mobile version