Quando pensamos em histórias em quadrinhos produzidas no Brasil, os primeiros nomes que vem a mente são os mesmos de sempre. Isto não é ruim. Afinal de contas, temos nossos talentos que devem obviamente receber todo o reconhecimento do mundo. Por outro lado, não podemos deixar de perder a oportunidade de conhecer este universo tão interessante e diverso de produções independentes e autorais. Por esse motivo, este artigo buscará ser um guia para você não só conhecer como também desvendar a nona arte em terras tupiniquins.

Em primeiro lugar, é oportuno lembrar que neste mês é comemorado O Dia do Quadrinho Nacional. A data escolhida (30/01) é uma homenagem ao dia em que foi feita a publicação do que é considerado o primeiro quadrinho brasileiro: As aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte. Produzida por Ângelo Agostini, um italiano radicado no Brasil, esta série de histórias semanais foi pioneira em diversos aspectos não só em nosso país como no mundo. Por conta de todo esse histórico, a produção nacional de HQs é devidamente reverenciada neste dia. Para saber mais sobre isso, recomendo esta matéria do site Universo HQ e algumas postagens do blog Zine Brasil sobre o tema.

Fonte: Wikipédia

Aliás, quando o assunto é história não faltam opções para quem tiver interesse em pesquisar mais sobre a produção nacional de quadrinhos. Um exemplo pode ser encontrado em A saga dos super-heróis brasileiros, de Roberto Guedes. Publicado pela Opera Graphica Editora, o livro é o resultado de uma extensa pesquisa sobre revistas nacionais que tentaram competir com as publicações estreladas por heróis americanos em diferentes épocas. Muito mais do que conhecer sobre a criação de personagens como Capitão 7, Judoka, Garra Cinzenta, entre outros, a obra também nos permite conhecer quem foram seus autores. Em outras palavras, um trabalho rico e completo. Nesse sentido, vale lembrar que Roberto Guedes também é autor de quadrinhos tendo criado vários personagens como o Meteoro e Os Protetores. Para conhecer mais sobre o escritor, recomendo esta ficha do Guia dos Quadrinhos e o Blog Guedes Manifesto.

Fonte: Estante Virtual e Blog Guedes Manifesto

Outro trabalho interessante é o Catálogo de Heróis Brasileiros, de Lancelott Martins. Também autor de quadrinhos, ele apresenta neste livro um projeto enciclopédico que resgata a memória da HQ nacional em suas diversas formas de mídia. Por isso, durante a leitura conhecemos personagens que já viveram sua aventuras no meio impresso, como os fanzines, e no virtual que é o caso dos webzines. Inclusive, quem acessar o seu blog HQ Quadrinhos terá a oportunidade de ler diversas histórias disponíveis para leitura online e gratuita. Como exemplo, fica a dica para conhecer um personagem de sua autoria: O Catalogador de Universos.

Inclusive, a internet é um excelente meio para autores independentes divulgarem seus trabalhos. Os caminhos são os mais variados possíveis: blogs, sites, redes sociais, campanhas de financiamento coletivo e canais no Youtube. Nesse sentido, fica a dica para conhecer o blog Zine Brasil. Comandado por Michelle Ramos, o espaço é amplo para quem quer não só conhecer como também se manter atualizado sobre tudo o que vem sendo produzido no Brasil quando o assunto é histórias em quadrinhos. Além disso, ela também apresenta um canal no Youtube (Zine Brasil) que em seu conteúdo possui desde entrevistas com autores variados a resenhas de HQs. Fica a dica desde vídeo com uma entrevista com o desenhista Thony Silas, que tem trabalhos publicados tanto pela Marvel como pela DC, e com o jornalista Sidney Gusman da Mauricio de Souza Produções.

Neste ponto, independente se torna uma palavra-chave quando falamos em desvendar os quadrinhos nacionais. Há muitos autores deste tipo que vêm trabalhando arduamente para divulgar seus trabalhos e ampliar seu público. Este é o caso de Eberton Ferreira, autor de vários quadrinhos autorais e de estilos diferentes como aventura, terror e infantil. Entre os seus trabalhos publicados até o momento estão O Demônio das MatasA Bruxa da FlorestaXamã – O Espírito da TerraA Rede da CarneBinho e QuinhaBrasileirinho e sua Turma. Para conhecer mais sobre ele, recomendo o episódio 10 do podcast Novos Autores.

Outro nome que também merece destaque é Marcos Gratão. Além de produzir diversas histórias em quadrinhos, ele também dá aulas de desenho e faz animações. Entre seus trabalhos solo e/ou com parcerias estão Ata-Man, O Núcleo, Capitão Brasil e os Heróis Nacionais, Ajudante de Alienígenas, Enemus, Vigilantes, Guerra Cósmica dos Super-Heróis Brasileiros e muito mais. Para conhecer mais sobre tudo o que ele vem produzindo, fica a dica de acessar o site oficial dele, o blog Produzindo Quadrinhos e o seu canal no Youtube.

Por último, mas com certeza não menos importante, um campanha no Catarse visando a publicação da HQ Alfa – A Primeira Ordem: Parte 2. Quem apoiar verá novamente um grande crossover com heróis nacionais de todos os cantos do país. Entre os personagens já confirmados estão: Capitão R.E.D, Lagarto Negro, Velta, Jou Ventania, Jaguara, Vênus, Coruja, Asa Guerreira, Homem-Trator, Anjo Urbano, Supraion, Raio Rubro, Ciclone, Rudamon, Arco, Bruce, Kahen, Cigano Lobo, Perseu e Aline, Armagedom, Lâmina selvagem, Escorpião Amarelo, Convergente, Capitão 7, Raio Negro, O Flama, Homem-lua e Capitão Gralha. A equipe criativa é formada por Gian Danton (roteiro), Márcio Abreu (desenhos), Vinicius Townsend (Colorista) e Elyan Lopes (Argumentos). Para saber mais, acesse o link da campanha.

https://www.youtube.com/watch?v=fNKw_h78EEk

Enfim, encerro esta homenagem em forma de artigo afirmando que não há desculpas para quem quer realmente conhecer a diversidade deste universo tão rico e interessante. Há vários caminhos com opções variadas. Por isso, espero que todas as indicações apresentadas sirvam como um guia para novos leitores começarem a desvendar a produção nacional de quadrinhos. Que a jornada comece…

Leia mais:

 

Olhar Literário é uma coluna escrita por Marcus Alencar. Marcus é redator no site Leituraverso e um dos hosts do podcast Leituracast

Publicidade
Share.
Marcus Alencar

"Palavras importam! Uma morte, uma ondulação e a história mudará em um piscar de olhos"

Exit mobile version