Super Heróis com muito dinheiro não são uma novidade por um motivo muito simples: é o jeito mais fácil de justificar como alguém conseguiria pagar diversos apetrechos para lutar contra o crime. O clichê hoje em dia é quase uma regra quando o personagem não possui nenhum poder e ainda assim se envolve nesse tipo de atividade. Os únicos que fogem a regra geralmente estão associados ao exército de alguma forma, ou são extremamente urbanos e dados a feitos diminutos. Graças a esse contexto acabamos tendo um panteão rico de heróis com uma quantidade exorbitante de dinheiro. Vamos a eles nessa lista.

Anjo dos X-Men

Publicidade

Talvez o nome mais inusitado da lista e que muitas pessoas esquecem, ou não sabem, de sua enorme fortuna. Isso passou a ser mais evidenciado quando a equipe original se desfaz e suas participações ficam mais secundárias como um dos veteranos da escola de mutantes. Sua fortuna vem de uma herança criada pelo seu pai no mercado imobiliário e já até foi salientando que ele teria um lugar cativo, previamente comprado por seu pai, no Clube do Inferno. Isso é dito bem de leve no início do complicado “X-Men 3: o Confronto Final”.

Senhor Incrível

Outro personagem inusitado, mas desta vez da DC. Uma figura bem mais recente e que teve bastante espaço na era dos Novos 52. Uma das figuras mais geniais da editora e conta com quatorze PHd’S em seu currículo, além de algumas empresas ligadas a tecnologia. Não possui poderes e, assim como muitos outros heróis, se baseia totalmente em sua tecnologia de ponta. Já teve participações importantíssimas na Liga e na Sociedade da Justiça. Até agora não é um dos personagens mais relevantes da DC, mas ao que tudo indica logo terá muito espaço no universo de séries da CW. Nos quadrinhos seu momento mais importante foi na saga “Fim dos Tempos“.

Pantera Negra

Esse é um caso mais complicado, pois teoricamente sua fortuna é, ao mesmo tempo, parte do dinheiro de sua nação chamada Wakanda. Assim como em diversas nações de regime monárquico o dinheiro do monarca e o tesouro de uma nação são a mesma coisa, portanto é possível dizer que o PIB de Wakanda faz parte da fortuna do Pantera. Como se isso não bastasse Wakanda é um dos países mais ricos do universo Marvel, então é seguro dizer que ele seria um dos mais ricos de todos os personagens da editora.

Arqueiro Verde

Assim como muitos outros personagens, ele nasce como uma versão do Batman e para seguir a regra ele também é dono de uma empresa gigantesca. Entretanto, o que é mais legal é que gradativamente esse lado rico do personagem foi sendo deixado de lado conforme a sua personalidade extremamente contestadora foi surgindo. Na verdade ele é um dos poucos personagens onde podemos dizer com certa certeza que é comunista, o que cria um enorme paradoxo em sua condição de detentor de Capital. Se quiser saber um pouco mais sobre isso dá uma olhada nesse texto aqui. Na sua série de TV isso é bem mais usado enquanto o lado contestador do personagem é varrido para debaixo do tapete. Na verdade é bem ao contrário, pois cada vez mais sua figura de plaboy bonitão é mais glorificada. Para piorar é essa fortuna que permite que ele continue atuando como super herói; o que só faz piorar seu paradoxo de personalidade e o tornando tão interessante.

Punho de Ferro

Parando para pensar ele tem diversos pontos em comum com o Arqueiro Verde. Além do fato de ser rico, o que faz eles estarem nessa mesma lista, ambos passam por um período de isolamento onde sua persona heroica é lapidada por situações difíceis. No caso do Arqueiro é uma ilha perdida, e no caso do Punho de Ferro é uma cidade mística cheia de monges porradeiros que só se conecta com a Terra de tempos em tempos. Outra semelhança forte é que ambos não fazem um uso intenso de suas fortunas em suas histórias. Por outro lado a sua empresa começou a ser utilizada para criar plots nas histórias mais recentes do personagem.

Batman

O clássico dos clássicos. talvez o que tenha começado com esse clichê. A fortuna do Batman é por vezes tão salientada em suas histórias que acaba quase se tornando um personagem de certa forma. Isso talvez tenha se tornado um pouco mais forte com a popularidade do herói na internet e dos fãs que o glorificam por essa questão. Os filmes do Nolan também acabaram se focando muito nesse aspecto para fundamentar seu estilo realista de abordagem. Entretanto, é possível achar uma enorme quantidade de histórias onde esse fator não é tão importante. Batman já é um ser mitológico moderno e tem tantas facetas que é impossível definir o que ele é exatamente. Mas sem dúvida nenhuma sua fortuna é uma das características que mais se repete em suas diferentes versões.

Cavaleiro da Lua

Mais uma versão parodiada do Morcego. Já até falei sobre a semelhança dos dois nesse texto aqui. O mais curioso do Cavaleiro é que só uma de suas personalidades é rica, enquanto as outras não desfrutam do dinheiro. Dependendo da versão que você lê só uma das facetas do herói faz uso da grana que o personagem têm. Para quem não sabe o Cavaleiro da Lua possui três personalidades distintas que, dependendo do roteirista que o escreve, as usa de forma diferente. O personagem possui até um avião em formato de Lua e um mordomo.

Homem de Ferro

Mais um clássico e talvez o personagem onde o dinheiro é mais importante e salientado o tempo todo como fator fundamental para a atividade heroica de Tony. Grande parte da popularidade do personagem também vem de sua personalidade fanfarrona que acaba sendo ratificada pelo seu patrimônio. “Eu tenho o direito de ser babaca porque tenho dinheiro”.  É extremamente difícil desassociar a figura de Tony de seu dinheiro ou da armadura.

Senhor Fantástico

Outro personagem que poucas pessoas lembram, mas ele é muito rico. Quem você acha que financia o Edifício Baxter e as viagens espaciais, interdimensionais e temporais do Quarteto? Mas de onde vem a grana exatamente? Com a mente absurdamente genial de Richard, ele é capaz de criar diversas invenções rentáveis e lucrar com todas elas; o que permite pagar o estilo de vida absurda que sua família possui. Raramente essa faceta é verdadeiramente explorada nas histórias do grupo, mas por vezes essa fortuna é mencionada, além de que outros integrantes do Quarteto mencionam vez ou outra que possuem cargos na “empresa” do Quarteto e até mesmo receberiam salários.

Professor X

Outro personagem que muitos esquecem que é detentor de uma imensa fortuna. Se pararmos para pensar isso seria um tanto óbvio já que ele precisa pagar a Mansão X (incluindo todos os utensílios tecnológicos caríssimos dentro dela) além de sustentar seus alunos que moram lá, afinal de contas nunca foi mencionado que ele cobrava alguma mensalidade para aceitar seus pupilos mutantes. O dinheiro veio de uma herança de seu pai, um cientista renomado enquanto Xavier simplesmente fez o montante render para financiar seu projeto humanitário.


Essa é a lista mais original da internet? Obvio que não. Mas é muito comum ver diversos fãs discutirem quem seria mais rico, mas acho mais legal tentar ver como esse fator “rico” influencia nas histórias e construção de cada personagem. É extremamente possível que eu tenha esquecido algum então deixe nos comentários o nome do dito cujo. Lembrando que deixe propositalmente de citar figuras que não são sempre retratados como ricos como o Homem Aranha (que só virou dono de empresa recentemente) ou Elétron que recentemente foi colocado como um herdeiro das empresas Palmer na série da CW.

 

Publicidade
Share.
Raul Martins

Autor dos livros Cabeça do Embaixador e Onde os sonhos se realizam

Exit mobile version