Super Heróis que existem a um bom par de décadas costumam passar de mão em mão entre roteiristas e desenhistas, onde cada um precisa inventar coisas novas para dar continuidade as aventuras de determinado personagem. Algumas são ideias geniais e, às vezes, são tão boas que reinventam determinados heróis e heroínas, como foi Frank Miller no Demolidor, ou Alan Moore no Monstro do Pântano. Por outro lado temos as péssimas ideias que mancham a cronologia e só começam a criar bagunça. Boa parte delas serve para gerar polemica, a maioria cai no esquecimento completo, mas outras viram curiosidades cômicas. O Homem Aranha é sem duvida o personagem mais popular da Marvel e já teve vários títulos e uma quantidade incontável de roteiristas. Então é obvio que ele acumula uma boa quantidade de histórias bizarras. Separei cinco belezinhas nesta lista para tirar algumas risadas e te surpreender com coisas que você nem imaginava que já poderiam ter acontecido na vida de Peter.

Primeira aparição do Duende Verde

Publicidade

“Amazing Spider Man 14” foi a edição onde surgiu o icônico vilão Duende Verde. O herói existia a pouco mais de um ano e ainda não havia a ideia de qual era a identidade do vilão. Na verdade, essa era a graça dele, o misterioso homem que queria destruir o Aranha e ninguém sabia o porquê. Nesta história ele ainda não possuía o famoso planador e sim uma vassoura que lançava um foguete que o fazia voar no melhor estilo Harry Potter. Mas o que tem de especialmente bizarro nesta edição? O plano do Duende para destruir o herói é ridículo e não faz o menor sentido. O Duende entra em contato com um produtor de cinema para fazer um filme da vida do Homem Aranha e diz que vai conseguir o contato do herói. Depois ele esbarra com o Aranha na rua e convence o herói a ir conversar com o diretor. Quando nos damos conta eles estão no meio do deserto filmando uma cena de luta entre o Homem Aranha, Duende Verde e os Executores (um grupo de gangsters recorrentes nas histórias). A luta vai se desenrolando até que eles chegam numa caverna e lá estava o Hulk levando a briga a uma nova proporção. O que torna essa história bizarra é justamente essa ideia de filme do Homem Aranha. Peter ia tirar a máscara nas filmagens? Qual ia ser a história desse filme? Quem assinou o contrato o Homem Aranha ou o Peter? Um cara chega voando numa vassoura vestido de Duende dizendo que tem ideia para um filme e o produtor aceita? O tipo de coisa típica da era Stan Lee e Steven Ditko.

O dia que o Dr. Octopus quase casou com a tia May

Eu considero uma das mais estranhamente bizarras. Como o maior vilão do Aranha quase se casa com sua tia? Tudo começou quando o Dr. sequestrou a senhora para ser a sua empregada particular, e ela realmente acreditava que Otto era uma pessoa boa que estava sendo perseguida pelo terrível Homem Aranha. O contato entre os dois se deu quando May alugou um quarto para o Otto em sua pensão. Como se isso não fosse suficientemente ruim, tia May acaba herdando uma ilha com potenciais núcleos de minerais radioativos e, sabendo disso, Otto tenta se casar com ela para dar um golpe e roubar a ilha do nome dela. Tudo é impedido pelo mafioso Cabeça de Martelo que estava numa cruzada para derrubar o Dr de seu posto de maior vilão de Nova York. Vamos amplificar a bizarrice? Vamos! Na saga “Superior Homem Aranha”, Otto assume o corpo de Peter e também a identidade do Homem Aranha. Ele passa a viver a vida de Peter o que inclui ir jantar com sua amada tia May. Durante o jantar ele pensava diversas vezes sobre como eles quase se casaram e o desejo que ele sente por ela. Tudo isso no corpo do sobrinho dela.

O Homem Aranha de seis braços

is uma história roteirizada por Stan Lee, mas desta vez com desenhos de Gil Kane. Cansado de seu peso de ser um super herói, Peter decide criar uma fórmula que anularia seus poderes de forma definitiva. O problema é que tal “remédio” gera o efeito contrário e amplifica as características aracnídeas no corpo de Parker, fazendo que mais quatro braços surjam em seu copo; eu fico pensando em como alguém faz uma fórmula que faz o oposto do que deveria ser feito, mas ok. Na tentativa de se curar, ele se isola numa casa emprestada de Curtis Connors (O Lagarto) para criar outra fórmula para arrumar a bagunça genética em seu corpo. O que ele não esperava que lá estivesse um vampiro, que mais tarde viria a se tornar o vilão Morbius. Começa uma pancadaria sem fim que envolve até mesmo o próprio Lagarto. Uma história meio boba, bizarra, mas divertida.

O Aranha-Móvel

De tempos em tempos surge essa ideia de dar automóveis para super heróis que claramente não precisam de um, ou até mesmo outros veículos bizarros. Superman andando de moto, Batman com seu bat-trem e Mulher Maravilha com seu jato invisível. Obvio que a Marvel também possui sua cota. A Corona Motors estava desenvolvendo um motor não poluente e, para anunciá-lo ao público, eles contatam Carter e Lombardo para achar uma figura que anunciaria o tal motor. Os dois publicitários decidem chamar o Homem Aranha e o desafiam a criar um automóvel que utilizasse o motor da Corona. Peter pede ajuda ao Tocha Humana, e juntos eles criam o Aranha-Móvel. O herói até prende alguns bandidos com sua nova máquina, mas numa luta contra Mysterio o carro cai no rio. Os publicitários pedem o motor de volta e Peter fica em débito com a empresa. Pelo menos a maluquice acabou né? Claro que não. O vilão Consertador tirou o carro da água e o transformou numa máquina de matar e o jogou contra o herói, que acabou derrotando o carro e devolveu o motor para a empresa. O roteirista Dan Slot já fez muita besteira em seu tempo à frente da revista do Homem Aranha (como o Homem Aranha Superior), mas ele também fez coisas maravilhosas como a minissérie Homem Aranha e Tocha Humana, onde ele resgata essa história do carro e a transforma numa enorme comédia super divertida.

Pecados Pretéritos

J. Michael Straczynski era um dos roteiristas da série Sense 8, Babylon 5 e também já teve uma longa passagem na revista do Homem Aranha. Considero o seu primeiro arco muito bom e cheio de conceitos interessantes. Mas agora está na hora de jogá-lo na lama, pois este homem é responsável por uma das histórias mais absurdas de toda a cronologia do personagem e certamente configura na lista de piores HQ’s do Aranha de todos os tempos. Um belo dia Peter é atacado por dois ninjas super bombados, ao mesmo tempo descobre uma antiga carta de sua falecida ex-namorada Gwen Stacy, onde ela revela que estava grávida do Duende Verde. Leia de novo a última frase até você aceitar. Stacy transou com Norman enquanto namorava Peter e ficou grávida do coroa magnata. Durante uma passagem rápida por Londres depois que seu pai morreu (algo que realmente aconteceu na cronologia), ela teria dado luz a dois bebês que deixou por lá. A questão é que essas crianças tinham o soro do duende no sangue que fez com que eles crescessem super rápido em dez anos. Era justamente essas super-crianças de dez anos que eram os ninjas músculosos que estavam tentando matar o Aranha, pois culpavam o mesmo pela morte da mãe. Os absurdos só vão piorando mais e mais até que um dos ninjas vira o Duende Cinza. O mais triste de tudo é que, apesar dessa história ser completamente ignorada por todos os outros roteiristas, ela ainda é cânone na cronologia do Aranha. A cereja no bolo é que infelizmente o incrível desenhista Mike Deodato Jr (brazuca) desenhou essa deprimente saga que todos tentam varrer para debaixo do tapete.


Espero ter feito você dar algumas risadas e despertar sua curiosidade em relação a cronologia do Aranha. Deixe nos comentários se você conhece alguma história que poderia ter entrado nessa lista. Penso em fazer mais destas listas com outros super heróis clássicos que nós amamos. Quem pode ser o próximo?

Publicidade
Share.
Raul Martins

Autor dos livros Cabeça do Embaixador e Onde os sonhos se realizam

Exit mobile version