Desde sua primeira edição a CCXP se tornou uma grande referência para o mundo nerd brasileiro. Ela chama muito a atenção pelos convidados ilustres e os painéis das grandes empresas que produzem conteúdo para esse universo. O local rapidamente se tornou uma espécie de Meca para os nerds. O mais impressionante do evento é que ele consegue agradar desde o otaku até o cinéfilo, passando por todos os principais estilos “nerds”. Entretanto, para muita gente pode pintar a duvida: vale a pena mesmo? Vale meu ingresso? Vale uma passagem de avião para São Paulo? A ideia deste texto é te dar alguns motivos para ir ao evento e até mesmo dar uma noção do que realmente você vai encontrar por lá.

Publicidade

Sebos

Essa é para os amantes de quadrinhos mesmo. A galera que vai caçar edições antigas e coisas que já saíram de catálogo. Além dos lançamentos das principais editoras, é possível achar muitas coisas que você perdeu ao longo do ano ou até mesmo cosias de anos atrás. E olha que eu nem falei dos importados. O local é um verdadeiro paraíso para quem realmente está atrás de quadrinhos. Sem falar que as grandes editoras fazem ótimas promoções em alguns títulos. Um exemplo que eu vivi: passei no estande da Devir e achei os dois volumes de Top 10, HQ maravilhosa do Alan Moore, por um preço lindo. E olha que essas publicações não eram republicadas há muito tempo. Completei algumas coleções especialmente pela CCXP e obtive quadrinhos únicos que só acharia por lá.

Os Artistas

Para muita gente é isso que enche os olhos. A possibilidade de encontrar aquele ator ou atriz famosos. Isso é possível, mas demanda a força de vontade de entrar nos painéis, (que vou falar no próximo tópico). Entretanto eles não são os únicos. Para quem é fã de quadrinhos é possível encontrar verdadeiras estrelas no vale dos artistas, A CCXP é um local onde é possível bater um papo de boa com grandes roteiristas e desenhistas, além de pegar autógrafos e obras exclusivas que eles vendem na sua mesa. Eu já tive a oportunidade de apertar a mão e pegar autógrafos de Mark Waid, Ivan Reis, Brian Azzarello, Bill Sienkiewicz e muitos outros mestres. Às vezes o mais legal ainda é conhecer os artistas que publicam de forma independente e comprar HQ’s que você nunca acharia nas livrarias e bancas de jornal. Para quem busca material de leitura novo é um verdadeiro mar inexplorado, onde cada mesinha pode estar o seu novo artista favorito.

Estandes

Na CCXP existe todo o tipo de estande. Os principais estúdios fazem coisas bem chamativas e divertidas. É possível perder um bom tempo passeando por eles. Alguns painéis são até bem ousados, tornando-se quase mini exposições de coisas bem impressionantes. Imagina ver a roupa do Batman usada nos filmes? O escudo do Capitão America. Um Hulk gigante? Certamente você esbarrará em cosias nesse nível por lá. Além disso, você vai topar em várias coisas que nem sequer imagina de outras editoras, estúdios e empresas que você nem dava bola, mas estão com atrações incríveis. Cada virada de esquina pode ser uma verdadeira surpresa.

Promoções

Como existem diversas empresas que expõem na CCXP é normal que muitas delas façam promoções lá dentro. É normal que você ganhe um pôster de graça de um estúdio e coisas do tipo. Pequenos brindes que podem parecer pouco, mas são super interessantes. Eu tenho até hoje um pôster dos X-Men em minha casa que me foi dado enquanto eu andava por um dos corredores. Além disso temos verdadeiras promoções e sorteios de empresas. Desde HQ’s, livros e até mesmo viagens e coisas do tipo. Isso vai depender da sua vontade de caçar essas promoções e entrar em sorteios. Isso varia de empresa para empresa e depende de que tipo de coisa você posta.

A Galera da Internet

Muito provavelmente você tem alguma pessoa que produz conteúdo para internet da qual você é fã. Talvez um youtuber, um podcaster ou qualquer coisa do gênero. Sem dúvida você vai esbarrar com muitos deles pelas “avenidas” da CCXP. Pode ser a sua chance de tirar uma fotinha, bater um papo rápido com aquela pessoa que você sempre acompanhou. Em muitos casos pode ser uma das poucas chances de encontrar determina pessoa, principalmente se ela não for super famosa e que mora em outro estado. Aqueles mais famosos também estarão lá e talvez você até veja algumas gravações ao vivo e gravações de podcast. Muitos podcasts gravam ao vivo na CCXP.

Fazer umas comprinhas

De modo geral, todo o tipo de coisa nerd pode ser comprado por lá. Está atrás daquela action figure por um preço camarada? Talvez esteja por lá. Obviamente que também esbarra em muitas camisetas, bonés, casacos e até mesmo tênis temáticos. Coisas para casa também não faltam, como pôsteres, placas, copos e o que mais desejar para enfeitar sua morada. É o tipo de evento que fará você descobrir vontades de ter coisas que você nem imagina que existiam.

Cosplay

Bem vindo ao paraíso das fantasias. Você que é de anime tem mais um evento no ano para colocar sua roupa para fora do armário. Você que possui roupas de outras temáticas, mas não achava eventos para vesti-las, este é o seu lugar. O legal da CCXP é que toda a fantasia, independente da temática, está valendo. Anime, filme, quadrinho, livro, desenhos animados e muito mais. A imaginação é o limite. O evento também é ótimo para você que nunca fez um cosplay, pode ficar animado para começar. É um ótimo lugar para testar uma roupa nova e sem medo de ser julgado. Toda fantasia está valendo, das mais elaboradas até as mais simples.

Família

O interessante da CCXP é que ela tem a capacidade de agradar diversos tipos de pessoas. As crianças podem ficar loucas com os cosplays e as atrações mais divertidas de alguns estandes. Um casal pode andar de mãos dadas pelas avenidas no melhor estilo programa de casal. O evento conta com uma praça de alimentação com uma boa variedade.


Espero que esse texto tenha te dado uma boa noção do que esperar deste evento que movimenta o mundo nerd nacional. Use a área de comentários para trocar histórias do evento e dicas para quem está pensando em ir. Quem você já encontrou por lá? Que autógrafos pegou? Achou algum gibi raro? Conta para a gente.

 

Publicidade
Share.
Raul Martins

Autor dos livros Cabeça do Embaixador e Onde os sonhos se realizam

Exit mobile version