A arte é uma forma de contestação, reflexão e até mesmo mecanismo de ação para mudar a realidade. Mas às vezes nós só estamos cansados e com vontade de relaxar. Em muitas ocasiões só estamos buscando algo para nos animar e obtermos energia para enfrentar o dia de amanhã. A arte também pode funcionar como inspiração, algo que funciona como um caminho a ser trilhado. De modo geral, nós humanos, temos a necessidade de algo para nos guiar e servir como um exemplo a ser seguido. Os filmes muitas vezes servem para isso. É comum todo mundo ter um filme que seja “o filme de inspiração” ou “aquele que eu assisto quando eu estou triste”. Nessa lista trago alguns filmes que podem funcionar nesse sentido.
Chef
Filme dirigido por Jon Favreau, mesmo diretor do live action de Mogli, Homem de Ferro 1 e 2. Aqui vemos a história de um chef de cozinha que acaba sendo demitido do restaurante onde trabalhava. Assim começa a sua jornada para recomeçar sua vida e redescobrir seu talento como cozinheiro. Ainda por cima temos sua história de se reconectar com o seu filho e passar todos os valores que um pai deve passar para o mesmo. O filme é super alto-astral, feliz e emocionante. Perfeito para assistir com seu pai, com o seu filho, ou até para quando você esta com saudade de alguém que foi importante em sua formação. Como a maioria dos filmes desse estilo, passa uma das mensagens mais básicas do mundo: “Siga os seus sonhos”.
Cable Guy (O Pentelho no Brasil)
Um dos filmes do auge do Jim Carrey (temos um podcast em homenagem a ele que você pode ouvir aqui), mega engraçado e histriônico. Ele faz um técnico de TV à cabo que fica fascinado pelos seus clientes, tentando ao máximo ficar amigo deles. O tempo todo ele contracena com Matthew Broderick, que faz um homem recém divorciado meio deprê. Esse é mais um filme Jim Carrey, então espere o mesmo humor de Ace Ventura e Maskara, mas com muitas referências a filmes e séries que acabam dando uma dose extra de humor. O filme é curiosamente dirigido por Ben Stiller.
Dias Incríveis
Aqui nós vamos para uma comédia mais exagerada e com situações absurdas. Imagine um grupo de homens de meia idade que resolvem retornar para os anos dourados da faculdade e montar uma república. Bebida, drogas, nudez cômica e todo o tipo de humor adolescente que você pode imaginar, mas acaba ficando mais engraçado por serem adultos decadentes. O trio cômico é Will Ferrell, Vince Vaughn e Luke Wilson enquanto o filme é dirigido por Todd Phillips, que vai aparecer nessa lista em breve, na verdade no próximo item.
Hangover (Se beber não case no Brasil)
Olha o Todd Phillips aqui de novo. Ele foi o diretor dos três filmes da trilogia, mas nessa lista só entra o primeiro. Certamente o filme mais famoso dessa lista. Ao mesmo tempo ele consegue ser uma aventura e comédia. Três amigos precisam descobrir onde o noivo está, afinal de contas eles estavam numa despedida de solteiro em Las Vegas.
School of Rock (Escola do Rock no Brasil)
Muita gente não gosta do Jack Black, mas esse é um dos filmes dele que fica difícil não simpatizar com seu estilo totalmente exagerado. Aqui ele faz um pseudo astro do rock fracassado que entra como professor substituto numa escola classe média alta. Ele acaba transformado a turma numa banda enquanto corre o risco de ser pego. Mais um dos filmes de “siga o seu sonho”, mas que acaba sendo muito divertido para quem gosta de rock e até mesmo bastante inspirador para professores. Do mesmo diretor de Boyhood, o senhor Richard Linklater, que tem um histórico de fazer filmes que levam anos para ficarem prontos.
Jump Street (Anjos da Lei no Brasil)
Originalmente uma série de TV com Johnny Depp no início de carreira, transformou-se numa comédia divertidíssima com Jonah Hill e Channing Tatum, onde eles são dois policias fracassados que são mandados como estudantes infiltrados no ensino médio para descobrir um traficante de drogas. O filme é dirigido por Phil Lord (Uma aventura Lego e Tá Chovendo Hambúrguer) e Christopher Miller, que divide as direções desses mesmos filmes. O filme fala sobre amizade e trabalho em equipe de uma forma super divertida, além de fazer uma inversão genial sobre os valores de gerações diferentes. A continuação também é tão boa quanto o primeiro e mantém os mesmos diretores.
Alguns foram inspiradores, outr
os simplesmente engraçados, mas todos com o potencial de colocar um sorriso no seu rosto. E você? Qual o seu filme para levantar o astral? Que outros filmes poderiam estar aqui? Deixe nos comentários e talvez um deles entre para a parte dois dessa lista.