Geralmente nessa série de textos de “Filmes Vs Livros” eu sempre pego uma ficção que foi levada ao cinema e comparo quais foram as mudanças feitas na troca de mídia, mas neste caso será diferente. Hollywood é o livro que conta os bastidores do filme Barfly e explica como tal obra cinematográfica ganhou vida. Mas o que tem de tão interessante nessa história? Talvez o fato de tanto o roteiro de Barfly quanto o livro terem sido escritos por Charles Bukowski.

Bukowski é um autor americano que hoje tem status de Cult e que aborda temas envolvendo sexualidade explícita, alcoolismo e a vida nas sarjetas e balcões de bares. Atualmente ele é cultuado como um grande autor de romances, contos e poemas. O roteiro de Barfly foi escrito pelo próprio Charles Bukowski e narra o estilo de vida que ele levava antes de se tornar um grande escritor. O filme foi lançado em 1987, já no fim da vida de Charles e ele escreve justamente sobre sua juventude.

Publicidade

Mas então sobre o que é o livro Hollywood? Depois de passar pela experiência de escrever este roteiro, e de se envolver com o mundo do cinema e a produção de um filme, ele decide escrever um livro para relatar a experiência. Desta forma Hollywood acaba funcionando como um daqueles documentários de bastidores que às vezes temos em edições especiais de Bluray e de DVD. Entretanto, esses bastidores são escritos pelo próprio Bukowski e ele os faz sem nenhum pudor de esconder as histórias completamente bizarras que envolveram as filmagens e produção de Barfly.

Para ser completamente honesto; eu não achei o filme nada de mais, é até cansativo em diversos pontos. Bukowski já deixou claro diversas vezes o quanto odeia o cinema e não entende como tal arte funciona, e justamente por isso seu roteiro é cheio de questões problemáticas para um filme. Situações sem propósito, acontecimentos que não se explicam e diálogos tipicamente literários, que não casa com um filme sobre bêbados indigentes. Acredito que existam duas formas de aproveitar este filme: conhecer bem o estilo Bukowski ou ter lido Hollywood. Na verdade existe um terceiro motivo que é assistir a incrível atuação de Mickey Rourke.

O livro acaba se mostrando muito mais interessante, pois a produção do longa é uma das histórias mais insanas e absurdas que você vai ler em muito tempo.  A história é tão absurda que é até difícil acreditar que ela é verdadeira. Bukowski tem uma escrita veloz e direta que faz você ler rápido, além de uma história verdadeiramente interessante para quem gosta de cinema, o que é muito irônico já que o autor adora repetir o tempo todo o quanto ele odeia o cinema e que só aceitou escrever esse roteiro pelo dinheiro.

Bukowski faz a experiência de assistir Barfly se tornar muito interessante depois da leitura de Hollywood, pois são tantos detalhes bizarros que ele conta que quando vemos tais detalhes se mostrando no filme nos pegamos na gargalhada. Atrizes problemáticas, diretor maluco, produtores mais criminosos que mafiosos e filmagens extremamente problemáticas. Isso sem falar em bastidores de festas e outros locais que são marginais à produção do filme.

É até impressionante pensar que esse livro foi publicado, pois ele atinge diretamente uma série de pessoas envolvidas com a produção do filme, e em alguns casos até coisas criminosas. Um relato muito vivo e chocante de como o mundo do cinema pode ser cruel.

Compre livros do Bukowski nos nossos links da Amazon e ajude o Tarja Nerd a ir cada vez mais longe

Publicidade
Share.
Raul Martins

Autor dos livros Cabeça do Embaixador e Onde os sonhos se realizam

Exit mobile version