O ano de 2019 é especial para um dos heróis mais icônicos dos quadrinhos: O Batman. Além de ter sido novamente homenageado no BatmanDay, é também o marco do seu 80º aniversário. Por esse motivo, vale lembrar de uma graphic novel essencial em sua trajetória nos quadrinhos: O Cavaleiro das Trevas. Escrita e desenhada por Frank Miller, a obra definiu nos anos 80 como o protetor de Gotham seria a partir dali: sombrio, anárquico e violento. Pode-se dizer que ele criou o molde pelo qual muitos roteiristas se basearam mesmo dando seus retoques próprios. Mais do que isso, a HQ também inspirou várias outras histórias da concorrência e adaptações para outras mídias.

O primeiro destaque na linha do tempo de obras influenciadas pelo O Cavaleiro das Trevas, direta ou indiretamente, fica por conta de duas HQs da Marvel que seguem o mesmo estilo do trabalho de Frank Miller: Homem-Aranha – Potestade e Wolverine – O velho Logan. Ambas são ambientadas em futuro apocalíptico em que seus protagonistas são basicamente o único herói vivo e apto a sair da “aposentadoria” para lidar com uma nova ameça de uma vez por todas. Infelizmente, o amigão da vizinhança não teve nesse trabalho algo mereça ser lembrado. Já no caso da história estrelada pelo mutante, o resultado final foi bem mais positivo. Além de marcante, a história contada pela dupla Mark Millar (roteiro) e Steven McNiven (arte) inspirou sua última (e melhor) aventura no cinema.

Publicidade

No cinema, a influência da HQ original se estendeu para os filmes mais recentes do Morcego. Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), apesar do título, não se relaciona diretamente com a obra homônima mesmo a referenciando no título. Assim como comentado em outro artigo, “A Piada Mortal” é a HQ clássica que inspira grande parte da premissa do filme. Mesmo com esse detalhe, vale ressaltar como esta adaptação coloca no centro o Coringa e a sua complexa dinâmica com o Batman. Na cena do interrogatório, por exemplo, fica claro como a existência de um está ligada a do outro como se fossem forças da natureza contrárias e ao mesmo tempo complementares. Algo que também é trabalhado em O Cavaleiro das Trevas.

Ouça o TarjaCast sobre os 80 anos do Batman!

Foi em 2012, em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), que a influência se deu de forma mais direta. Na trama, encontramos um Bruce Wayne (Christian Bale) vivendo de forma reclusa em sua própria casa, tendo como único contato com o mundo exterior a companhia de seu mordomo e amigo Alfred (Michael Caine). E assim como ocorre na HQ, esta reclusão é interrompida por conta de uma ameaça que precisa ser detida de uma vez por todas. No caso, Bane (Tom Hardy) que nos quadrinhos foi conhecido por outro momento marcante na vida do Homem Morcego.

Outro filme que também mantém relação direta é Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016). Na produção, além de colocar pela primeira vez os dois heróis icônicos em combate no cinema também temos referências visuais à momentos clássicos da HQ de Frank Miller. Não só isso como a ousada produção de Zack Snyder também foi capaz de imaginar como seria esta versão do Batman nos dias de hoje. Infelizmente, o resultado foi mais considerado polêmico e divisor de opiniões do que algo verdadeiramente épico e altura dos personagens mais conhecidos dos quadrinhos da história.

Por último, vale mencionar a animação homônima que adaptou fielmente a HQ no mesmo ano do último capítulo da trilogia Nolan e as duas continuações nos quadrinhos escritas por Frank Miller. Aliás, ele já anunciou um quarto volume que será lançado em dezembro. The Dark Knight Returns: The Golden Child (Cavaleiro das Trevas Ressurge: A Criança Dourada em tradução livre) terá arte do brasileiro Rafael Grampá e será focada Jonathan Kent, filho mais novo do Superman. Carrie Kelly, que foi apresentada nesse universo alternativo como a Robin agora assume o manto da Batwoman.

Com tantos exemplos de produções inspiradas e influenciadas fica difícil dizer se algum dia essa fonte vai esgotar, seja pela vontade de Miller em continuar contando novas histórias ou por conta da necessidade da indústria em se basear em uma obra tão importante. De qualquer forma, fica a certeza de que isso manterá a vida longa do Batman por muitos anos.

Links:

Olhar Literário é uma coluna escrita por Marcus Alencar. Marcus é redator no site Leituraverso e um dos hosts do podcast Leituracast

Publicidade
Share.
Marcus Alencar

"Palavras importam! Uma morte, uma ondulação e a história mudará em um piscar de olhos"

Exit mobile version