Os romances de suspense estão ficando cada vez mais complexos e mirabolantes para surpreenderem seu público, com uma reviravolta atrás da outra e uma lista incontável de personagens. Indo contra essa maré, a escritora Nathália Laryssa do Amaral consegue nos envolver com uma história simples e divertida em seu primeiro livro: O Mistério dos Clark.

Na trama, conhecemos Sarah, uma adolescente de 17 anos que deixa o Brasil para morar em uma cidadezinha dos Estados Unidos. Chegando lá, ela e sua família são recepcionados pelos Clark. Porém a peculiaridade dos novos vizinhos incomoda a moça, que começa a perceber que eles escondem muitos segredos.

A característica mais marcante de O Mistério dos Clark é a narração em primeira pessoa feita pela protagonista. A linguagem é simples e coloquial, típica de uma adolescente brasileira, o que dá um tom descontraído como se ela estivesse conversando diretamente com a gente. A autora consegue dosar bem a informalidade, sem abusar de gírias ou expressões que poderiam se tornar cansativas, então a leitura flui com facilidade.

Essa simplicidade para falar com os leitores resulta em uma personagem carismática e engraçada, que conquista nossa simpatia logo de cara. Sarah é uma menina inteligente, determinada e possui uma curiosidade que não a deixa desistir de encontrar as respostas para solucionar os mistérios que a rondam. Sua persistência, carisma e inteligência são pontos em comum com outros investogadores de obras consagradas, como Cormoran Strike, Enola Holmes e até mesmo Robert Langdon. Contudo, esses personagens têm cargas dramáticas bem maiores, com muitos fantasmas do passado. A protagonista criada por Nathália é mais leve, se encaixando na atmosfera que seu livro propõe.

Ainda que não seja uma narrativa densa, o suspense criado em torno dos Clark desperta a nossa curiosidade até o final para sabermos o que vai acontecer. Os gatilhos entre um capítulo e outro nos incentivam a continuar e, quando percebemos, chegamos ao fim rapidamente, já que é uma história curtinha

A leveza da trama implica que algumas situações, a princípio complexas, não sejam exploradas a fundo. Isso passa a impressão de que certas coisas se resolvem de modo muito rápido e fácil. Mas precisamos levar em conta que a obra é uma novela voltada para o público em geral, sem a pretensão de ser algo complicado ou extenso.

Se você ler o Mistério dos Clark com isso em mente, vai conseguir aproveitar tudo o que o livro tem a oferecer. É uma premissa simples, mas Nathália Laryssa do Amaral consegue torná-la atraente e divertida até o final, além de preparar o terreno para a continuação, De Volta ao Brasil, que em breve ganhará versão em e-book.

Adicione este livro à sua biblioteca:

Leia a continuação, De Volta para o Brasil, no Wattpad

Conteúdo relacionado:

Publicidade
Share.
Mozer Dias

Engenheiro por formação, mas apaixonado pelo mundo da literatura e do cinema. Se eu demorar a responder, provavelmente estou ocupado lendo ou assistindo a um filme.

Exit mobile version