Quem vive um dia irá perecer. A morte é algo inerente à vida, um fato irreversível à humanidade que desde sempre e de diversas maneiras tenta interpretá-la. Nos cinemas a morte também tem diversas interpretações. É um recurso narrativo que pode não só representar a tristeza de uma vida que chegou ao fim, mas também um sacrifício que valeu a pena, uma passagem de bastão do mestre para o discípulo, entre tantos outros significados. Mas diferente da vida real, a ficção tem que fazer sentido. E muitas das vezes não tem! Nesse artigo vou relembrar 18 mortes estúpidas dos cinemas que aconteceram por falta de sentido, inteligência ou esforço dos personagens (ou seria mais dos roteiristas?) OBS: Evitei usar as franquias Premonição, Jogos Mortais e os filmes de slashers para evitar uma lista infinita).

Jack em Titanic

https://youtu.be/kx8P5X2h-AI

Uma morte marcante em um dos filmes mais importantes dos cinemas. Mas que poderia ser evitada se Jack (Leonardo Di Caprio) se esforçasse mais para tentar subir no pedaço de madeira que servia de plataforma para Rose (Kate Winslet) boiar nas águas frias do oceano. Após uma tentativa chinfrim de subir, Jack desiste e fica na água até congelar. Na imagem abaixo você pode ver quantas formas o casal poderia ficar protegido fora da água dividindo o pedaço de madeira.

Publicidade

 

Mercúrio em Vingadores: Era de Ultron

https://youtu.be/pVuIszzqnrc

O homem com o poder da supervelocidade é atingido por raios que o atravessam. Sim, Mercúrio (Aaron Taylor-Johnson) sob pretexto do roteiro de se sacrificar para salvar a vida do menino e do Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), corre mais rápido que os raios (o que deveria fazer os mesmos ficarem em câmera lenta para ele) e salva os dois. Porém ele é atravessado pelos tiros que, no mínimo, nos faz pensar que os tiros não deveriam acertá-lo devido à dua velocidade. Mas já que acertou e o atravessou, por consequência, também acertaria os protegidos do herói. 

Amarra em Esquadrão Suicida

Um personagem dos quadrinhos que entrou de repente na trama do filme e no minuto seguinte teve sua cabeça explodida apenas para reforçar o perigo das bombas implantadas nos pescoços dos integrantes do Esquadrão Suicida. Pergunto-me se o ator sabia disso quando assinou o contrato.

Heimdall em Vingadores: Guerra Infinita

Tudo bem que Heimdall (Idris Elba) já começa o filme estirado no chão, mas será que ele não imaginou que se teletransportasse o Thanos com a Bifrost antes dele pegar a joia do espaço do Loki não ganharia o tempo necessário para que os asgardianos sobrevivessem (e ele também)?! Ou pelo menos poderia salvar os personagens que ele tinha algum vínculo emocional como Loki ou Thor?! Bem, ele resolveu salvar o Hulk que era o que menos precisava da ajuda, pois ele é o HULK e não teve papel importante na trama. 

Jonathan Kent em Homem de Aço

Tipo, no meio de um furacão você se arriscar para salvar o cachorrinho que ficou preso no carro não é lá uma ideia muito inteligente, mas é até fofa. Menos quando o seu filho é o Superman! Que não só poderia ter salvado o pet no lugar do pai, mas como poderia também ter salvado o pai antes de ser engolido pelo furacão. Um filho naquela situação não iria querer manter as aparências às custas da vida de seu próprio pai. Pelo menos o cachorro foi salvo… mas não pelo Superman.

Palpatine em Star Wars: Ascensão Skywalker

https://youtu.be/81n5q42BoAk

A estupidez de Palpatine (Ian McDiarmid) em Ascenção Skywalker é algo de outro nível! O vilão sobreviveu a uma queda no colisor de átomos da Estrela da Morte em Retorno de Jedi, se fortificou durante 30 anos: criou Snoke, manipulou Kylo Ren, destruiu a mente de Luke e construiu 10.000 star destroyers num planeta inóspito que já garantiria a retomada da galáxia pela Última Ordem. Mas não! Ele traçou um plano que era pro Kylo Ren levar sua neta até ele, mas que na verdade era para que Kylo quisesse matá-la, mas que na verdade ainda mais verdadeira era para que isso levasse a neta matar o próprio avô e tomar o seu lugar como Lord das Trevas… mas que na real era para o ex-imperador ficar mais poderoso sugando as energias de Kylo e de Rey ao mesmo tempo e dominar a galáxia, coisa que já poderia ter feito com os 10.000 star destroyers que ele já tinha no início do filme…. mas, mesmo soltando raios poderosos nos céus, ele perde para sua já enfraquecida neta que só estava ali porque era o plano dele… UFA! Parabéns pelo plano Palpatine (aplaudindo de pé por tamanha “inteligência).

Padmé Amidala em A Star Wars: A Vingança dos Sith

https://youtu.be/ZK3hw45yNas

A Rainha de Naboo e senadora da República galática Padmé (Natalie Portman), após dar a luz aos gêmeos, se decepciona com o seu amor e pai de seus filhos Anakin e simplesmente deixa de querer viver. E morre! Tipo, ela não se suicida nem nada, ela apenas não queria mais viver e seu corpo somatiza essa vontade, e morre. Enfim, os mistérios do poder da força de vontade…

Morris (rainn wilson) em meg

https://youtu.be/fa4O53A0c70

Imaginemos: você é um bilionário, dono da maior plataforma de exploração científica submarina do mundo. Milhares de empregados trabalham para você (inclusive Jason Statham). Mas você quer ir num barquinho à noite numa missão para capturar o super megalodonte pré-histórico assassino que praticamente destruiu sua mega plataforma horas antes? Parece você realmente não dá muito valor à sua vida de bilionário. Né não?

Bobba Fett em O Star Wars: O Retorno de Jedi

Boba Fett é um cara bem querido do universo Star Wars, porém isso é um tanto inexplicável. Sua participação nos cinemas é bastante contestada por ser praticamente um leão de chácara de Jabba The Hutt e ter morrido de forma bem pouco honrosa. Além de desnecessariamente tentar se aproximar de Luke (já que tinha uma arma de longa distância), ele não só é desarmado pelo jovem Jedi como também é projetado sem querer por Han Solo e cai na boca do monstro “ralo” do deserto. Um fim bizarro até para um mercenário incompetente.

Meredith Vickers (Charlize theron) em Prometheus

Prometheus é um show de horrores! Mas a morte de Vickers (Charlize Theron) é digna de um episódio do pica-pau. Quando uma nave no estilo rosquinha está caindo, rolando, em cima de você é no mínimo aconselhável que você tente correr para o lado e não para frente. Tanto que a outra personagem dá dois rolinhos para o lado e sai sã e salva se perguntando por que não tinha feito aquilo antes. Come on, Charlize!

O biólogo Millburn em prometheus

https://youtu.be/0nsNmmDtGjc

O mano tem um diploma de biologia do futuro de Prometheus. Ele tá num planeta desconhecido super bad-ass e perigoso, se depara com uma criatura não catalogada que mais parece uma cobra naja evil alienígena. E… ele quer… BRINCAR DE GUGU-DADA COM ELA?! M-O-R-R-E-D-I-S-G-R-A-Ç-A!

Destruidor em Tartarugas Ninjas 2: O segredo do ooze

Os filmes das Tartarugas Ninjas da década de 90 moram em nossos corações. Mas não poderia deixar essa passar batida. O vilão Destruidor após ser derrotado pelas tartarugas acaba sendo exposto à substância Ooze, que o transforma num ser super bombado (detalhe que transforma até os metais de sua armadura). Mas ao invés de bater nas tartarugas ninjas para finalmente derrotá-las, ele começa a quebrar as vigas que sustentavam o pier que eles estavam. O pier cai na cabeça deles (inclusive do Destruidor), como era de se esperar, as tartarugas sobrevivem boiando na água (pois são tartarugas!) e o Destruidor morre. Conclusão: O ooze faz mal para o cérebro.

Newt e capitão hicks nos créditos iniciais de Alien 3

Alien 3 já começa dando um banho de água fria em nossas expectativas quando, ainda nos créditos iniciais, vemos os nossos queridinhos de Aliens 2 Ripley, Newt e Hicks sendo atacados pela “aranha” alien enquanto hibernavam. O que acaba matando o capitão e a orfã. Seria digno se eles verificassem na nave se havia algum ovo de alien antes de hibernarem e ficarem totalmente vulneráveis após serem atacados pela rainha.

Darth Maul em Star wars: A Ameaça Fantasma

Poxa Darth Maul, acreditávamos tanto em você. Mas também quem iria supor que com Obi Wan desarmado e pendurado no precipício você iria ficar jogando faisquinha em cima dele? E além disso que você observaria calmamente seu inimigo saltar, passando pela a sua cara, pegar o sabre de luz e te cortar ao meio?! Seus reflexos realmente não estavam em dia Darth Maul.

Miranda tate em Batman: the dark knight rises

Com Miranda Tate (Marion Cotillard) vou nem entrar no mérito da cena de morte ridícula (ela simplesmente desfalece como se fosse a sua sobrinha de 7 anos brincando de interpretar). O objetivo dela era explodir a bomba que estava no caminhão e tinha em sua posse o detonador da mesma. Mas por que ao invés de detonar a bomba e ver Batman, Mulher-Gato e Gordon serem mortos consigo, você preferiu fazer um discursinho e morrer com o detonador na mão? Ai, ai, esses vilões poéticos são danados.

Capanga do Lo pan em aventureiros do bairro proibido

Deve ter passado na cabeça do capanga: “Jack Burton (Kurt Russel) matou meu chefe com uma facada na testa. E agora quem vai pagar meus boletos?! Já sei, vou me explodir sem sentido nenhum na frente dos meus inimigos e fugir dos meus boletos!”

Vilão “Freddy Mercury” em comando pra matar 

Bennett (o vilão Freddy Mercury) estava frente a frente com o seu inimigo mortal John Matrix (Arnold Schwarzenegger). Ele estava armado com uma pistola e seu inimigo desarmado. Mas Bennett cai no papinho do Arnold de sentir torcer a faca dentro da barriga do inimigo, joga a arma em cima do Arnold (desistindo de sua vantagem), e vai na faca e na mão lutar com o protagonista (pode ver a luta completa no vídeo abaixo). E morreu! Bem, ele ainda deu sorte do Arnold ter sido elegante de não pegar a própria arma que Bennett jogou em cima dele e atirar no vilão. Seria tipo escarrar na cara a burrice do rapaz.

Homem de ferro em Vingadores: Ultimato

https://youtu.be/phT1OKgSflI

Bem, aqui vai a minha dose de polêmica na lista. A cena da morte do Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) é icônica e uma das mais épicas dos cinemas. O sacrifício final de Tony Stark com a estalada de dedos para salvar a galáxia de ser obliterada por Thanos tirou muitos gritos e lágrimas dos espectadores. Isso é irretocável. Porém quando lembramos que quatro outros super-heróis estiveram com a manopla nas mãos (Gavião Arqueiro, Pantera Negra, Homem-Aranha e Capitã Marvel) e ninguém pensou em usá-la antes fica meio estranho. E, tipo, dois desses heróis teriam mais chances de sobreviver ao uso da manopla do que o Stark. O Pantera Negra teria uma armadura impenetrável de vibrânio para proteger seu braço, mas ok, não era tão garantido assim que sobreviveria. Mas a Capitã Marvel tinha o poder de resistir ao uso da manopla! Cara, ela rebocou uma nave no espaço nas costas! E teria tempo suficiente de vestir a manopla e esfarelar Thanos e seu exército ao seu bel-prazer como podemos ver no início do vídeo acima.

 

 

Bem, a morte às vezes pode significar  algo positivo. Mas a estupidez não.

 

Publicidade
Share.
Daniel Gustavo

O destino é inexorável.

Exit mobile version