Para muitos o aniversário é uma desculpa para dar uma enorme festa e beber até cair, tudo com a perspectiva de “temos que aproveitar a vida”. Mas no meio do caos festeiro é possível que você tenha um choque de consciência e passe a refletir sobre sua existência. “Mais um ano de vida e o que eu faço com ela?”. Caso essa vibe caia sobre você tenho aqui alguns filmes para alimentá-la e talvez gerar uma reflexão sobre o rumo que sua vida está tomando (ou a ausência de rumo).
Stand By Me (1986)
Um grupo de amigos descobre que um cadáver apareceu na encosta do rio de sua pequena cidade. Eles decidem partir numa pequena aventura para achar o tal corpo e assim vamos conhecendo suas psiques e o porquê da tal jornada. Um filme profundo de um jeito simples que fala sobre a amizade da infância. O que ele tem haver com aniversário? Bem, geralmente quando refletimos sobre nossas vidas é muito comum fazer uma pequena volta à infância, e esse filme é perfeito para isso. Baseado num conto de Stephen King (falamos dele aqui) você terá um filme adulto feito por um olhar infantil.
Uma questão de tempo (2013)
Imagine que assim que você entra na vida adulta seu pai lhe avisa que se você se concentrar muito pode voltar no tempo de acordo com a sua vontade. Desta forma é possível voltar para todas as memórias que você já teve na vida e modificá-las ou vivê-las novamente. O filme faz justamente essa reflexão sobre “O que eu fiz com a minha vida?”. Absurdamente original, verdadeiramente profundo e emocionante. É exatamente o tipo de vibe que um “filme para se ver no aniversário” pede.
De Repente 30 (2004)
Um clássico da TV aberta. A jovem Jenna, em seu aniversário de 13 anos, deseja ser adulta já que a sua existência de pré-adolescente é muito difícil. Algo dizia a ela que ser adulta seria mais fácil (de onde ela tirou essa ideia idiota?). Assim ela acorda com 30 anos e descobre como realmente será sua vida adulta. Além de obviamente ser um filme que se passa num aniversário, ele reflete muito sobre a indagação básica de “para onde está indo minha vida”. Se “Uma questão de tempo” é a reflexão sobre o passado, esse filme é sobre a reflexão do futuro.
O curioso caso de Benjamin Button (2008)
Um bebê, por algum motivo, nasce já com um aspecto idoso. Conforme vai crescendo seu aspecto se torna cada vez mais jovem. Interpretado por Brad Pitt, Cate Blanchett e dirigido pelo ótimo David Fincher, este filme conta a história do início ao fim da vida de uma pessoa. É uma boa pedida para esses momentos, nos fazendo pensar em que fase você está exatamente e que talvez estejamos muito ansiosos para que tudo aconteça logo, assim como em De repente 30.
Projeto X (2012)
Mas se você esta cagando para qualquer reflexão obviamente que temos um filme para você. Imagine que seus amigos lhe ajudam a preparar a maior festa da história quando seus pais saem de viagem. O problema é que essa festa vai tomando proporções absurdas num nível incontrolável. Um filme que parece ser muito simples, além de mais um filme de adolescentes idiotas, mas ele vai escalonando de uma forma que é impossível não querer ver o que vai acontecer no final. Se esse filme te inspirar a fazer algo semelhante, por favor, me chame.
Que outros filmes bons para se ver no aniversário faltaram nesta diminuta lista? Adicione os títulos que lhe passarem pela cabeça nos comentários aqui em baixo. Esteja você entrando na maioridade, ou já chegando à casa dos 40, acenda uma vela para seu bolo, beba uma cerveja e feliz aniversário. Se você não estiver fazendo mais de 18 vai beber refrigerante, nada de dar uma de espertinha(o).
Fique por dentro das novidades!