O primeiro volume de histórias solos do Vader compilou as seis primeiras edições da revista mensal e se provou uma surpresa maravilhosa. A dupla Larroca e Gillen provou que era possível colocar um dos maiores vilões da cultura pop como protagonista de uma aventura, sem necessariamente tem que romper com sua aura misteriosa e assustadora. O segundo volume prova que eles não só sabem fazer isso como vai muito além.

Publicidade

Após descobrir que o garoto que explodiu a Estrela da Morte é seu filho, Vader começa uma jornada para encontrá-lo com a ajuda da arqueóloga espacial Aphra. Juntos eles começam a realizar ações por baixo dos panos do Império, a maioria delas de forma completamente ilegal. Mas isso obviamente traz consequências.

Justamente por existir uma necessidade de não romper a aura do personagem, Vader acaba sendo um protagonista muito hermético. Fala pouco, expõe pouco seus planos e o que ele realmente deseja. Assim como no primeiro volume, neste temos a sensação de que não temos noção do porquê de algumas coisas estarem ocorrendo na trama. Mas isso não chega a ser um problema, no máximo gera uma leve dúvida, mas que compõe totalmente a vibe desta HQ.

Se no primeiro volume tivemos cenas maravilhosas de luta, aqui a ideia é diferente. O segundo volume é um gigantesco clima de tensão. É importante lembrar que essa história se passa entre o episodio IV e V, então Vader ainda possui uma série de superiores e recebe ordens de outros componentes do Império. Isso acaba sendo uma estrutura de roteiro muito interessante porque cria limitações burocráticas para Vader. Não é à toa que o grande conflito deste arco é o fato de Vader estar sendo investigado por um funcionário do Império, uma espécie de detetive. De fato Darth Vader está fazendo ações criminosas pelas costas do Império, algo que poderia destruí-lo perante a instituição. A corrida de gato e rato entre ele e o investigador é simplesmente sensacional e realmente faz com que você prenda a respiração durante a leitura.

Temos o avanço da construção da personagem Aphra, que por vezes acaba sendo uma co-protagonista da publicação, algo que não é ruim, pois ela é uma personagem muito interessante. Todo o contrabandista do universo Star Wars acaba sempre sendo comparado com o Han Solo e talvez essa comparação seja válida nesse caso, mas o que é mais interessante desta HQ do Vader é que ela acaba tendo versões dos personagens clássicos só que feitos de uma forma “lado negro”. Aphra é uma versão dark do Han, triplo zero é um C3PO torturador e sádico, assim como BT carrega a mesma ideia de ser o anti R2D2. Temos até um Chewbacca do mal. O mais interessante é que não temos só a mera “versão maligna” dos personagens que conhecemos e sim a inversão em detalhes como, por exemplo, os robôs. Se C3PO constantemente briga cm R2D2 então triplo zero e BT se adoram justamente por compartilharem do prazer de torturar humanos.

Ironicamente até mesmo Vader está trabalhando contra o Império o que o torna levemente Rebelde também. Entretanto o que o torna cativante, e nos faz torcer por ele, é justamente por ele ter seus próprios planos e desejos secretos. Ele é mortal, inteligente e totalmente direto em seus planos. É impossível não ficar fascinado por suas ações ao longo da história. É impressionante como Kieron Gillen entende como Vader age e pensa e faz com que ele pareça totalmente real e verdadeiramente complexo. Os desenhos de Larroca continuam excepcionais e são tão bem concatenados a cada quadro que às vezes esquecemos que estamos lendo uma HQ, pois mais parece um filme que se desenrola nas páginas.

O volume termina com cliffhanger muito interessante, por outro lado cada vez mais se demonstra a necessidade de ler as HQ’s que contam a história de Luke no mesmo período. Fizemos análises destas HQ’s, que por sinal também são ótimas. Vader também faz participações nessas outras histórias e é claro que existe uma preocupação em fazer com que essas duas publicações corram em paralelo e que de tempos em tempos se conectem. Certamente um dos matérias mais interessantes e de melhor qualidade do universo expandido canônico pós-compra da Disney.


Compre essa HQ e outros produtos Star Wars nos nossos links da Amazon e ajude o tarja Nerd a ir cada vez mais longe


Darth Vader Vol. 2: Sombras e Segredos

Nota

Publicidade
Share.
Raul Martins

Autor dos livros Cabeça do Embaixador e Onde os sonhos se realizam

Exit mobile version