Como eu disse no meu texto sobre a briga entre Marvel e DC (que você pode ler aqui), as duas editoras bebem muito uma da outra. Isso chega ao nível de alguns personagens serem extremamente semelhantes. Talvez não tão parecidos visualmente, mas em conceitos ou arquétipos. Muito se fala de Thanos e Darkseide. De fato ambos cumprem o papel do “ser alienígena extremamente poderoso”, mas acho que suas origens e objetivos um tanto diferentes. Nesta lista decidi ir a outros personagens, outros mais ou menos conhecidos, mas todos semelhantes entre si e que estão em uma das duas editoras.

Mulher Gato e Gata Negra

Eu acho essas duas as mais chocantemente parecidas. Ladras, associadas a felinos e que possuem um relacionamento amoroso conturbado com o herói em questão. Olhando friamente e com calma, é possível traçar diversas semelhanças entre o Homem Aranha e o Batman (um dia farei um texto sobre isto) e essa entra para a lista de semelhanças profundas. A que surgiu primeiro foi a Mulher Gato, já nos anos 40, na primeira edição da revista Batman (antes ele só era publicado na Detective Comics).  Nessa história ela era somente “The Cat”, mas já apresentava o estereótipo de dama fatal ladra e sedutora. A Gata Negra só veio em 1963, na edição da revista do Homem Aranha 194, seguindo o mesmo padrão. Talvez a única grande mudança que ela sofreu foi de fato ganhar poderes de “gerar azar” às pessoas próximas a ela (olha que paralelo “genial” com o nome da personagem).

Flash e Mercúrio

Publicidade

Os dois se tornaram personagens que ficaram muito populares por suas representações fora das HQ’s. A primeira aparição de Flash era muito diferente da que conhecemos hoje. Ele usava uma panela na cabeça (como o deus Mercúrio) e não usava máscara alguma. O personagem sofreu uma grande reformulação e virou o corredor escarlate que conhecemos hoje. Sua primeira aparição foi em 1940 numa revista que levava seu nome na primeira edição. Mercúrio, da Marvel, só veio ao mundo em 1964 na quarta edição da revista dos X-Men, onde a irmandade de mutantes foi apresentada e ele era um dos vilões.  Pouco depois ele e sua irmã, Feiticeira Escarlate, migraram para as revistas dos Vingadores onde ganharam status de heróis. Esses dois personagens se enfrentaram na grande saga Vingadores VS Liga da Justiça

Batman e Cavaleiro da Lua

Um é um dos heróis mais conhecidos do planeta e o outro uma versão curiosa e desconhecida. O Cavaleiro da Lua é propositalmente uma espécie de Batman da Marvel e brinca muito com a ideia do herói tão louco quanto seus vilões. O Cavaleiro possui três personalidades, cada uma com uma profissão. Uma delas é super rica e banca tudo, enquanto a outra é um taxista e a terceira um ator, isso tudo somado com uma origem um tanto mística do “herói” como um todo. A proposta é justamente fazer brincadeiras com o vigilante noturno rico e sem poderes, mas de uma forma que a DC nunca faria com o Batman. Ele surgiu pela primeira vez em Werewolf by Night n° 32 (agosto de 1975). Se tiver curiosidade, procure as histórias escritas por Warren Ellis que saíram no Brasil numa edição única da Panini. Enquanto ao Batman, acho que você já sabe o suficiente sobre ele. Não preciso explicar nada aqui.

Arqueiro Verde e Gavião Arqueiro

Ambos são arqueiros de nível absurdo e usam uniforme de gosto bastante duvidoso. De um lado temos o personagem da DC que era propositalmente uma mistura de Batman e Robin Hood. O grande empresário que financiava sua luta contra o crime e utilizava armas temáticas com seu uniforme (realmente muito parecido com o Morcego).  Sua primeira aparição foi em 1941 na revista More Fun Comics (edição 73). O Gavião, da Marvel, só deu o ar da sua graça em 1959 onde ele era vilão do Homem de Ferro. Assim como o Mercúrio, ele buscou sua redenção e entrou para os Vingadores. Curiosamente o Arqueiro Verde, mesmo surgindo primeiro, acabou ficando cada vez mais parecido com o Gavião dos quadrinhos, ainda mais no seu seriado de TV, lá Oliver inclusive está numa busca constante de redenção.

Tornado Vermelho e Visão

Ambos são seres robóticos dotados de consciência e que originalmente surgiram como vilões. Tornado foi inimigo momentâneo da Sociedade da Justiça, enquanto Visão foi uma criação de Ultron que desejava formar uma raça robótica. Os dois mudaram de lado e se tornaram membros dos respectivos grupos que atacaram. Tornado surgiu em 1960 e Visão, três anos depois. Claramente que Visão fez mais sucesso que seu antecessor, pois lhe foi dado uma personalidade e relações pessoais. Curiosidade: no universo Terra 2, da DC, Lois Lane é a identidade do Tornado Vermelho.

Superman e Sentinela

Superman é um personagem tão popular e tão significativo que ele tem diversas “versões” de outras editoras. Na Marvel ele tem algumas, mas a que trouxe aqui talvez seja a mais relevante. Na verdade existem uns seis personagens na Marvel que possuem o nome Sentinela, mas a que eu estou falando é a de 2000. A ideia era justamente ter um ser muito poderoso que tinha outra personalidade: O Vácuo. Sentinela era solar e amigável, enquanto Vácuo desejava destruir e consumir tudo. O personagem foi bastante relevante nas histórias dos Vingadores e teve um final épico na saga “O Cerco”. Híperon também é uma dessas versões do Super que participa das histórias dos Vingadores de tempos em tempos.

Senhor Destino e Doutor Estranho

Não confunda! Estou falando do Senhor Destino da DC, que assim como o Estranho, é um mago muito poderoso em seu universo. Destino trabalha com uma mágica baseada nas antigas culturas egípcia e foi membro ativo da Sociedade da Justiça. Surgiu na More Fun Comics em 1940 (pelo que estamos percebendo foi um ano e tanto para a DC). Para os fãs de quadrinhos ele não é uma figura tão incomum, mas ainda assim difícil de encontrar. Por outro lado o Doutor Estranho sempre foi mais relevante na Marvel, mesmo que ainda desconhecido de certa forma. O Mago Supremo deu as caras em Strange Tales 110, no ano de 1963, e desde lá foi um sucesso entre os leitores,  possuindo algumas HQ’s de ótima qualidade. Os dois são referências do mundo da magia para os outros heróis e podem viajar entre mundos e lidar com seres cósmicos.

Monstro do Pântano e Homem Coisa

Esses são bizarramente parecidos. Ambas são criaturas que vivem nos pântanos como uma espécie de entidade da natureza com ares sobrenaturais. Se não fosse por um detalhe provavelmente os dois cairiam no desconhecido como os irmãos gêmeos que eram. Esse detalhe é Alan Moore. O inglês pegou a frente do Mostro do Pântano e criou uma das HQ’s mais significativas do meio. Na Marvel o Homem Coisa não teve a mesma sorte, e mesmo tendo uma revista própria em alguns momentos, nunca teve a mesma relevância ou sorte de cair nas mãos de um gênio. Mas quem surgiu primeiro? Ta aí uma coisa engraçada. Os dois chegaram ao público no mesmo ano, que foi em 1971. O Homem Coisa no mês de Maio, na revista “Savage Tales” numero 1 enquanto o Monstro do Pântano  chegou no “House of Secret” no numero 92. Ambos tiveram suas adaptações obscuras para o cinema sendo o Mostro do Pântano em 1982 e o Homem Coisa em 2005.

Manto e Manto Negro

Outros que são a cara de um e focinho do outro. Manto é da Marvel e trabalha em conjunto (quase simbiótico) com Adaga. Representam o conceito clássico de luz e travas trabalhando juntos. Surgiram na pegada mais humana da Marvel com histórias mais pesadas e realistas.  Surgiram na revista Peter Parker, The Espetacular Spider Man numero 64. Na DC temos o Manto Negro que é filho do Alan Scott, o Lanterna Verde original, possui uma irmã que é uma espécie de Lanterna também. Os irmãos também fazem a brincadeira de luz e trevas juntas. Os dois personagens das editoras têm até os mesmos poderes, que consistem em se mover pelo mundo das sombras, sugar toda luz e voar. Manto Negro apareceu em All-Star Squadron número 25.

Exterminador e Deadpool

A história entre esses dois se tornou muito conhecida desde que o Mercenário Tagarela ganhou seu filme. O Exterminador da DC sempre foi tido como um vilão realmente perigoso e mortal. Surgiu na “The New Teen Titans” número 2 em 1980 e era extremamente perigoso, protagonizando uma das sagas mais icônicas do grupo: O contrato de Judas. Deadpool surgiu como uma parodia desse clichê do mercenário absurdamente eficiente que nunca falha. Sua aparição foi em 1991 na “New Mutants” na edição 98. Deadpool foi cada vez ganhando tons mais cômicos até eu ganhou o público como o super herói da comédia.


Provavelmente eu me esqueci de alguns personagens aqui, principalmente por que a Marvel e a DC sempre faz parodias e versões distorcidas das figuras icônicas da outra editora rival. Um bom exemplo dessa brincadeira é a revista “Astro City”, da Editora Image, onde todos os super heróis mais clássicos possuem sua versão neste mundo que mistura tudo da Marvel e DC de um jeito mais adulto, numa enorme homenagem a indústria dos quadrinhos. Todo fã de super-heróis precisa dar pelo menos uma conferida nesse título sensacional.

 

Publicidade
Share.
Raul Martins

Autor dos livros Cabeça do Embaixador e Onde os sonhos se realizam

Exit mobile version