A editora Pipoca e Nanquim é recente, mas já conseguiu criar um catálogo de publicação bem interessante e bastante diferente do que comumente se entende como historias de quadrinhos. Apostando no terror, fantasia e obras mais intimistas, eles trazem histórias inéditas no Brasil e com grandes nomes do meio. A editora que surgiu como canal no Youtube tem Beasts of Burden como seu quarto lançamento (em ordem cronológica) com uma aventura sobrenatural e fofa que foi originalmente publicado pela Dark Horse.
A pequena cidade de Burden Hill poderia ser como qualquer outra se não fosse por um pequeno detalhe: ela é constantemente ameaçada por fantasmas, bruxas, demônios e todo o tipo de entidade sobrenatural maligna. Entretanto o povo da cidade nem parece notar tais problemas, pois eles são resolvidos pela inusitada matilha de cães (e até alguns gatos) que atuam como protetores místicos de sua morada.
Poucas narrativas conseguem misturar o lúdico com o terror, pois geralmente acreditamos que estes dois conceitos são antagônicos. Neste quadrinho eles se misturam de forma sensacional. Uma hora você está rindo dos cachorrinhos incrivelmente divertidos e depois se pega enojado com algumas cenas e até emocionado com desfechos de certos capítulos.
Os roteiros são assinados por Evan Dorkin que cria uma série de contos que acabam se costurando ao longo do tempo. No início a primeira história deveria ser uma aventura isolada, mas o sucesso foi tamanho que eles ganharam uma revista própria e logo foi criando um micro-cosmo na cidade de Burden. Isso faz bastante sentido quando lemos as aventuras, pois percebemos uma consistência cada vez maior conforme as histórias ganham mais páginas.
As artes são de Jill Thompson e elas são simplesmente incríveis. Ela trabalha com pintura e cria um quadro lindo a cada página. Isso sem falar em como ela consegue fazer animais terem expressões humanas sem desenhar de forma caricatural. Seu traço (ou devo dizer pincelada?) consegue variar do fofinho, belo até o macabro e sangue jorrando para todos os lados, com direito a cérebros. A reunião de Jill com Evan é simplesmente perfeita e lembra bastante o terror mais inocente que possuíamos na literatura nos anos 70 e 80, mas ainda sim um excelente terror.
O Volume Um reúne o primeiro arco de história destes personagens e, talvez, o único problema seja que quando estamos começando a ficar animados com a trama geral e conectados com os personagens, a edição acaba. Aquele gostinho de quero mais que, ao mesmo tempo, é ótimo, pois significa que fomos fisgados, mas gera certa frustração de ter sua animação cortada quando está chegando ao auge. Entretanto a editora Pipoca e Nanquim nada poderia fazer em relação a isso, pois eles lançaram exatamente no mesmo formato que a própria Dark Horse publicou nos Estados Unidos. Uma HQ sobre coisas macabras, invocações demoníacas, zumbis, mas também sobre amizade, diversão e aventuras em grupo com animais fofinhos e carismáticos.
Compre outros quadrinhos da editora Pipoca e Nanquim nos nossos links da Amazon